Um dos ambientes considerados mais importantes para decoração é a sala de estar. Sendo muitas vezes o espaço mais visitado da casa, é preciso pensar o estilo de cenário desejado. Moderno, minimalista, sofisticado ou rústico, cada detalhe faz a diferença.

Independente do tamanho, é necessário ter em mente que boa parte do tempo será passado ali. Um sofá confortável e boa iluminação fazem a diferença.

Por isso, deve-se ter atenção a itens como a escolha da janela de vidro para sala, se irá optar por moveis planejados ou convencionais e se irá contratar um arquiteto e decorador ou não.

O primeiro passo a ser pensado é a cor que irá predominar o lugar. O ponto de partida é o estilo escolhido. Nas paredes, pode-se mesclar tintura e papel de parede, brincando com as texturas. No caso de uma sala minimalista, por exemplo, cores mais claras como bege, branco e cinza são ótimas pedidas.

Deixe os itens com cores mais vibrantes e chamativas para os acessórios decorativos, como quadros, vasos e almofadas.

Se o seu imóvel for um ambiente com dois ou mais andares, uma opção sofisticada e aconchegante é a escada de madeira preço.

O material pode variar de cor, textura e acabamento de acordo com o tipo de madeira escolhido. Escadas vazadas em espaços fechados trazem sensação de recinto mais arejado.

Ter uma parede com um grande espelho dá a impressão de ampliar o campo visual, fazendo com que o espaço pareça ser muito maior. Essa é uma ótima aposta caso o ambiente não seja tão grande quanto gostaria.

Assim como um sofá agradável e espaçoso, o tapete traz ao local um ar aconchegante e agradável.

Móveis planejados para sala

Seja quitinete, apartamento pequeno ou uma sala de estar de uma mansão, os móveis planejados para sala são as melhores opções para tornar o ambiente mais espaçoso e com a melhor disponibilidade para o local.

No caso de quitinete, opte por poucos móveis. A vantagem dos moveis planejados é que eles acabam sendo mais compactos e atendem melhor à necessidade de seus usuários. Por menor que seja, uma sala com espaço suficiente e confortável para se locomover faz toda a diferença.

A estante para sala é uma saída para esconder fios de aparelhos eletrônicos que acabam destoando da decoração, mas pode acabar ocupando mais espaço do que se imagina. Aí, novamente, entra a jogada de cores.

Opte por tons mais claros e que transmitem sensação de menor profundidade e dê um acabamento diferente a uma das paredes para um ar mais moderno.

Invista em uma iluminação funcional

A iluminação da sala deve condizer com as atividades dispostas nela. Seja uma sala de estar junto com a de jantar, um canto com mesa de escritório ou, até mesmo, uma sala para reunir família e amigos, é importante que ela contribua de forma positiva em todos os momentos e que os ambientes conversem entre si.

  • use spots ou abajures próximos à televisão;
  • tenha diferentes luminárias em diversos cantos da sala;
  • utilize lustres em cima da mesa de jantar;
  • opte por luzes de LED;
  • escolha cortinas claras, leves e fluidas.

Prefira lâmpadas que tenham regulagem de intensidade. Elas acabam sendo aliadas na hora de ler, assistir um filme ou relaxar. Uma luz mais intensa é ótima para reuniões, refeições e conversas, mas uma iluminação mais suave torna o ambiente mais aconchegante.

Se a decoração predominante for natural como plantas e pedras, uma iluminação mais quente em tons alaranjados combina mais do que luzes brancas, fortes e frias.

Diferentes estilos e ambientes

Projetores, aparelhos sonoros como home theater e as, tão queridas, smart TVs com fácil acesso à internet são ótimos equipamentos para trazer um pouco de tecnologia ao ambiente da sala de estar.

Misturar estampas o deixa com uma cara mais moderna e divertida. Cadeiras, pufes e poltronas em cores vibrantes e chamativas como amarelo, verde e vermelho dão um clima descontraído. Mas tome cuidado! Caso o recinto seja pequeno, cores fortes tendem a transmitir a sensação de que eles são menores ainda.

Uma saída é optar pelo estilo industrial, que tem crescido, consideravelmente, nos últimos tempos. Nesse estilo é possível apostar em objetos como bancos de ferro e pendentes coloridos com lâmpadas de filamento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>