Erguer um prédio só é possível caso haja materiais de construção de boa qualidade. Do contrário, as chances de que o resultado final seja ruim, inseguro e instável são grandes. Por conta disso, itens como tijolos e as barras de metal usadas nas fundações são adquiridos juntos a uma argamassa de confiança.

Apesar de todos os materiais usados terem o seu grau de importância, existe um que se destaca entre todos os elementos básicos de uma obra: a argamassa. Aprenda mais sobre o que ela é, seus usos e cuidados no artigo seguir.

O que é argamassa?

Este material é definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com uma mescla equilibrada de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, que pode conter ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento.

Em outras palavras, ele nada mais é do que uma mescla de materiais como:

  • Água;

  • Areia;

  • Cal;

  • Cimento.

O resultado é uma massa que adere a boa parte dos materiais usados em construção, desde os tijolos até os pisos e revestimentos instalados na fase de acabamento.

Argamassa x cimento

Muitas pessoas que não sabem muito sobre construção civil costumam tratar as argamassas e o cimento como a mesma coisa.

Entretanto, quem atua nessa área sabe que ambos são diferentes. Isso porque, o cimento é um dos materiais que compõem um dos mais diversos tipos de argamassas, desde aquela usada no assentamento de tijolos até a argamassa para pastilha de vidro.

Para que serve a argamassa?

Devido à sua propriedade de ser extremamente aderente, quase todos os tipos de argamassas são usados para unir dois ou mais componentes na obra. É o que acontece, por exemplo, com os tijolos.

Ela é a camada de material aplicada entre uma fileira e outra que faz com que eles permaneçam unidos, criando uma estrutura robusta e segura para o imóvel.

Por mais que essa seja a sua função mais conhecida, é importante ter em mente que existem diversos tipos de argamassas no mercado e que cada um deles desempenha uma função diferente.

Quais tipos de argamassa existem?

Usar uma argamassa para pastilha ao assentar tijolos é algo que não funciona. Cada tarefa exige o uso de um material com características diferentes.

Por conta disso, há diversas opções desse item que são usados em etapas diferentes da obra. Confira quais são eles a seguir:

  1. Argamassa de assentamento

Como o próprio nome diz, esse material serve para assentar tijolos e blocos de concreto, sendo aplicado na fase da obra que se ocupa de montar a estrutura básica do edifício.

Assim, ela serve como uma espécie de cola para os componentes que compõem.

  1. Argamassa de impermeabilização

A umidade é uma das principais vilãs pro trás da degradação de edifícios. À medida que ela penetra na estrutura, desgasta os seus componentes. Assim, no longo prazo, é possível que ele comprometa a segurança e a estabilidade do edifício.

Felizmente, existe uma maneira de proteger o prédio dos efeitos nocivos deste elemento. Para isso, pode-se aplicar a argamassa de impermeabilização na parede e no teto.

Formulada para barrar a entrada da umidade na estrutura do edifício, ela o mantém em bom estado por mais tempo.

  1. Argamassa para revestimento

Como o próprio nome diz, este material costuma ser usado na fase de acabamento de uma obra. Ele é aplicado sobre superfícies como paredes e tetos, de modo a nivelá-los e protegê-los.

Em seguida, é possível acomodar algum tipo de revestimento sobre ele, como os pisos.

  1. Argamassa refratária

Certos locais da casa são conhecidos pelas altas temperaturas às quais suas estruturas são expostas. É o caso, por exemplo, da churrasqueira.

Quando ela está acesa, toda a estrutura ao seu redor também esquenta. Por mais inofensivo que isso pareça, no longo prazo, esta característica pode danificar o espaço.

Para evitar que isso aconteça, deve-se aplicar a argamassa refratária no local.

Trata-se de uma substância com uma composição especial, que é elaborada especialmente para proteger aquele espaço da alta temperatura.

Quais são os cuidados necessários com ela?

Por mais eficaz que a este material seja, ela exige alguns cuidados para que possa desempenhar sua função com excelência.

A primeira delas é observar todas as proporções e procedimentos adequados ao misturá-la; do contrário, pode ser que sua consistência fique alterada, prejudicando seu desempenho.

Além disso, é muito importante que cada ambiente conte com a versão correta para ele. A argamassa de assentamento, por exemplo, não deve ser usada para instalar acabamentos, já que esta não é a sua finalidade.