Valorização

Ao longo do tempo, as ações climáticas sobre os empreendimentos imobiliários acabam causando um desgaste natural da obra, independente, dos materiais utilizados durante a construção.

Para garantir a valorização no mercado imobiliário, para o caso de venda ou locação, é preciso tomar alguns cuidados recorrentes, como inspeções em setores específicos, como condições dos telhados e qualidade da tinta utilizada na pintura.

A checagem deve verificar:

  • Elementos estruturais
  • Sistemas elétricos;
  • Abastecimento de água;
  • Despejo de esgoto.

Esse são alguns exemplos que fazem parte dos cuidados, com reparos sendo necessários de tempos em tempos.

De todas as formas, prevenir é a melhor maneira para a garantia de que o orçamento proposto por uma empresa especializada não seja um valor exorbitante, principalmente, quando se trata de empreendimentos imobiliários condominiais, em que os moradores precisam decidir diversos assuntos em conjunto.

Serviços específicos garantem funcionamento adequado

O planejamento de manutenção predial proposto por administradoras e síndicos sempre é uma solução adequada, e por isso mesmo que deve ser apresentada aos novos moradores sempre que necessário.

São cuidados simples, que podem ser empregados no dia a dia dos moradores, como uma forma de prevenir a necessidade de reparos ou reformas sem necessidade, para o bem de todo o coletivo.

A economia no orçamento do condomínio também é uma vantagem que deve ser levada em consideração, já que os custos empregados em serviços terceirizados para o conserto de um equipamento pode ser voltado para outros benefícios dentro do próprio espaço destinado para os moradores.

A implementação de um planejamento que atende as necessidades de manutenção pode especificar serviços de caráter periódico, como a recuperação da pintura de fachada predial, garantindo a proteção de muros e paredes externas das estruturas imobiliárias.

Esse tipo de trabalho tem um custo muito menor caso seja preciso fazer uma reforma e substituição de toda a parede, podendo evitar até mesmo o acúmulo de fungos e provocar o surgimento de rachaduras.

Segurança voltada para a mobilidade e valorização do imóvel

Os prédios residenciais e empresariais possuem diferentes alturas, conforme o número de apartamentos e salas presentes no edifício.

Por isso, a mobilidade deve ser assegurada para todos, com o uso de equipamentos que já fazem parte da rotina dos usuários deste tipo de imóvel.

Para garantir a segurança de moradores e demais pessoas que fazem parte do dia a dia de prédios e edifícios, a manutenção do elevador residencial deve ser realizado periodicamente, com o acompanhamento periódico constando no planejamento apresentado e aprovado em reunião e assembleia condominial.

Como o funcionamento é acionado a partir da energia elétrica, o mercado oferece soluções práticas e eficientes para o caso de falha das concessionárias públicas ou privadas.

Empresas especializadas oferecem o serviço de locação de gerador de energia movido a combustível fóssil, como gasolina ou diesel, garantindo o pleno funcionamento em caso de apagão ou qualquer evento esporádico, com um custo muito baixo.

Esse tipo de equipamento também é adequado para garantir a segurança dos moradores fornecendo a energia elétrica para as luzes de emergência e alarmes que são acionadas nos corredores e escadas, por exemplo, em casos de incêndio ou terremoto.

Espaços para veículos com proteção

A mobilidade urbana é necessária para os moradores das grandes cidades e que moram em condomínios residenciais afastados dos centros comerciais.

Por isso, muitos contam com o transporte público, enquanto outros preferem a comodidade do veículo próprio, como carro ou moto.

Para proteger os veículos contra as intempéries climáticas, como chuva, vento e raios solares, muitos condomínios disponibilizam espaços específicos para o estacionamento com uma estrutura metálica para cobertura preparada para receber um telhado apropriado.

O paisagismo do local é determinado de acordo com a preferência dos moradores, pelo menos os que gostam de investir neste tipo de espaço.

Para garantir a proteção dos veículos e comodidade dos moradores, os elementos escolhidos podem refletir em maior ou menor valorização do imóvel, já que faz parte de toda a estrutura imobiliária.

Para evitar gastos com taxas e impostos, muitos condomínios têm optado pelo sombreador para garagem, já que este tipo de elemento não conta como área coberta, mesmo protegendo a pintura dos veículos contra os raios ultravioleta e amenizando a incidência de água sobre a lataria em dias de chuva.

De qualquer forma, as construtoras e incorporadoras oferecem planos de manutenção a longo prazo, após a carência e garantia empregada na compra de um imóvel finaliza.

Esse tipo de serviço deve ser levado em consideração pelos proprietários, já que a manutenção preventiva evita diversos problemas e podem ser muito benéficos para todos os moradores e usuários.