Para manter a produtividade nos procedimentos durante as obras, o setor da construção civil precisa do uso das máquinas e ferramentas, que ajudam nestes processos, a fim de promover a relação custo-benefício e o seu potencial produtivo.

Com características de melhor desempenho funcional, há equipamentos que, quando bem aplicados, contribuem ao planejamento e cronograma do setor em favor do seu grande mercado.

Para que as grandes empresas do setor da indústria tenham uma produtividade altamente eficiente e rentável, é fundamental que haja uma boa relação interpessoal entre os setores.

Mas, também, dependem do bom funcionamento dos equipamentos e do maquinário, a fim de garantir bons resultados para a obra, ganho de tempo no cronograma e economia.

Conheça a importância da betoneira

Para a construção em si, a betoneira é uma máquina responsável por misturar os materiais que são utilizados para a fabricação do concreto.

Este material é feito a partir de água, cimento, agregados miúdos e agregados graúdos (areia e pedras britadas, respectivamente).

A mistura desses elementos produz a estrutura – literalmente – do setor da construção civil. O concreto é um dos materiais amplamente utilizado nas obras.

Por sua viabilidade e características, como: resistência à água, facilidade para obtenção de diversas formas e tamanhos, e melhor custo-benefício em relação a outros materiais, como aço por exemplo.

O aluguel de uma betoneira deve ser de acordo com o tipo de concreto necessário para a obra. Os tipos de concreto são classificados, de acordo com suas funcionalidades, em:

  • Concreto convencional;
  • Concreto armado;
  • Concreto usinado;
  • Concreto protendido;
  • Concreto estrutural leve;
  • Concreto de alta resistência;
  • Concreto auto adensável;
  • Concreto de alto desempenho (CAD);
  • Concreto pesado para blindagem de radiação;
  • Concreto rolado e concreto celular.

Como a betoneira funciona?

A mistura dos elementos para a fabricação do concreto produz a estrutura – literalmente – do setor da construção civil e betoneira proporciona facilidade na execução desse serviço.

No tambor giratório da betoneira, são adicionadas as cargas de pedra, areia, água e cimento, a fim de obter um dos materiais mais utilizados no setor da construção civil.

A proporção e a textura desse concreto, são definidas mediante ao tipo da obra que o material será direcionado.

O mestre de obra é o profissional responsável pela administração, textura ideal e garantia de quantidade adequada. Pois, trata-se de um material que é utilizado em diversas etapas de uma obra, como: estrutura, revestimento de paredes e pisos.

Por isso, é fundamental que o material seja bem administrado, para que não haja desperdício e nem atraso no cronograma e na conclusão da obra.

Há dois modelos deste equipamento, disponíveis no mercado para o aluguel betoneira: betoneira móvel e betoneira fixa. O modelo móvel consiste nos caminhões que transportam o material da fábrica até o local da construção.

O caminhão betoneira, entretanto, não é responsável só pelo transporte. Ele cumpre a função de misturar os elementos, até alcançar o estado homogêneo do material.

Esse concreto é denominado de concreto usinado. É responsabilidade dessa máquina, portanto, oferecer e garantir a qualidade e a resistência do concreto em sua aplicação.

Para o descarregamento desse material no local de aplicação do canteiro de obra, pode ser feito de duas formas.

Sendo através do giro em sentido anti-horário, possibilitando a saída do concreto ou por meio de uma bomba de concreto.

Essa bomba acoplada na máquina betoneira, tem capacidade também, de proporcionar a aplicação do concreto em diferentes níveis e em locais mais distantes.

O modelo fixo é um equipamento motorizado, que tem capacidade de misturar a massa de forma homogênea – no mesmo processo giratório dos caminhões.

Exigindo que um profissional técnico e qualificado, supervisione o funcionamento e adicione as quantidades corretas de cada item, para a fabricação do material.

Alguns modelos possuem rodas acoplados na estrutura, que possibilitam a movimentação da máquina e o transporte do concreto dentro do canteiro de obra.

Todo esse processo deve ser realizado por funcionários qualificados, que sigam a forma de preparo ideal e que façam o manuseio da máquina, com os equipamentos de proteção individual (EPI’s).

A fim de prevenir acidentes durante a execução do trabalho, que podem prejudicar a saúde das pessoas no local.

O aluguel de betoneira preço SP e nos demais estados do país, depende do tipo de betoneira usada ou nova, bem como a quantidade de concreto que a obra exige.

O concreto é um material perecível e, portanto, deve ser comprado nas usinas ou feito nas obras com um cronograma pré-estabelecido, a fim de evitar a sua perda e atrasos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>