Ambientes climatizados podem promover mais conforto para as pessoas, seja no inverno ou verão, que é onde temperaturas mais altas ou mais baixas são observadas e podem ser desconfortáveis nas residências ou corporações.

Sendo assim, a instalação e manutenção de itens como ar condicionados e aquecedores feitas por profissionais qualificados, se tornam alternativas favoráveis para esses ambientes.

Em ambos os casos, é possível encontrar diversos modelos, como no caso do ar condicionado, que no mercado são disponibilizadas opções como as seguintes:

  • Ar condicionado split;
  • Ar condicionado duto;
  • Ar condicionado portátil;
  • Ar condicionado janela.

O ar condicionado split tem como principal característica ser dividido, onde o motor e evaporadora constituem as duas partes distintas.

Neste caso a condensadora é situado na área externa do local e a evaporadora no interior do ambiente, que é responsável por projetar o ar refrigerado. Existe uma grande diversidade desse tipo de ar condicionado, como o modelo de quatro lados.

O split quatro lados, conforme o próprio nome aponta, conta com quatro saídas de ar. Não é um equipamento que exige rebaixamento do forro e ainda mais, pode ser usado no canto, lateral ou centro, além de possibilitar uma distribuição satisfatória do ar por todo o ambiente. Por essa razão, é um modelo considerado muito versátil.

Também chamado de ar central, o ar condicionado duto é indicado principalmente para locais de grande porte e que exijam a climatização de cômodos variados de forma simultânea, sendo ideal para shoppings, salas comerciais, escritórios, entre outro locais. No entanto, é importante citar que a temperatura não pode ser regulada em cada ambiente de forma individual.

O portátil apresenta o diferencial de atender pequenos ambientes e facilitar a locomoção de um cômodo para o outro, diferentemente do ar condicionado janela, que é um dos tipos mais tradicionais.

Além disso, são compostos somente por uma peça, a condensadora e a evaporadora, por essa razão, é necessário um buraco na parede para efetuar a instalação.

É importante observar que a procura por empresa de limpeza de ar condicionado não deve existir apenas no verão, afinal, devido ao uso reduzido durante o inverno, é muito comum a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, que podem contribuir com condições alérgicas nas vias respiratórias.

Sendo assim, para não prejudicar a saúde e muito menos o funcionamento do aparelho, é crucial manter a limpeza em dia, pois é algo que contribui com a capacidade de refrigeração do equipamento, evita o comprometimento do item e consequentemente, gastos constantes com reparos.

Vale lembrar que um profissional capacitado realizará a limpeza e elementos externos e internos do aparelhos, com os equipamentos e produtos mais adequados.

Tipos de aquecedores de ambiente

Os aquecedores de ambiente também são muito requisitados, porém, é preciso se ater aos modelos diferentes que são encontrados no mercado.

Afinal, alguns são mais indicados para ambientes pequenos, já outros, apresentam um desempenho superior e atendem espaços mais amplos. Entre as alternativas, é possível citar o aquecedor a gas, cerâmico e à óleo.

A opção a gás atende de forma satisfatória principalmente ambientes amplos e abertos, por esse motivo, ao surgir interesse por aquecedor a gás para apartamento, é fundamental pesquisar os modelos com cautela para identificar se de fato essa é a alternativa mais adequada para atender as necessidades do espaço, principalmente no que diz respeito a segurança.

Um dos principais diferenciais dos aquecedores a óleo é que são muito eficientes e consequentemente, contribuem com a economia.

Basicamente, o seu funcionamento é caracterizado por uma resistência, em que o óleo presente dentro dele é aquecido e efetua a troca de calor com o ambiente. Por essa razão, pode demorar alguns minutos para aquecer, porém, não resseca o ar.

Aspectos do aquecedor solar

O aquecimento solar de água é explorado principalmente para as residências e funciona com o princípio de transferência de calor.

O aquecedor solar opera com coletores solares térmicos, que correspondem as placas coletoras, sistema complementar de energia, reservatório e meios de distribuição da água.

Sendo assim, o coletor solar é praticamente a essência desse tipo de sistema. Ainda mais, é constituído por uma serpentina, que pode ser alumínio ou cobre e uma superfície escura que absorve energia luminosa, envolta por uma caixa que apresenta isolamento térmico e também um vidro frontal, que por sua vez tem como principal funcionalidade o isolamento das serpentinas do meio externo.

O sistema complementar corresponde a chuveiros elétricos com possibilidade de acionamento caso exista necessidade, por exemplo, para evitar a ausência de água quente em períodos com insolação inferior. Já o reservatório térmico é onde a água aquecida é armazenada e permanece nessa temperatura.

Conforme apresentado ao longo do texto, diferentes aparelhos podem ser incorporados para promover o conforto em diferentes ambientes, basta avaliar adequadamente quais são as necessidades a serem atendidas para evitar prejuízos e obter resultados positivos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>