meio ambiente construção

A área da construção civil tem passado por diversas mudanças, se adaptando à nova realidade mundial. Basicamente, essa nova realidade consiste em procurar fazer muito mais com o mínimo de impacto ao meio ambiente.

Como essa nova filosofia vem sendo implantada de maneira gradativa, foi preciso buscar materiais de construção que possam render menos rejeitos e, até mesmo, a implantação de objetos que sejam fabricados a partir de matéria-prima reciclada.

Este tipo de material é encontrado em empresas verdes, de reciclagem, que trabalham com materiais ferrosos, como grades para janelas e portões de ferro.

As madeiras que são utilizadas para a proteção de área e que ficam servindo como escoras, na construção de lajes, também são reaproveitadas na própria construção civil. Além disso, elas ainda podem passar por tratamentos em empresas especializadas, para que possam ter um destino que não seja agressivo ao meio ambiente.

Empresas de reciclagem visam setor de construção

Acompanhando a aplicação, até mesmo de novas tecnologias neste setor, as empresas de coleta seletiva construção civil têm empreendido diversos esforços para atender todos os empreendimentos imobiliários que surgem a cada dia, em um novo espaço, e também em locais que precisam fazer uma manutenção predial.

O uso de equipamentos especiais, com profissionais que trabalham com responsabilidade e de acordo com as regras de encaminhamento de materiais que podem ser reutilizados, também contribui – de maneira efetiva – para que o meio ambiente seja preservado.

As empresas que trabalham com aluguel de caçamba basculante tem diversos tamanhos, com cores que podem facilitar o descarte de materiais plásticos, materiais ferrosos, vidro e papel.

Uma caçamba apenas para os resíduos sólidos da construção civil, como restos de massa de concreto e entulhos, também contribui de forma eficiente na separação dos materiais pelas empresas contratadas.

Dentro de um planejamento de uma construção civil, o tempo de disponibilidade da caçamba pode variar, assim como o tamanho que será disponibilizado para cada material descartado.

Desse modo, incluir no projeto, não só o aluguel, mas o descarte regulamentado, agrega valor às obras, além de outros benefícios, como:

  • Responsabilidade de retirada pela empresa contratada;
  • custo de aluguel baixo, em relação a multas descarte irregular;
  • Reposição imediata, conforme disposição da empresa;
  • Separação de material para reciclagem economiza tempo.

Todo trabalho relacionado a construção e reforma gerará algum resíduo e, por isso, tudo deve ser planejado de acordo com a disponibilidade de tempo, verba e área de trabalho.

Com o uso de caçambas, o espaço de descarte é determinado, facilitando a organização no canteiro de obras, além de poder ter indicação por cores, seguindo indicação internacional para as cores utilizadas na coleta seletiva para vidro, papel, material ferroso, plástico e resíduos da construção civil.

Manutenção permite melhorias de equipamentos

Para a realização de trabalhos de manutenção de um empreendimento imobiliário, é preciso verificar as necessidades fundamentais, como a pintura de fachada predial, que atende a estética do local, mas também protege a estrutura.

Isso ocorre porque, conforme a aplicação de produtos especiais, as estruturas suportam as alterações climáticas, como chuvas, ventos e até mesmo a poluição causada por veículos e indústrias.

As reformas internas, com a aplicação de diferentes projetos em salas, quartos, cozinhas e banheiros, permite que sejam feitas alterações de acordo com a necessidade de adaptação do espaço.

A colocação de sanca de gesso pode facilitar a distribuição de iluminação em um ambiente e, com isso, toda a estrutura do sistema elétrico deve ser refeita.

A troca de lâmpadas também pode entrar no projeto de reestruturação de uma residência, ou de um empreendimento comercial.

Com o avanço da tecnologia nesta área, o mercado oferece lâmpadas mais eficientes e mais econômicas, que estão de acordo com a sustentabilidade que deve ser aplicada em todos os setores da economia, das residências às indústrias.

O planejamento também tem como objetivo verificar a necessidade de instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos, para verificar a tecnologia empregada em cada um e, assim, fazer as trocas necessárias e os consertos que devem ser realizados.

A limpeza dos aparelhos de ar condicionado deve estar na lista, para que a manutenção e troca de filtros e sistemas de descarte da água sejam realizados de maneira adequada.

Desta forma, a economia com a energia elétrica pode ter reflexo já na conta seguinte. Mais ainda, atendendo às normas de proteção ao meio ambiente.