Toda e qualquer obra precisa do serviço de retirada de entulho.

Neste sentido, muitos mestres de obra, antecipadamente, já pesquisam por Aluguel de Caçamba Preço, para definir o melhor preço, bem como a melhor retirada dos escombros e demais itens que sobram das construções.

Para se ter uma ideia, a retirada de entulho age diretamente na organização e limpeza da obra, promovendo um espaço mais limpo e melhor para trabalhar e transitar durante o dia a dia.

Sendo assim, preparamos este conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre retirada de entulho. Acompanhe o restante do texto a partir dos demais tópicos deste artigo.

Definição de entulho

O entulho é, basicamente, um tipo de resíduo a partir das atividades de construção civil ou de reformas, também chamado de Resíduo da Construção Civil – RCC.

Sendo assim, os seguintes itens são considerados entulhos:

  • Tijolos;

  • Blocos;

  • Pedras;

  • Pedaços de madeiras;

  • Concretos;

  • Dentre outros resíduos.

Em poucas palavras, tudo o que pode ser descartado da obra é considerado entulho e, dessa maneira, deve ser destinado ao local correto de coleta.

Para operadores que trabalham nas alturas, a utilização de andaime suspenso é fundamental, pois o equipamento possui espaço suficiente para acoplar alguns entulhos, como pedaços de madeira, por exemplo.

Dessa maneira, o descarte correto do resíduo é realizado.

Como é feito o serviço

Na teoria, algumas prefeituras disponibilizam o serviço, porém com algumas limitações, como, por exemplo, o ensacamento de entulho, procedimento realizado com saco de rafia.

Ainda assim, a quantidade de entulho recolhido não pode ultrapassar os 50 kg (a depender do município).

Entretanto, o convencional é contratar uma empresa que realize todo o processo de coleta, independente da quantidade de entulho gerado.

Quem trabalha com obras sabe que os entulhos ultrapassam facilmente os 50 kg.

Entretanto, o ideal também é fazer uma pesquisa prévia sobre o big bag preço, pois esse saco é realmente funcional nas obras, justamente para a organização do espaço.

Processo de remoção do entulho

A remoção do famigerado entulho é bem simples, pois basta à empresa chegar para retirar os resíduos gerados durante a construção ou reforma.

Mas, antes de tudo, a empresa disponibiliza uma caçamba para entulho, onde todos os materiais devem ser armazenados durante a obra.

Sendo assim, o caminhão da empresa chega ao local e realiza a retirada do caminhão, para assim descartar todos os resíduos de maneira correta.

Prestadores do serviço

Em suma, há dois tipos de prestadores de serviço: empresas que alugam a caçamba e empresas que retiram a caçamba.

Entretanto, a mesma empresa pode realizar as duas tarefas ou vice e versa.

Por sua vez, as empresas que alugam o equipamento costumam cobrar um valor diário, deixando a caçamba “estacionada” em frente ao local ou na posição mais próxima da obra.

Já o segundo tipo de empresa, é aquela que promove a retirada dos entulhos na hora. Ou seja, não é necessário haver uma caçamba específica para o serviço.

Neste sentido, o valor é cobrado por volume de entulho.

Assim sendo, o entulho pode ser ensacado e retirado do local, sem grandes problemas.

Para escolher o melhor modelo de retirada, é preciso identificar as necessidades da obra.

Ou seja, para construção que utiliza o andaime fachadeiro, onde não há tanto entulho, o ideal é optar pela caçamba.

Ademais, para obrar mais densas e amplas, recomenda-se o serviço de retirada na hora, em que a empresa especializada vai até o local e realiza a devida limpeza da obra.

Para onde vai o entulho?

Em suma, os entulhos e demais resíduos oriundos das obras são destinados aos Ecopontos, locais especializados no tratamento e alocação desse tipo de material.

Ainda assim, há empresas que contam com parceiros que fazem o mesmo tipo de serviço que o Ecoponto, podendo tratar e cuidar dos entulhos e, em alguns casos, aproveitam itens como madeiras, concreto, plástico, entre outros produtos.

Os entulhos não vão mais ter uma função estrutural direta, porém, existem varias outras possibilidades para sua aplicação:

Confira algumas delas:

  • Pedrisco: fabricação de artefatos de concreto, como mesas e bancos de praça, pisos intertravados, manilhas de esgoto;

  • Areia: produção de argamassa de assentamentos, blocos e tijolos de vedação;

  • Brita: construção de drenagem e produção de concreto não estrutural;

  • Bica corrida:  base de pavimentação, subleito e reforço de pavimentos;

  • Rachão: construção e pavimentação, drenagem e terraplanagem.

E, deste modo, a retirada dos entulhos acontece, promovendo mais organização, limpeza e, sobretudo, o melhor desenvolvimento da obra.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>