jardim

Nada melhor do que ter um belo quintal com flores e plantas sempre cheios de vida. Mas, para que isso aconteça, você precisa regar seu jardim da maneira certa, mantendo-o sempre bonito e sadio.

A água é um item primordial para que as plantas sobrevivam, pois, esse elemento junto ao gás carbônico e à luz solar fazem com que elas produzam o próprio alimento, a conhecida fotossíntese.

Dicas de como regar o jardim

Bem, para começar, você precisa saber o período correto para fazer a rega das plantas. Saiba que o ideal é utilizar a mangueira de água ao amanhecer ou ao final da tarde.

Pois, ao molhá-las nos horários mais quentes, a água evapora de maneira mais rápida. No caso de regar durante a noite, a absorção da água é menor.

A quantidade de água é um fator que deve ser considerado, pois, em excesso, dificulta a oxigenação e contribui para doenças e fungos. Enquanto que a falta desse componente vai danificar a planta, retardando o seu crescimento.

Mas, como saber a frequência ideal para regar?

Não há uma fórmula, é preciso respeitar as especificidades de cada planta. Uma dica válida é conferir a cada dois dias, colocando os dedos na terra, em caso de estar seca é necessário utilizar a mangueira de jardim novamente.

Outra coisa que é preciso saber, é que é necessário regar profundamente, sempre próximo do solo, pois quando é feito de forma superficial, a água irá evaporar facilmente.

Sem contar que, ao regar mais profundamente, você fará com que as raízes dessas plantas se desloquem para zonas ainda mais profundas no solo, onde há mais umidade armazenada.

Lembrando que é necessário molhar sempre a base da planta e não as folhas, pois, essa ação pode gerar doenças. Outra orientação, é não regar quando estiver ventando.

A ação do vento faz com que as partículas de água se desloquem, não conseguindo alcançar o solo. Além disso, com o vento, o solo secará rapidamente, tornando seu trabalho inútil.

Mangueiras para regar

No mercado, há muitos produtos que podem te ajudar nessa tarefa, mas, você sabe qual a mangueira ideal para regar o seu jardim?

A mangueira de polietileno é fabricada com material de baixa densidade, permitindo que esta mangueira tenha muito mais maleabilidade do que outros modelos.

Por ser mais flexível, o material pode ser manuseado com facilidade na hora de regar. O material possui algumas vantagens:

  • Resistente a dobras e quebras;
  • Proteção contra raios ultravioleta;
  • Mais resistente à pressão;
  • Indicada para sistemas de irrigação.

A mangueira pu, confeccionada em poliuretano, também apresenta ótima flexibilidade e leveza no momento de regar.

O interessante de utilizar mangueira para regar, é que você pode comprá-la no tamanho que desejar, independente da extensão do seu jardim.

O único cuidado que você deve ter é sempre enrolá-las e guardá-las após o uso

Mesmo elas sendo tão resistentes, esse simples cuidado vai aumentar a vida útil do produto.

Mas, talvez, você possa achar que esse procedimento pode ser muito trabalhoso, no entanto, se você tiver em mãos um engate rápido para mangueira, o tempo pode ser facilmente otimizado.

Esse suporte vai conectar mangueira e torneira em instantes. Além disso, é muito fácil de soltar e você nem precisará tirar o bico da torneira ou o engate da mangueira.

Outra utilidade desse acessório, é que ele garante o controle da saída de água. Assim, basta que você gire o engate, liberando ou travando o fluxo de água.

Fabricado em plástico resistente, o engate para mangueira, é um produto fácil de utilizar e muito resistente. Com ele é possível ainda, controlar o jato de água, dessa forma, se a planta for mais delicada, não corre o risco de danificá-la.

É possível também, que você acople um outro objeto à mangueira, a pistola. Com esse acessório, basta que você pressione um botão e a água seja liberada, facilitando ainda mais na hora de regar o seu jardim.

Cuidar do jardim é um momento maravilhoso, o contato com a terra faz com que toda a tensão do dia a dia seja posta de lado.

Mas, realizar essa tarefa com os materiais corretos é ainda mais prazeroso, pois você não se preocupa com mais nada, ficando focado apenas no cultivo das flores e plantas.