A sustentabilidade é um dos itens essenciais em diversos setores, inclusive na construção a fim de reduzir as agressões ao meio ambiente.

Segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB), a construção civil é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais.

Além disso, a construção civil utiliza energia elétrica de forma intensa, através do uso de equipamentos e instalação de sistemas elétricos, provocando impactos no meio ambiente de diversas formas.

As obras, construções ou reformas, também podem afetar o meio ambiente por meio da produção de resíduos gasosos, líquidos e sólidos, que podem contaminar e poluir o meio ambiente.

Em razão disso e de outros fatores, a construção sustentável pode oferecer benefícios para o meio ambiente, os colaboradores que irão atuar no projeto e aos usuários no futuro, seja de uma obra residencial ou comercial, por exemplo.

Como a construção sustentável funciona?

Segundo a Agenda 21 para Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento, este processo é explicado como um procedimento que busca a reparação e otimização da harmonia entre os ambientes construído e natural.

Para isso, a construção sustentável prioriza a qualidade de vida dos usuários do local, a fim de estabelecer uma sustentabilidade econômica e social, beneficiando o meio ambiente.

Como visto anteriormente, a construção civil pode oferecer prejuízos e danos ao meio ambiente devido a produção de determinados resíduos e o grande consumo de energia elétrica para os procedimentos realizados.

Portanto, a construção sustentável busca oferecer soluções para estes dois principais problemas encontrados nas obras. Desta forma, é possível otimizar o uso dos materiais de construção e buscar outras fontes de energia.

Estas mudanças dos procedimentos realizados podem oferecer qualidade para o ambiente que será construído e o natural, além do conforto das pessoas que irão frequentá-lo. Dentre as vantagens, é possível citar:

  • Redução de resíduos produzidos;

  • Possibilidade de reutilização de materiais;

  • Mais praticidade e economia;

  • Gestão ecológica da água;

  • Uso de energia renovável.

Estes e outros benefícios oferecidos pela construção sustentável podem oferecer vantagens durante os procedimentos executados na obra, até a utilização e conservação da estrutura após a finalização da construção ou reforma.

Optar pela construção sustentável pode, ainda, contribuir com a manutenção futura da estrutura. Para isso, é preciso que os responsáveis pela obra realizem determinados cuidados.

Um deles é o gerenciamento do material utilizado na construção ou reforma, a fim de reduzir desperdício.

Já no momento da compra, deve optar sempre pela opção de produto que contribua com a sustentabilidade ambiental.

Optar por materiais que não agridam o meio ambiente e que sejam sustentáveis é um grande passo, como a escolha por madeiras de reflorestamento, por exemplo.

Outra forma de obter uma construção sustentável é a redução da movimentação da terra no local, a fim de preservar espécies nativas e, claro, saber adaptar a construção ao ambiente natural como a presença de árvores, preservando o ambiente e evitando o desmatamento.

Além disso, é importante que o planejamento da estrutura possa priorizar a iluminação e ventilação natural no ambiente interno, reduzindo o consumo de energia elétrica, que é intensificada pelo uso do ar-condicionados e iluminação.

Em razão disso, é possível obter economia no consumo de energia elétrica e, consequentemente, economia financeira. Também é possível utilizar a energia solar para estruturas comerciais, industriais e, principalmente, residenciais.

Desta forma, é possível reduzir os impactos ambientais de diversas formas, em um setor que oferece diversos riscos para o meio ambiente e as pessoas.

É preciso se conscientizar e conhecer como cada processo e os materiais podem afetar o meio ambiente, a construção e as pessoas que a utilizam.

A escolha das empresas certas

A seleção das empresas que irão fornecer equipamentos e materiais para a obra também faz parte da construção sustentável.

Por isso, é importante conhecer a procedência dos produtos do estabelecimento.

Desta maneira, pesquise sobre as empresas sustentaveis disponíveis no mercado e a qualidade de seus produtos para a obra.

A fim de obter sucesso com a segurança, a praticidade e conforto da estrutura, reduzindo o impacto que a obra pode causar no meio ambiente.

Optar pela construção sustentável é uma forma de obter uma estrutura de qualidade e preservar ela junto ao ambiente natural em que ela se encontra, reduzindo chances de acidentes que possam afetar o meio ambiente e as pessoas que estão nele.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>