Boa parte das grandes obras de engenharia civil da antiguidade levaram décadas para serem concluídas. Afinal, naquela época todo o trabalho era feito de forma eminentemente manual, ou seja, não existiam equipamentos para acelerar a realização dos trabalhos.

Atualmente, isso mudou, pois a tecnologia evoluiu e, com isso, há cada vez mais soluções para tornar uma obra mais eficiente e segura para todos os envolvidos.

Contudo, para se aproveitar de tudo o que tais equipamentos oferecem, é preciso conhecer suas funcionalidades, e como eles beneficiam o andamento de um projeto. Confira alguns detalhes sobre estes equipamentos a seguir:

  1. Escavadeira

A escavadeira é um item cuja presença é praticamente garantida em obras de todos os portes. O motivo por trás disso é sua versatilidade. Dependendo das peças anexadas a ela, esta máquina pode exercer um ampla gama de funções em qualquer canteiro.

A mais conhecida é o seu uso para escavar terrenos e transportar uma grande quantidade de materiais, como areia e pedra brita, por exemplo.

Contudo, para que ela seja plenamente aproveitada pela equipe, é preciso que haja um profissional devidamente qualificado para operá-la.

Ela é, afinal de contas, um equipamento pesado, e, como tal, tem que ser manuseado com cuidado. Da mesma maneira, sua manutenção deve estar sempre em dia, para evitar tanto acidentes quanto contratempos no andamento dos trabalhos.

Vale ressaltar que, quando é necessário substituir seus componentes, é imprescindível que as partes sejam de qualidade – e, preferencialmente, as mesmas que estavam presentes no projeto original do equipamento.

Para tal, basta visitar uma loja de peças para máquinas pesadas, informar o modelo da máquina e verificar se há peças disponíveis,

  1. Guindastes

Obras de grande porte exigem o uso de equipamentos igualmente robustos. Afinal, esses projetos têm o diferencial de exigir a manipulação de itens muito grande e pesados, o que seria impossível de ser feito apenas com a força humana.

Entre todas as maquinas pesadas, os guindastes estão entre os mais usados. Trata-se de um veículo especial, projetado para mover itens, elevando-os e baixando-os, de forma mais prática e segura.

Assim como no caso das escavadeiras, ele tem que ser guiado por um profissional devidamente qualificado para tal, que conheça os padrões de movimento da máquina e seu funcionamento.

Porém, os guindastes têm uma desvantagem: eles são muito grandes. Assim,  além de ser preciso dispor de muito espaço para instalá-los, seus movimentos são muito lentos.

Quando qualquer um desses aspectos for um problema, é possível substituí-los por um item análogo, mas de menor porte, como o caminhão munck, por exemplo. Falaremos mais a respeito dele mais adiante.

  1. Contêineres

Além de equipamentos pesados, obras de grande porte também precisam de uma grande quantidade de material de construção para serem executadas.

Consequentemente, a logística da entrega pode ser complexa, exigindo compartimentos muito grandes para armazená-los.

A boa notícia é que há um item que pode ser usado para esse fim: o contêiner. Trata-se de um compartimento metálico de grande porte, que pode ser movido por meio de esteiras rolantes e guindastes, sendo uma ótima alternativa para comportar uma grande quantidade de material.

Assim, o aluguel de container preço pode se transformar em um investimento para o bom andamento da obra.

Esta, porém, não é a única aplicação de tais itens em uma construção, pois eles também podem ser a estrutura da edificação em si, ou seja, um estilo mais moderno e sustentável – afinal, após o uso, eles são descartados.

Trata-se da casa container. Ela oferece vantagens como:

  • Construção mais limpa, com menos resíduos;

  • Estilo moderno;

  • Rapidez na construção;

  • Economia de recursos.

Portanto, é algo que deve ser considerado na elaboração  do projeto arquitetônico de um local, quando os clientes estiverem dispostos a optar por algo mais fora do comum.

  1. Caminhões

Contudo, os contêineres não se movimentam sozinhos, por isso, é preciso contar com veículos para levar os materiais de um lugar ao outro. É por conta disso que os caminhões são amplamente usados em canteiros de obras.

Entretanto, eles nem sempre servem apenas para o transporte, pois o caminhão munck é uma exceção. Trata-se de uma espécie de guindaste em miniatura, da qual se movimenta com mais agilidade.

Falando em custos, é essencial que os valores gastos com esses veículos, como o caminhão de areia preço, sejam previstos na planilha do orçamento desde o início. Trata-se, afinal, de um item de primeira necessidade no canteiro de obras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>