madeira

Beleza, durabilidade e bom desempenho térmico, esses são recursos que fazem a diferença para a madeira de uma casa.

Estas características, típicas da madeira, fazem com que ela seja amplamente usada na decoração dos mais diversos ambientes, normalmente sob a forma de piso.

Entretanto, nem todos sabem que é possível se aproveitar dos benefícios proporcionados por este material de muitas outras maneiras.

Trata-se, de fato, de uma das matérias-primas mais versáteis que existem no segmento decorativo.

Contudo, antes de instalá-la, é preciso estar ciente que o investimento necessário pode ser alto.

Afinal, ao contrário de materiais como o PVC e o isopor, a madeira é um material nobre, que proporciona um toque de requinte a todo e qualquer ambiente.

Interessado em usá-la em sua casa? Então confira, a seguir, alguns modos de aplicação para ela que vão além do piso:

Forro de madeira

Apesar de sua instalação acontecer na fase da acabamento de obras, o forro é um elemento fundamental para o conforto dentro de imóveis.

Dependendo do material escolhido para desempenhar este papel, ele pode funcionar como isolante térmico e acústico, melhorando o conforto ambiental no local.

O forro de cedrinho, assim como muitas outras variedades de madeira, é uma excelente opção para esta estrutura.

O primeiro benefício desta escolha é a multiplicidade de modelos: há madeiras nas mais diversas cores e texturas, permitindo que elas combinem com qualquer ambiente.

O carvalho, por exemplo, tem uma tonalidade intermediária, que combina com qualquer ambiente. Já a cor do forro de cedrinho mesclado puxa para o avermelhado, assim, deve ser usado com parcimônia.

Todavia, as vantagens não são apenas estéticas. Quem opta por um forro neste material conta com:

  • Um revestimento atemporal;
  • Uma estrutura durável;
  • Um isolante térmico;
  • Um isolante acústico.

Consequentemente, o material melhora, consideravelmente, o conforto ambiental, valorizando o imóvel.

Entretanto, antes de instalá-lo, é preciso ter em mente que o preço de forro de madeira para teto é mais elevado que o de outras opções, tais como o PVC e o concreto. Ainda assim, o investimento vale a pena.

Portão basculante

Contudo, os fatores que valorizam um imóvel não são apenas a beleza.

O conforto e a qualidade dos acabamentos instalados: graças à situação precária da segurança pública brasileira, a segurança se tornou uma preocupação fundamental entre as pessoas.

Por conta disso, cada vez mais proprietários de imóveis investem em soluções tecnológicas, como detectores de presença, alarmes monitorados e câmeras de segurança, elementos que dissuadem a atuação de criminosos.

Da mesma maneira, a maior parte dos imóveis conta com barreiras físicas, como grades, muros e cercas de arame farpado.

Para quem não abre mão da segurança nem da elegância da fachada, a boa notícia é que é possível equilibrar ambos com alguns itens específicos. Um deles é o portão basculante de madeira.

Ele funciona da mesma maneira que as versões mais tradicionais, de metal, mas conta com todo o requinte e a sofisticação deste material.

Além disso, em cidades litorâneas, ele é mais resistente. Isto porque, ao contrário do metal, a madeira não interage com a maresia, assim, não enferruja.

Como ela recebe um material impermeabilizante em sua superfície, elementos como a chuva tampouco a degradam.

Batentes e guarnições

As portas fazem parte da lista de itens imprescindíveis em qualquer construção. Além de permitir a divisão de ambientes, elas proporcionam isolamento acústico, privacidade e beleza em todos os cômodos do imóvel.

Entretanto, elas não são instaladas sozinhas, tanto que costumam ser vendidas em kits de portas batentes e guarnições.

Os batentes são itens fundamentais. Eles são estruturas, instaladas junto com a porta, que servem de superfície de fixação para elas.

Já as guarnições são opcionais, mas igualmente bem-vindas: elas são instaladas ao redor da porta, de modo que a deixam mais bonita e sofisticada.

Apesar das diferenças entre eles, estes elementos têm algo em comum: tanto o batente de madeira para porta quanto as guarnições feitas com o mesmo material são as melhores opções disponíveis.

Novamente, o motivo por trás disso são as próprias características da madeira: resistente e durável, demorará muito tempo até que ela tenha que ser substituída.

Além disso, caso ela seja danificada, é possível reformá-la, para que ela recupere o aspecto de nova.

Quanto à fixação, ela pode ser feita de suas madeiras: com pregos ou com a espuma expansiva. Esta última é a opção mais moderna, pois tem atuação análoga à do cimento, seca rapidamente e não faz sujeira.