proteção

Ao construir uma casa ou adquirir um imóvel que já teve outros donos, uma das principais preocupações do novo proprietário, deve ser com a proteção de seu lar.

Usar materiais que garantam maior durabilidade aos serviços feitos na construção ou reforma, é uma maneira de se resguardar de possíveis problemas no futuro.

Além de economizar com reparos, que poderiam ter sido evitados. É uma questão de investir hoje, para não ter preocupações no futuro.

Conheça alguns itens que podem reforçar a proteção da sua construção, além de deixá-lo com uma aparência ainda mais bonita:

Primeiro passo: projeto arquitetônico

Independentemente da natureza da obra que você vai fazer, seja construção ou reforma, o primeiro passo é fazer um bom planejamento para avaliar os serviços que serão realizados.

Além de avaliar os melhores materiais para serem utilizados, entre outras tantas demandas que podem surgir. O profissional mais indicado para ajudar nessa demanda, é um bom arquiteto.

Esse profissional será responsável por pensar nas funções dos espaços, em sua usabilidade e, claro, na parte estética.

Se você se interessou, uma rápida busca por “arquiteto Zona Norte” pode te ajudar a encontrar um bom profissional nesta região.

Ao contratar o profissional, a primeira etapa é a visita dele ao local, seja uma construção que já está pronta e será reformada, ou o terreno para começar do zero.

A partir da visita, ele fará o projeto estrutural, que é necessário ao mexer em estruturas da casa, como paredes, escadarias, etc.

Nesse caso, a atuação de um engenheiro acompanhando essa parte, também é interessante. O profissional de arquitetura e urbanismo também é o responsável por fazer indicações de materiais.

Que poderão ser utilizados na obra, considerando sua durabilidade e custo-benefício. Ele deve indicar os modelos e quantidades necessárias, para que não haja desperdícios. Após a projeção do serviço, é hora da execução.

Uma dica para esse momento, é não tentar economizar escolhendo sempre as marcas e produtos indicados. Na construção civil, economizar com materiais pode gerar grandes prejuízos depois.

Segundo passo: execução dos serviços para proteção

O revestimento externo da construção é um dos itens que, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado em uma construção ou reforma, mas isso é um erro.

As paredes externas recebem ação de intempéries, o que desgasta muito mais rapidamente o acabamento usado. Podem surgir fissuras e trincas.

Que, além de deixarem o local com aparência descuidada, podem representar um risco para a estrutura, caso não sejam reparados.

Um dos problemas mais comuns é a infiltração, que leva para as paredes internas mofos e manchas. Para resolver esse problema, uma boa tinta impermeabilizante para parede externa já pode ajudar.

A aplicação deste produto é extremamente simples. Primeiro, deve ser feita a limpeza do local, com remoção de cascas da tinta antiga, que estejam soltando ou outros resíduos.

Caso haja fissuras e trincas, é preciso preenchê-las. Depois basta aplicar a tinta e aguardar a secagem. A formação da película impermeabilizante leva, geralmente, sete dias para acontecer.

Resolvido o problema das paredes, é hora de se preocupar com o chão. A manta asfaltica é a solução mais adequada, para fazer a impermeabilização dos pisos.

Ela também pode ser usada em coberturas para proteger o teto da ação da água. A manta tem como vantagens a sua durabilidade, que pode chegar a até 20 anos e resistência à rasgos.

Além de sua flexibilidade de uso, podendo ser usada desde pisos até tetos, como mencionado. Uma ressalva importante, é que esse produto é recomendado apenas para uso em áreas externas. Para as áreas internas há outras opções.
Terceiro passo: finalizações
A finalização da reforma pode ser feita com a instalação de redes de proteção, para evitar acidentes com crianças e animais domésticos.

A tela protetora para janela é um recurso com muitas vantagens. Além de evitar acidentes, evita também a entrada de animais indesejados.

Como os pombos que podem trazer doenças para sua família. O principal material usado para proteção de casas e apartamentos é o nylon, que tem como características:

  • Versatilidade;
  • Durabilidade
  • Resistência;
  • Bom custo-benefício.

Para evitar a entrada de animais menores, como insetos variados, um excelente recurso é o uso da tela mosquiteira. Ela faz a proteção que a tela normal não oferece devido ao tamanho dos vãos da rede.

A instalação deve ser feita em portas, janelas, varandas e terraços, a fim de evitar a entrada desse bichos tão incômodos.

Investir em uma boa reforma ou construção, com a contratação de um arquiteto e até um engenheiro em alguns casos.

Além da utilização de materiais de qualidade são pequenos passos, para ter uma casa protegida e funcional, com maior conforto e menos preocupações para os moradores.