A tela de proteção para janelas e sacadas é um acessório de extrema utilidade para garantir a segurança dentro de uma residência.

Normalmente, essas telas são constituídas de poliéster, um material sintético semelhante a um tipo de plástico, sendo instaladas nas janelas de prédios onde moram crianças, idosos ou animais de estimação, visando garantir a segurança do local.

Escolha do material da tela de proteção para janelas

A escolha do material da rede de proteção é de suma importância e, por isso, não deve haver amadorismo e economia de dinheiro nesse momento, além de ser inviável reaproveitar materiais para uma nova tela de proteção para janelas.

Tal equipamento de segurança é fiscalizado e tem a sua qualidade de material comercializado avaliado.

Assim, vale ressaltar que as telas de proteção devem aguentar o peso de uma pessoa agindo contra ela, além de ser resistente a materiais cortantes ou abrasivos.

Nesse sentido, a tela de proteção é, geralmente, produzida com polietileno, material apropriado para tal finalidade.

Sua qualidade é assegurada durante cerca de dez anos e, por isso, a tela para janela feita de polietileno é recomendada por profissionais, como arquitetos e engenheiros.

Localização da tela de proteção para janelas

A tela de proteção deve ser instalada em locais que dão acesso a situações perigosas, tais como janelas, sacadas e varandas.

Todavia, mesmo que uma pessoa não more em apartamentos, as redes devem ser colocadas ao redor de piscinas, para que crianças e animais não sofram acidentes.

Adicionalmente, uma rede de proteção animal pode ser instalada ao redor de jardins para a proteção de flores e plantas contra pets, tais como cachorros e gatos.

Instalação de rede de proteção

A tela de proteção deve estar adaptada para cada tipo de janela. Assim, em casos de uma janela cujo estilo é mais tradicional, retangular ou oval, é possível fazer a instalação de rede de proteção de uma maneira que a tela acompanhe o design da janela.

Por outro lado, caso a janela contenha venezianas, há a possibilidade de instalar a tela entre o vidro e as venezianas.

Nesse caso, a tela é colocada do lado de fora do imóvel. Ademais, caso a veneziana seja sanfonada, a instalação deve ser feita entre o vidro.

Em casos em que a janela corre para a lateral, a rede de proteção deve ser instalada do lado de fora, facilitando a realização de consertos e limpezas na janela.

Por último, a instalação de uma tela de proteção para janela removível deve ser muito bem pensada, visto que esse tipo de janela é muito comum em banheiros e lavanderias.

Nessa situação, a instalação da rede de proteção para janelas deve ser feito do lado de dentro. Dessa maneira, se a colocação da tela for feita do lado de fora, a abertura da janela ficará reduzida e o objeto pode gerar tensão na rede de proteção para janelas ao pressionar.

Os passos para a instalação correta das telas de proteção são divididos em nove, os quais são:

  1. Compreensão da estrutura da parede usada;
  2. Realização dos furos para a barra roscada com olhal;
  3. Colocação de ganchos galvanizados;
  4. Instalação da tela, fazendo o encaixe nos ganchos;
  5. Remoção cuidadosa do excesso de tela;
  6. Colocação de um cordão naval por todos os ganchos;
  7. Esticamento do fio, gerando tensão;
  8. Corte do excesso do fio;
  9. Amarração do excesso de fio em um dos ganchos.

Vale frisar que o tamanho dos ganchos pode variar, já que ganchos menos cumpridos evitam que animais possam cair pelo vão existente entre a parede e a rede de proteção.

O trabalho de instalação da tela de proteção não é simples, além do fato de que tais redes são frequentemente instaladas em grandes alturas, trazendo ao indivíduo um grande risco de queda e, consequentemente, de morte.

Por esse motivo, é importante que a tela de proteção para janelas seja instalada por um profissional especializado, o qual já conhece o tipo de serviço e sabe realizá-lo de maneira correta, sem desenvolver riscos a si mesmo e à qualidade do produto.

Após a instalação das redes, o consumidor final deve evitar limpá-la com produtos abrasivos. A limpeza deve ser feita apenas com água e com um sabão neutro, juntamente com o uso de um pano macio.

Ademais, as telas não devem ser expostas a algum tipo de calor excessivo, muito proveniente do motor de outros equipamentos.