O setor da construção civil é repleto de inovações e procedimentos da engenharia que têm como objetivo proporcionar soluções eficazes, duráveis e seguras para o setor, que está em constante crescimento.

Dessa forma, é essencial conhecer alguns processos importantes em diferentes segmentos de construção, levando mais otimização e conhecimentos (práticos e teóricos) para o local da obra, o que contribui diretamente para o aumento da produtividade.

Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse tema, por isso reunimos, no artigo que você acompanha a seguir, algumas informações extremamente importantes sobre os procedimentos que envolvem sondagem e o lençol freatico.

O que são os lençóis freáticos?

Esse é o nome dado às chamadas zonas de saturação da aeração do solo, que cobrem a água subterrânea. Essa água preenche todo o espaço disponível no solo, ainda mais os espaços mais porosos e permeáveis, de forma que o lençol confere o acesso a esse nível, também conhecido como aquífero livre.

Sendo assim, o famoso lençol freatico é como um rio submerso, um montante de água protegida por essa camada de nivelamento ideal para a sustentação do solo e sua riqueza.

É por isso que, ao perfurar um determinado terreno, é fundamental entender qual sua distância do lençol e tomar os devidos cuidados para não prejudicar as configurações do solo ou as edificações ao redor.

Rebaixamento

Para retirar a água que está contida no subsolo, conforme explicado anteriormente, é fundamental contar com um procedimento seguro e eficaz que possa induzir a corrente a subir, ou seja, ir contra a lei da gravidade e mudar seu percurso “natural”.

Dessa forma, uma série de sistemas conhecidos como rebaixamento de lençol freático possibilitam não só o acesso a esse aquífero como também a indução não gravitacional do seu conteúdo, o que pode ser feito por meio da instalação de poços, especialmente aqueles com diâmetro mais reduzido.

O processo de escavação do poço é feito, por sua vez, com o uso das chamadas perfuratrizes. As técnicas empregadas para que a água seja retirada são utilizadas para profundidades que vão até 30 metros, ou seja, quando o lençol está a 30 metros do solo, podendo ser alcançado pela escavação segura e qualificada.

Existem três sistemas de rebaixamento mais conhecidos, sendo eles:

  • Bombas submersas;
  • Ponteiras a vácuo;
  • Poços injetores.

O que é sondagem?

Para que sejam realizados procedimentos duradouros, confiáveis e seguros em todo tipo de terreno é importante, em primeiro lugar, conhecer melhor o solo e identificar se sua composição e suas características são compatíveis com o projeto que se pretende executar no local.

Isso porque a analise de solo vai revelar uma série de informações importantes para garantir a sustentação adequada das edificações e, principalmente, para evitar desmoronamentos e riscos semelhantes.

Sendo assim, o procedimento de sondagem é feito com o objetivo de conhecer essa composição e informar, por meio de estudos e técnicas avaliativas, os subsídios necessários para a determinação do tipo de projeto de construção que pode ser feito no espaço.

sondagem a percussão vai determinar, portanto, dados como:

  • Tipos de solo;
  • Profundidade do solo;
  • Altura do lençol;
  • Capacidade de carga do sub-solo;
  • Comportamento do solo.

Por meio de um ensaio eficiente e devidamente conduzido por profissionais qualificados nesse tipo de atividade, é possível obter não apenas uma relação precisa de todas as características do solo com relação à profundidade, ao aquífero livre e às suas demais composições como também uma previsão confiável de como esse terreno irá se comportar diante do peso.

Isso é essencial para todos os procedimentos e projetos existentes na construção civil, não importando o local ou o tipo de edificação, pois é necessário ter a segurança de que a estrutura não irá desabar depois de concluída, o que colocaria em risco não só o empreendimento em si como a vida de dezenas de pessoas.

Serviços de engenharia de qualidade

Para garantir que os resultados obtidos com relação aos procedimentos de sondagem, é fundamental contar com o serviço especializados de profissionais habilitados, como arquitetos e engenheiros, que serão capazes de informar com precisão quais as melhores soluções para cada caso.

Entre as maiores vantagens de utilizar os serviços de boas empresas de gerenciamento de projetos de engenharia está que a equipe irá avaliar profundamente o tripé de fatores que levam um projeto ao sucesso (os recursos, o plano e o ambiente).

Além disso, é possível ter auxílio em funções financeiras, estruturais e até na comunicação interna dentro do canteiro. Isso vai garantir mais rendimento e um nível de produtividade crescente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>