Ao contrário das cores interiores, os tons da área exterior podem afetar toda a rua — e isso coloca muita pressão sobre os proprietários de imóveis quando se trata de escolher uma paleta.

Além disso, vários fatores entram em jogo com os quais você não tem que lidar no interior de uma casa: paisagismo, coberturas — como a telha sanduiche — e muito mais.

Use essas dicas, juntamente com a ajuda de um profissional, para escolher um esquema de cores que funcione tanto para o seu estilo quanto para o ambiente da sua casa.

1. Planeje os elementos que são mais difíceis de mudar

A menos que você esteja fazendo uma reforma completa, superfícies como telhas, calhas e rufos e calçadas permanecerão no lugar. Leve isso em consideração ao selecionar as cores externas.

Procure por tons da sua paleta que possam harmonizar com esses itens. Esses itens da sua residência são de cores quentes (bege, cáqui, marrom e ferrugem, por exemplo) ou frias(cinza, azul e lilás, por exemplo)?

Considere cores de tinta que unam esses elementos fixos de maneira harmoniosa.

2. Considere o estilo arquitetônico e a idade de sua casa

Caso você tenha um bangalô de artesão ou um rancho moderno, seu esquema de pintura residencial exterior deve se sentir adequado ao estilo. Imagine uma casa clássica pintada de laranja ou uma casa contêiner toda cinza. Você acha que combina?

Muitos fabricantes de tintas oferecem coleções de cores historicamente precisas, o que pode ser um excelente impulso para sua paleta, e você também pode consultar um profissional especializado nessa área.

Você não precisa aderir estritamente às diretrizes históricas, a menos que os códigos do seu condomínio especifiquem o contrário, mas, para o efeito mais agradável, não se afaste muito das características das casas vizinhas.

Caso você esteja em busca de inspiração, um arquiteto ou consultor de cores também pode ajudá-lo a criar uma combinação que funcione para o estilo da sua casa.

3. Pense sobre o efeito visual que você quer

Imagine o relacionamento da sua casa com a rua e a paisagem. A sua residência está em meio a um aglomerado de árvores grandes e imponentes? Você pode escolher uma cor ligeiramente mais clara ou mais brilhante para que ela se destaque.

Por outro lado, uma tonalidade mais escura pode fazer com que ela fique camuflada.

4. Escolha vários tons de tinta

Essencialmente, um esquema de cores exteriores tem quatro partes principais:

  • Cor do campo, que domina;
  • Cor de destaque, nas portas, persianas e outras áreas menores;
  • Cor da guarnição, rebordo do telhado, corrimões, grelha quintal, etc;
  • Cor dos muros e portão.

Idealmente, a cor do acabamento deve contrastar fortemente com a cor do campo, embora alguns designers optem por esquemas de cores monocromáticas para um visual moderno.

Caso a sua tonalidade principal seja escura, considere o acabamento branco clássico ou outro tom pálido. Uma cor de campo iluminada pode parecer deslumbrante com uma cor mais escura para a sua casa, produzindo um efeito nítido e dramático.

Sinta-se à vontade para usar cores fortes, mas não exagere. Uma porta pintada de vermelho ou limão amarelo acrescenta apenas o tom certo. Estender esse mesmo tom para as persianas e portas pode ser demais.

5. Nunca confie apenas nas cores das paletas impressas

Assim como as cores internas, as sombras externas podem variar significativamente da maneira como aparecem na paleta impressa. E como pintar uma área exterior é uma tarefa mais trabalhosa que simplesmente pintar uma sala, você vai querer acertar na primeira vez.

Compre um litro de tinta e teste-o em uma área discreta da sua casa. Teste a tinta em vários momentos do dia e sob diferentes condições meteorológicas. Como isso muda com a luz?

Esse teste é a única maneira de determinar, com certeza, se você ficará feliz com isso nos próximos anos.

6. Aposte nas texturas externas

Os revestimentos de paredes externas geralmente têm um alto teor de resina, o que lhes confere uma excelente aderência e os torna altamente resistentes às intempéries e ao desgaste.

A textura projetada preço também tende a ser aplicada muito mais espessa do que os sistemas de pintura tradicionais — às vezes até 40 vezes mais espessa, tornando-a ideal para esconder quaisquer imperfeições no exterior de sua propriedade.

Revestimentos de paredes externas têm longa vida útil e podem durar muito mais do que a pintura tradicional, tornando-os uma excelente solução de revestimento de parede. Eles são muito duráveis​, têm garantia de até 15 anos e cores diversas.

A maioria dos sistemas de revestimento de paredes exteriores é microporosa, o que significa que apesar de serem extremamente resistentes às intempéries, são também permeáveis ​​ao vapor de água e respiráveis.

Isso significa que eles são uma solução muito eficaz para uma propriedade que está sofrendo de umidade e servem, até mesmo, para a blindagem de guarita da sua propriedade. Pense nisso!