piso

Belo e funcional, o piso laminado alia conforto e elegância ao ambiente. São muito utilizados com o intuito de trazer um visual mais natural para a residência. Mas, você sabe do que eles são constituídos?

Os pisos laminados são feitos de lâminas de madeira, com comprimentos e larguras bem variados, compostos de aglomerados HDF.

A camada de cima possui estampa decorativa e é protegida por uma resina. Quanto mais espessa a base, mais resistente é o produto. Além disso, esse tipo de piso é um ótimo isolante térmico e acústico.

Quem possui piso de madeira conta com:

  • Variadas opções de cores;
  • Facilidade na instalação;
  • Possibilidade de restauração;
  • Ambiente mais aconchegante.

Modelos de pisos laminados

Muitas pessoas não sabem, mas, há no mercado dois modelos de piso laminado. Um deles é o piso laminado de madeira, que possui revestimento de verniz.

Muitas pessoas optam por ele, devido a tonalidade exclusiva da madeira, uma vez que é natural. Já o verniz empregado aqui, é de última geração, podendo ser muito resistente contra desgastes e riscos. Além disso, são muito fáceis de instalar e também de higienizar.

O outro tipo é o piso laminado colocado de alto tráfego. Estes são revestidos com papel decorativo, porém são muito resistentes a manchas, luz solar e brasas de cigarros.

Por isso, são muito utilizados também em áreas comerciais. Em sua composição estão micropartículas de madeira prensadas com alta densidade.

Vantagens

Estes modelos de revestimento possuem muitas vantagens, primeiramente os pisos laminados são muito confortáveis, tanto de forma acústica, quanto térmica. Desta maneira o ambiente fica sempre aconchegante, estando frio ou calor.

Sem contar nos ruídos, que passam a ser reduzidos. Outro benefício para quem opta pelo piso laminado é a facilidade de higienização, podendo ser aspirado ou varrido. Além disso, um pano úmido é o suficiente para mantê-lo limpo.

A facilidade com que é instalado, também merece ser citada. Para se ter uma ideia, um profissional consegue instalar até 50 m² em um dia, sem sujeira alguma.

Os laminados podem, ainda, ser instalado por cima de outros pisos, desde que os mesmos estejam nivelados. Quem tem laminado, conta também, com a resistência do produto, alguns, inclusive, possuem 15 anos de garantia.

E quem quer um ambiente bonito, também pode contar com o laminado, pois, o brilho e leveza que possuem, constituem espaços mais requintados.

Tratamentos no piso

Quem possui piso de madeira pode fazer tratamentos que renovam completamente o material.

Um desses procedimentos é a ebanização piso de madeira, quando o piso fica com um tom mais escuro do que já possui, podendo ser mais intenso ou mais claro.

A técnica faz com que os veios da madeira fiquem marcados, deixando assim, a superfície mais escura.

Para realizar o procedimento, o profissional faz a raspagem da madeira, retirando todo o material, fazendo assim, a aplicação do produto, que em 24 horas deve estar seco e liberado para uso novamente.

Você pode escolher o acabamento entre fosco, acetinado ou envernizado. Já a raspagem e clareamento de piso é um pouco mais demorada do que a ebanização.

Aqui, a madeira passa por um processo de descoloração, utilizando produtos que penetram nas fibras e clareiam.

Para que não haja manchas, o clareamento deve ser deixado por duas semanas, trazendo assim, um bom resultado.

No clareamento há algumas etapas, uma delas é a raspagem do piso, extraindo todo o antigo verniz e os demais produtos aplicados anteriormente.

Feito isso, é o momento de utilizar produtos que clareiam as fibras. Após o tempo necessário, nova raspagem é feita e novos produtos são aplicados.

Esse tratamento é ideal para quem quer restaurar piso de madeira, deixando o ambiente mais claro e amplo.

Uma dica muito válida, para quem tem dúvidas sobre a cor a ser empregada, é solicitar ao profissional que irá fazer o procedimento em sua residência que faça o teste em uma madeira escondida.

Assim, será muito mais fácil de você decidir qual cor irá combinar melhor em seu ambiente sem se arrepender depois.

Ao contratar uma empresa para recuperar piso de madeira, peça para ver os trabalhos já realizados.

Desta forma, é possível verificar a qualidade do serviço prestado. Garanta ainda, que seja cumprido o prazo dado para a realização do serviço.