porta

A porta de correr pode ser uma excelente alternativa quando o assunto é decoração do ambiente, especialmente em locais com metragem reduzida. Dependendo do tipo de porta, o elemento pode agregar no visual do ambiente, garantindo mais sofisticação e elegância ao local.

Ela pode ser instalada em diferentes cômodos, mas a porta de correr para sala é uma das que mais fazem sucesso, uma vez que o ambiente é um dos mais movimentados na maioria dos imóveis.

Neste sentido, produzimos este conteúdo especial sobre o porquê à porta de correr pode ser uma ótima opção para a sua casa. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos.

Versatilidade e uso

Um dos principais motivos para ter uma porta de correr é a versatilidade do objeto. Ainda assim, em conjunto com a funcionalidade, este tipo de porta pode ser usado em diferentes formas e modelos. A maneira mais tradicional, portanto, consiste em delimitar espaços.

Isso porque o elemento também serve como uma divisória de ambientes. Por exemplo, a Porta de Correr de Vidro pode separar o quarto da sala, ou vice e versa.

Além disso, este modelo de porta melhora a circulação de ar no ambiente, especialmente quando há um equipamento de ar condicionado instalado.

Dentre as suas principais aplicações, destacam-se:

  • Complemento para a decoração;

  • Garante a privacidade;

  • Melhora a circulação do local;

  • Aumenta a sensação de espaço;

  • Proporciona um charme especial ao ambiente;

  • Facilidade e versatilidade.

Além disso, a instalação desse tipo de instalação pode ser sutil e muito charmosa, como é o caso da porta de correr embutida, que é muito sofisticada e não ocupa quase nada de espaço.

Principais vantagens da porta de correr

Já sabemos as principais aplicações da porta de correr no ambiente residencial. Agora, que tal conhecer algumas das vantagens desse elemento?

A economia de espaço é um dos principais pontos que precisam ser destacados. Diferente das portas comuns, as portas de correr deslizam rente à parede. Ou seja, inviabiliza aquela coisa de abrir e fechar.

Além do mais, o quesito estético também merece atenção. A porta de correr de vidro para quarto, se combinada com uma decoração harmoniosa, é capaz de deixar o ambiente muito mais agradável e elegante.

A porta tradicional – de giro, em alguns casos, inviabiliza a circulação, principalmente em locais menores. Além disso, investir em portas de correr é buscar por modernidade, uma vez que o elemento está presente em grande parte dos projetos arquitetônicos da atualidade.

Tipos de porta de correr

Existem inúmeros modelos de porta de correr no mercado. No entanto, a escolha deve levar em consideração a questão de praticidade e o que fica mais viável para determinado ambiente.

As portas de correr de vidro, por exemplo, cabem muito bem nas salas de estar, principalmente por causa da elegância que ela é capaz de proporcionar.

Ainda assim, existem portas de correr sanfonadas, as portas divisórias e as portas tipo painel. O trilho, geralmente, é instalado na parte superior, próximo ao teto. Em alguns casos, ele também pode ser embutido no teto, o que garante um visual mais discreto.

Cabe ainda destacar que grande parte dos proprietários opta pela porta de correr embutida na alvenaria, onde os profissionais possuem mão de obra qualificada para realizar o procedimento de instalação.

Por fim, as características do ambiente também contam na hora de receber a porta de correr. Isso significa que alguns locais necessitam de materiais mais fáceis de limpar, pois acumulam maior quantidade de poeira. Outros precisam de uma acústica mais aplicada, especialmente por conta da privacidade.

Decoração e portas de correr

É preciso levar em consideração o estilo da decoração da casa, para instalar a porta de correr ideal. Ou seja, o elemento preciso combinar com os objetos decorativos do ambiente, como quadros, mobiliário, dentre outras coisas.

Assim sendo, o material de composição da porta de correr deve ser o mais harmonioso possível, uma vez que o local precisa ser leve e aconchegante.

Algumas opções são a madeira, o famoso e estiloso vidro, que pode ser fosco ou refletivo, assim como o PVC, alumínio, ferro, dentre outros materiais.

Na hora de fazer a escolha, o ideal é optar por materiais mais leves, que não vão exigir tanta força física no manuseio. O vidro ou até mesmo o PVC são bastantes recomendados pelos arquitetos, especialmente pelo fator leveza e funcionalidade.

Além disso, para quem deseja ousar, as portas podem ser revestidas com espelhos, bem como ripas ou venezianas. Neste sentido, a criatividade deve ser o ponto chave para obter o melhor resultado.