economizar

É possível economizar na construção de diferentes formas, mas para isso, é preciso analisar com cautela todo o planejamento que a envolve.

Dessa maneira, será possível detectar possíveis formas de reduzir os custos, como por meio das seguintes ações:

  • Realização de diferentes orçamentos;
  • Priorização da qualidade;
  • Aluguel de equipamentos;
  • Etapas bem definidas.

Buscar diferentes orçamentos é o ideal para conhecer a média de preço e apostar nas possibilidades diante as negociações, sendo assim, é uma oportunidade para conhecer os diferentes fornecedores e detectar qual é a melhor oportunidade de economia.

Durante todo o processo, assim como na compra efetiva, é necessário que a qualidade seja priorizada, principalmente quando se leva em consideração que produtos e serviços incorretos e/ou de má qualidade podem causar grandes prejuízos e, até mesmo, acidentes na obra.

A locação de equipamentos para obras pode reunir diversas vantagens e uma das principais é a economia, afinal, ao recorrer ao aluguel, muitas vezes o recurso aplicado é inferior ao valor de aquisição.

Ainda mais, é preciso considerar que não há gastos com a manutenção, uma vez que esse é um fator, muitas vezes, sob responsabilidade da empresa prestadora do serviço.

Além de contribuir com a organização e com o atendimento de prazos, ter etapas bem definidas também pode auxiliar a mensurar de forma mais precisa a quantidade de material e os processos que realmente são necessários para a construção.

Essa é uma forma aparentemente simples, mas que pode ser favorável para evitar desperdícios.

Conheça alguns equipamentos aplicados em construções

Uma vez que as construções envolvem diferentes etapas a serem seguidas, é importante ressaltar que os equipamentos aplicados para a execução podem variar.

No entanto, há alternativas que são comumente empregadas, em especial, devido à versatilidade que apresentam, sendo visadas também quando se trata do aluguel de maquinas.

Um grande exemplo a ser abordado neste cenário corresponde à betoneira, que também é conhecida por misturador de concreto.

Trata-se de um equipamento amplamente usado na construção civil para a mistura de materiais, predominantemente para o preparo de concreto.

Contudo, ao buscar por aluguel betoneira, é preciso analisar os diferentes modelos oferecidos, principalmente para atender às especificações da obra e evitar prejuízos.

Há diferentes maneiras de categorizar esse tipo de equipamento, por exemplo, em fixa, móvel e semi fixa. O primeiro caso é um dos tipos mais utilizados e consiste na betoneira com um motor acoplado, enquanto a móvel conta com um caminhão com motor e funcionamento hidráulico.

Já ao abordar a alternativa semi fixa, é um modelo semelhante a fixa, porém, apresenta rodas e dessa forma, a mobilidade é favorecida.

Da mesma forma que ocorre com outros equipamentos, para a operação das betoneiras, também é preciso que exista uma série de cuidados.

Dentre eles, analisar se não há fios desencapados, usar sempre os equipamentos de proteção, manter o equipamento o mais longe possível do tráfego de pessoas, entre outras recomendações que podem soar simples, mas podem ser decisivas para uma operação mais segura e produtiva.

Outro item muito utilizado e buscado para o aluguel recebe o nome de martelete ou de martelo demolidor. Isso se deve ao fato de que sua principal funcionalidade é a perfuração e rompimento de cerâmica e concreto em diferentes tipos de obras.

Da mesma forma que as betoneiras, podem ser divididos de diferentes maneiras, como entre o martelete elétrico e o pneumático. Enquanto o primeiro tem acionamento por meio de motor elétrico, o segundo opera através de ar comprimido.

Aspectos dos serviços de demolição e como você pode economizar?

Os serviços de demolição são constantemente aplicados em diversas obras e por mais que sejam categorizados como atividades destrutivas, é interessante observar que ainda assim exigem uma série de cuidados em relação a segurança e logística empregadas em todos os processos.

Afinal, não basta apenas cumprir o prazo, como também é fundamental atender aos requisitos de segurança de todos.

Normalmente, é um serviço requisitado para liberar espaços para novos projetos, porém, também pode ser contratado como medida de segurança, especialmente quando determinada estrutura apresenta um sério risco de desabamento.

De qualquer forma, é interessante observar que existem diferentes métodos de desconstrução, como a mecânica e por implosão.

A mecânica, conforme o próprio nome já indica, é realizada por meio de máquinas e normalmente é requisitada para prédios de médio a grande porte.

Alguns dos equipamentos comumente aplicados neste tipo de demolição são escavadeiras, robôs de demolição e carregadeiras.

Entre exemplos da aplicação da demolição mecânica estão a demolição de lajes, ligas de concreto, estruturas metálicas e de madeira.

No caso da demolição por implosão, pode ocorrer tanto por meio de elementos químicos, quanto através de explosivos.

É ideal para estruturas de grande porte, uma vez que os elementos são situados em locais estratégicos da construção, para que seja possível eliminar os pontos de apoio e demolir de uma vez só.

Independentemente do tipo de demolição ou do equipamento a ser contratado, é fundamental que a segurança sempre seja priorizada, afinal, em obras os acidentes podem ser fatais e/ou causar grandes prejuízos.

Por essa razão, além da necessidade de que profissionais capacitados estejam a frente da operação, também é importante usar as máquinas as finalidades que realmente são projetadas, evitando assim problemas no aluguel, segurança e no funcionamento do item.