contrapiso

Antes de tratarmos dos tipos de contrapiso, precisamos explicar do que isso se trata. O contrapiso é composto por uma camada de 2 a 5 centímetros de espessura de uma argamassa, que é uma mistura de areia, água e aglutinantes.

Ele será responsável por conseguir criar uma superfície regular e lisa na hora da instalação dos pisos.

É importante lembrar que essa argamassa não vai direto na terra, portanto na hora da construção, é preciso colocar um cimento por baixo para depois colocar essa mistura.

Benefícios do contrapiso convencional

Além do contrapiso tradicional, temos também o contrapiso autonivelante. Um dos pontos que diferencia o autonivelante do convencional, é a argamassa.

Enquanto no comum essa mistura fica um pouco mais seca, parecida com uma farofa, a argamassa do autonivelante é bem mais fluída, preenche o desnível por completo, se ajustando naturalmente na região. Esta questão torna mais fácil a realização deste trabalho.

Primeiramente, podemos citar como contrapiso autonivelante desvantagens a questão da necessidade do manuseio da argamassa ser rápida, levando em conta que passados 20 a 30 minutos sem ser usada, o produto pode ser perdido.

Além disso, não há a possibilidade de realizar este processo de desníveis em ambientes de área molhada, ou seja, não há como ter esse contrapiso autonivelante em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

A questão financeira também pode acabar pesando um pouco aqui, já que o valor deste produto é um pouco mais caro que o convencional.

Apesar desses pontos fracos, temos também o contrapiso autonivelante vantagens, onde podemos citar, por exemplo, a imensa agilidade que a argamassa trará na hora da colocação do contrapiso, fora o aumento na produtividade.

Uma vez que o produto pode ser bombeado, há uma facilidade maior com o transporte, assim, ganhando tempo na hora da obra.

Uma outra vantagem é a questão do tempo de secagem da massa, que permite a liberação do local em apenas 24 horas, enquanto com o uso do sistema tradicional seriam necessários pelo menos três dias. Por fim, há um fator ecológico, já que quase não há emissão de substâncias orgânicas.

Temos também como material para ser usado como contrapiso, o isopor. O contrapiso com isopor é utilizado porque o material do isopor é capaz de impedir que hajam espaços vazios na hora do nivelamento, já que ele pode ser modelado em diferentes superfícies, com diversos tamanhos e formas.

Oferece também uma alta resistência mecânica, o que traz um piso bastante resistente e duradouro.

Um outro benefício do uso desse material, é a questão de ele não apodrecer com o passar dos anos, dificultando o aparecimento de insetos, como as formigas, por exemplo. Além disso, contribuem com um bom isolamento térmico e acústico.

Na hora da aplicação, é preciso que determinadas etapas sejam seguidas, dentre elas:

  • Pontos de nível devem ser executados com o auxílio de um equipamento a laser ou mangueira de nível;
  • Lave bem a superfície;
  • Aplicar uma nata de cimento para aumentar a aderência do contrapiso;
  • Preparar o traço de argamassa;
  • Aplicar e compactar a argamassa;
  • Desempenar a argamassa.

Nesse segmento, as três primeiras são correspondentes a pré-aplicação. As quatro seguintes já correspondem a aplicação em si do produto.

Saiba o que são as juntas de dilatação e sua importância

A junta de dilatação para piso de concreto é de extrema importância, e na hora da obra ela deve ser lembrada.

Essa junta é colocado naquele espaçamento entre uma pedra e outra no chão, deixada ali de propósito para evitar problemas com o piso.

Independentemente de serem materiais de metal ou concreto, haverá uma dilatação com o calor e depois uma contração com o resfriamento.

Então, para que esse material não seja danificado ou perdido com essa movimentação que altera suas dimensões, é preciso que sejam deixados esses espaçamentos por meio das juntas de dilatação para piso.

A junta de dilatação para piso de concreto preenche esse espaço entre os blocos, evitando infiltrações, sejam elas de pó, água, vento, óleo ou qualquer outro material que possa prejudicar a construção.

Depois de aplicar essa junta, duas partes têm de ser vedadas para que não haja obstrução nas movimentações da estrutura.