Pisos de madeira ou com a aparência de madeira, são muito requisitados, principalmente por ser um tipo de material com aspecto atrativo, que proporciona um ambiente mais agradável e aconchegante.

Entre as principais opções é possível citar:

  • Assoalho de madeira;
  • Tacos;
  • Decks;
  • Piso laminado.

Cada uma das opções reúnem suas particularidades, que precisam ser respeitadas e observadas antes de adquirir.

Afinal, de acordo com elas será possível definir qual o custo benefício de cada piso, evitando assim grandes prejuízos ao escolher o modelo que mais se enquadra no ambiente.

Quais são as principais características do piso laminado click?

A instalação de piso laminado de click é um dos grandes destaques ao se tratar desse piso, em especial por ser mais limpa e simples do que outros modelos.

Além disso, pode ser favorável para as pessoas que buscam agilidade, uma vez que no dia seguinte a instalação, o ambiente já pode ser usado normalmente.

O procedimento é realizado por meio de encaixe, que pode ser tanto na vertical quanto na horizontal.

Na hora de adquirir, é importante se ater a classe de resistência à abrasão, que é uma característica que indica a resistência do produto em relação aos riscos e atritos.

Os pisos laminados são muito confundidos com os pisos vinilicos, pois podem apresentar o mesmo aspecto.

No entanto, enquanto o piso laminado clicado é produzido por meio da madeira, o piso vinílico é fabricado do PVC.

Por mais que seja diferente, assim como o laminado, também é capaz de contribuir positivamente com o interior dos ambientes.

É possível encontrar o piso vinílico autocolante, que é uma característica interessante para quem deseja uma instalação ainda mais prática.

No entanto, é preciso que seja realizada por um profissional para evitar prejuízos e proporções inadequadas.

Ambos são fáceis de serem higienizados, para limpezas mais leves, a principal recomendação é o uso de vassouras ou aspiradores de pó.

Já para outros tipos de limpeza, também é possível utilizar um pano úmido com detergente neutro. No caso do piso laminado, para remover manchas mais difíceis, é indicado que a água esteja morna e seja aplicada com uma esponja.

Já para o modelovinílico, pode ser usado um removedor neutro específico para esse tipo de piso, diluído em água.

Como os tacos de madeira são higienizados?

A limpeza de tacos de madeira não difere excessivamente das opções apresentadas anteriormente. No caso da limpeza de rotina, basta utilizar uma vassoura de cerdas macias, por exemplo, as de pelo.

Já para uma limpeza semanal, que normalmente é um pouco mais pesada, o aspirador de pó pode ser usado. No entanto, nesse caso é importante ter cautela para não danificar o piso com o bocal do aspirador.

Quando for necessário efetuar uma limpeza mais pesada, principalmente em casos de acidentes com comidas e bebidas.

É indicado usar uma solução com um pano úmido, de água e uma xícara de vinagre. É indispensável não se esquecer de secar, já que a umidade pode danificar o piso.

Como funciona a recuperação de assoalhos?

Assim como qualquer outro tipo de piso, em determinado momento, pode ser necessário realizar a restauração do assoalho de madeira.

No entanto, uma série de critérios devem ser envolvidos nessa decisão, principalmente se de fato é preciso restaurar ou trocar a peça.

O primeiro passo consiste na raspagem de assoalho, que visa remover a resina e nivelar o piso. Já para o polimento, são utilizadas lixas mais finas.

É importante observar que dependendo do número de vezes que o assoalho já passou por esse procedimento, a madeira pode estar fragilizada devido aos processos repetidos de raspagens.

É algo que deve ser avaliado por um profissional.

Outro ponto importante a ser citado, é que o contrapiso também merece atenção, seja na instalação do piso novo ou na restauração.

Em especial, quando se trata da impermeabilização, uma vez que a umidade pode gerar grande impacto na estrutura e danificar seriamente o piso.

Além disso, com a umidade, existe a possibilidade de a madeira inchar e uma pessoa empurrar a outra.

Conforme notado ao longo do texto, cada tipo reúne suas particularidades, desde a instalação, até a limpeza e restauração.

Por esse motivo, é fundamental escolher com cautela a opção a ser instalada pelo profissional, principalmente para que seja possível contar com um ótimo custo/benefício.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>