O cesto de lixo é um item muito útil para o dia a dia, afinal, em qualquer ambiente, resíduos são gerados e é preciso ter itens com capacidade de acondicionar esses resíduos até o momento da coleta.

É neste cenário que se torna interessante abordar a existência de uma grande variedade de cestos, que atendem resíduos e quantidades específicas, tais como:

  • Lixeiras de calçada;
  • Lixeiras multiuso;
  • Lixeiras de pia;
  • Lixeiras para escritório;
  • Lixeiras de parede.

O primeiro caso é indispensável para potencializar a higiene e praticidade, principalmente para assegurar um acesso mais fácil para os funcionários que atuam na coleta de lixo.

Por esse motivo, são situadas na frente da residência, evita deixar os sacos no chão e consequentemente, que animais ou pessoas possam esbarrar e/ou derrubar o conteúdo.

Já no caso das lixeiras multiuso, são comumente colocadas em áreas internas. É possível encontrar diferentes modelos, sendo os de pedal os mais comuns, em que através de uma alavanca acionada com o pé, a tampa é aberta para que o lixo seja descartado.

Elas devem ser escolhidas de acordo com os ambientes e necessidades, assim como as outras alternativas, por exemplo, a lixeira infantil, comumente é de plástico, com estrutura e visual atrativos para combinar com o quarto ou local infantil, para otimizar o uso da criança.

As lixeiras para pia de cozinha é colocada, principalmente, para promover a praticidade, pois muitas vezes é preciso descartar algum resíduo ao lavar a louça ou perto da pia.

Por esse motivo, são ideais para resíduos mais compactos e são disponibilizadas nos mais variados modelos, desde acrílico, até o aço inox.

Para o escritório, o mais recomendado é o uso de lixeiras pequenas, principalmente para evitar um grande acúmulo de resíduos, que pode gerar mau cheiro e/ou aparecimento de insetos.

Afinal, diferentes itens normalmente são descartados e para promover um local higienizado, é importante averiguar o material mais adequado.

Conforme o próprio nome já indica, as lixeiras de parede comumente são parafusadas na parede ou apoiadas. Normalmente são alternativas às opções de pia, pois também são pequenas e promove um fácil acesso para o descarte dos resíduos.

Como escolher uma lixeira para banheiro?

Em geral, as lixeiras colocadas no banheiro são de pequeno a médio porte, apresentando cerca de três a cinco litros.

Escolher uma lixeira para banheiro que esteja entre esses tamanhos contribui para evitar odores desagradáveis e a proliferação de bactérias. Além disso, é recomendado que o saco de lixo também seja trocado de maneira frequente.

Neste caso, o modelo de lata de lixo mais aplicado é o que possui pedal, principalmente por evitar o contato com as mãos a cada utilização.

Há modelos com pedal que também contam com a parte interna móvel, por exemplo, com um balde, que pode ser retirado e higienizado sempre que for necessário.

É preciso analisar diferentes questões, como o design do produto, facilidade para a manutenção, onde a lixeira estará localizada, entre outras.

Comumente esse tipo de lixeira é situada próximo às pias ou vasos, cabe a cada consumidor avaliar qual local e modelo promove maior praticidade e higiene no uso.

Vantagens do cesto de inox

O cesto de lixo inox pode oferecer diferentes vantagens para os ambientes, principalmente por se tratar de um material de alta durabilidade, facilidade de limpeza e resistente. É muito comum encontrar cestos com pedais desse material, mas há outros, como a lixeira de embutir.

Frequentemente é uma alternativa incorporada na bancada da cozinha, promovendo discrição e praticidade para quem prefere algo sútil.

A composição pode variar, mas comumente é constituída por tampa, aro metálico e balde removível. O mais comum é que parte do armário seja reservado para esse uso, além da opção de contar com trilho corrediço ou não.

Entre as principais vantagens, além da discrição e praticidade, é possível citar que o balde removível torna a limpeza mais fácil, além de promover um visual mais limpo para a cozinha.

No entanto, é preciso ter cautela e sempre remover o lixo, além de recorrer a um profissional qualificado caso a opção exija corte na bancada.

Em todos os casos apresentados, as alternativas são variadas e por mais que uma escolha cautelosa muitas vezes seja negligenciada, uma lixeira bem escolhida pode contribuir significativamente para os ambientes. Afinal, o acondicionamento de resíduos, assim como o descarte correto, são cruciais no dia a dia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>