topografia

Com mais de um significado ao procurarmos no dicionário, podemos, a grosso modo, definir a topografia como o estudo de uma superfície da terra (seja ela terrestre, submersa como nos oceanos ou subterrânea como em minas).

Ao verificar o relevo, características do solo e mesmo o clima que o influencia, a topografia é largamente utilizada pelos profissionais de arquitetura e engenharia e tem papel fundamental em quaisquer projetos de construção, condições ambientais (reflorestamento), ou ainda a análise de determinadas áreas com fins científicos, podendo portanto ter finalidade tanto comercial quanto investigativo.

Faz uso de plantas cartográficas para representação dos dados obtidos, assim, estima-se que às suas práticas tenham início no século IV a.C., uma vez que há relatos de locais demarcados na época (assim explica-se que tenham sido feitos os sistemas de irrigação de algumas cidades egípcias por exemplo).

Além da existência de mapas feitos em pedra, comprovando que a técnica, senão plenamente desenvolvida, ao menos já dava seus primeiros passos.

A serralheria é a técnica para manipular aço e fabricar elementos a partir desse material, como janelas, portões, grades, escadas, corrimão, andaimes e etc.

Uma das ramificações da metalurgia, a serralheria acaba por ser tão antiga quando a topografia, também remontando aos primórdios da civilização humana se considerarmos seu início a partir da manipulação dos artefatos de metal para produção de utensílios e ornamentos.

O que nos leva a relacionar a topografia à serralheria?

Enquanto a uma empresa de topografia tem a técnica necessária para analisar as bases de um terreno para uma construção e assegurar como prosseguir com o projeto de forma segura e adequada às necessidades do local.

A serralheria será responsável por peças fundamentais dessa construção, desde as colunas de ferro até portas e demais elementos.

Considerando que uma empresa de serralheria bem equipada e qualificada pode oferecer serviços que vão incluir de estruturas metálicas, a instalação, restauração e soldas de todos os tipos (além da produção dessas peças de aço); percebe-se que o trabalho de um serralheiro é parte tão fundamental de uma construção quando a atividade topográfica, já que ambas se complementam em qualquer projeto.

Das variações de serviços de serralheria e topografia

Como já seria de se imaginar, tanto a serralheria quanto a topografia são áreas bastante amplas e oferecem diferentes opções para cada tipo de projeto que se pretenda executar.

Dentre essas opções, existem dois principais métodos de levantamento topográfico: o levantamento planimétrico (basicamente uma representação que soma largura e comprimento, duas dimensões) e o levantamento planialtimétrico (em que ademais dos fatores usados na forma anterior, somam-se a isso, as alturas e atitudes da superfície estudada, resultando nesse caso em uma representação tridimensional).

Levando em conta os vários fatores a relacionar dentro de uma pesquisa topográfica, sabe-se o quão trabalhosa pode ser a tarefa de uma topógrafa.

Felizmente, as tecnologias têm facilitado em muito seu desenvolvimento, como no caso da topografia com drone, uma ferramenta que não só torna o trabalho mais rápido e prático como também menos oneroso.

Embora a nomenclatura “topografia” seja um termo bastante técnico e não tão popularmente presente no vocabulário do dia a dia, encontramos com facilidade profissionais capacitados em uma rápida busca na internet, podendo analisar os serviços de topografia e preços de forma bastante prática.

O trabalho de serralheria também não fica em segundo plano, muito pelo contrário, em uma breve pesquisa, é facilmente encontrado a oferta em abundância de prestadores de serviços especializados em todos os mais diferentes e específicos locais possíveis do território brasileiro, desde uma cidade do interior, como uma serralheria em Indaiatuba por exemplo, até as grandes capitais do país, como São Paulo.

Com o conhecimento destes dados em mãos, aquele que pretende desenvolver um projeto já tem uma breve introdução de alguns dos processos necessários a sua feitura.

Apreende-se das poucas etapas descritas aqui, que uma construção não deve ser empreendimento realizado às pressas ou de forma desatenta, pois seus fundamentos requerem etapas detalhadas e bem analisadas por profissionais devidamente capacitados.

Por sua vez, seguindo esses fundamentos básicos garantam não só a materialização da obra em si.

Mas, também sua execução da forma mais segura possível para os envolvidos não só na idealização ou construção do projeto, mas também as pessoas de seu entorno e o próprio cliente final.