construção

Muito se fala sobre as grandes obras da área de construção civil, que com o auxílio de engenheiros e arquitetos renomados, produz edifícios, pontes e diversas estruturas que entram para a história, como cartões postais das cidades e verdadeiras obras de arte, moldando o horizonte de um local.

Ver um prédio bonito realmente tem um efeito forte em quem está passando. Mas existe uma face escondida da construção civil, que pouca gente realmente presta atenção: o chão.

Como é o processo de pavimentação?

O chão é a base de tudo. A empresa de pavimentação é responsável por todo o revestimento do solo, permitindo que pessoas e veículos se locomovam de maneira adequada.

Sem ela, as cidades não existiriam, e mais do que isso: a pavimentação de uma rua transforma completamente a estética de um lugar. Uma rua feita de paralelepípedos é diferente de uma rua asfaltada.

A pavimentação deve ser realizada sempre levando em conta os critérios de segurança.

Qualquer projeto de pavimentação deve considerar as inclinações e o nivelamento do solo, a compactação, o tipo de material utilizado e que adições serão feitas a ele, o revestimento final, etc.

Existem diversos tipos de pavimentação, como o pavimento asfáltico com revestimento, produzido pela usina de asfalto, bloquetes, pedras portuguesas e outras variedades de piso.

Uma delas é a dos pisos intertravados. Como o nome já diz, são peças de concreto moldadas de forma a se encaixarem (“travarem”), formando um desenho padrão.

Eles são um clássico na arquitetura urbana, pois além do baixo custo são bonitos, práticos e sustentáveis.

Os vãos entre o piso intertravado permitem que a chuva não acumule na superfície e umedeça o solo. Por serem instalados através de encaixe, eles podem ser movidos com facilidade a qualquer momento.

Além disso, este tipo de piso tem efeito antiderrapante, o que o torna ideal para o entorno de piscinas ou mesmo quintais, cujo solo fica úmido após a limpeza ou depois de serem molhados por sistemas de irrigação.

Na cozinha o piso intertravado também pode dar um ar rústico ao ambiente e evitar acidentes próximos à área da pia.

Os diferentes guindastes utilizados na construção civil

O guindaste é uma ferramenta usada na construção civil, indústrias, portos e terminais de carga para a movimentação de diversos materiais pesados.

Os elementos básicos que constituem qualquer guindaste são:

  • Lança, tirante e carrinho;
  • Contra-lança;
  • Carro-base ou base fixa;
  • Mãos de parvo;
  • Cabine;
  • Sistema operacional;
  • Ponta da torre.

A grua é o tipo mais comum de guindaste, uma construção de metal de grande porte que pode ultrapassar os 150 metros de altura.

São utilizadas desde o início do século XX, e foram pouco alteradas com o decorrer do tempo, exceto na aplicação de sistemas eletroeletrônicos de controle que tornaram o manuseio mais fácil e detalhado em suas funções.

Também são chamadas de guindastes universais de torre, pois são construídos em estruturas similares a uma torre.

O caminhão munck é um caminhão comum com chassi alongado, cuja estrutura conta com um guindaste articulado na sua parte traseira.

Também são chamados de guindauto (uma junção das palavras “guindaste” e “automóvel”), guindaste rodoviário ou truck-crane.

Eles são vastamente utilizados por sua versatilidade, já que, por estarem ligados a um caminhão, podem se locomover facilmente de um local a outro.

Podem auxiliar na montagem de diversas construções, movimentação de cargas, peças e tanques de médio porte. O guindaste articulado ainda tem a utilidade opcional de instalação de um jib na sua lança telescópica.

Existem também os chamados guindastes pórticos que, como o nome indica, podem ser encontrados em portos para a elevação e movimentação de contêineres. São capazes de erguer até 12 contêineres simultaneamente.

Tintas térmicas e revestimentos refletivos para telhados

Você conhece o revestimento refletivo? Ele é um tipo de tinta, utilizado em áreas externas com a, inovadora e útil, capacidade de refletir a radiação solar, o que gera a redução da temperatura da superfície de telhados e a redução do calor dentro do imóvel.

Por isso ele também é chamado de tinta térmica ou revestimento térmico.

O telhado refletivo ou térmico também é bastante utilizado em indústrias devido ao seu ambiente aquecido pela constante atividade das máquinas, isolando a cobertura, alterando o clima das instalações e deixando-o mais fresco.