Como a energia elétrica é utilizada para realização de boa parte das atividades no cotidiano, contar com uma boa instalação eletrica torna-se fundamental, tanto da residência como no ambiente de trabalho.

O procedimento para realizar essas instalações começam desde o período da construção do imóvel, por meio de um projeto que deve ser bem consolidado e estruturado para evitar problemas futuros.

Devido a importância dessa temática, esse artigo vai abordar sobre as instalações elétricas dentro do ambiente residencial e, ainda, equipamentos que podem estar presente no local e contribuir positivamente. Confira!

Instalações elétricas no ambiente residencial: a importância de ter um projeto adequado

Quando o assunto é construção, um dos assuntos mais delicados se refere à instalação eletrica residencial, pois é a partir dela que os equipamentos internos irão funcionar, os moradores terão acesso à energia, dentre outros detalhes.

Por isso, a equipe responsável pela construção precisa verificar de forma assertiva os melhores locais para se fazer as instalações.

Para se iniciar uma construção, é necessário levar um projeto no órgão responsável de seu município, solicitando o alvará e liberação para iniciar a construção.

Geralmente, esse projeto é realizado por um engenheiro civil, mas, assim como ele é importante, outro projeto também deve estar presente desde o início. Estamos falando do projeto eletrico.

Nesse projeto é possível identificar os melhores pontos para realizar as instalações, de modo a oferecer segurança e qualidade ao local.

Além disso, o projeto consegue impedir que o sistema elétrico se encontre com outros, como as tubulações ou sistema hidráulico.

Ter essas especificações tornam a estrutura mais seguram e evitam acidentes como incêndios.

Equipamentos necessários: sofisticação e modernidade

Dentre os processos decorativos de uma residência, podemos destacar aqueles que trazem tanto beleza como também proteção.

Estamos falando do uso da sanca de gesso, um material que é instalado entre a parede e o teto, sendo de extrema importância para ajudar a evitar infiltrações e vazamentos.

Mais ainda, com a instalação da sanca é possível trazer um aspecto mais decorativo e artístico à parede, agregando valor ao imóvel. Isso sem mencionar que ela pode ser usada como um acessório de organização e disfarce para as fiações elétricas.

Outro detalhe importante também se refere às instalações de luminárias na sanca, deixando o ambiente muito mais sofisticado.

Isso porque, a Lâmpada de led para sanca, atualmente, é uma das mais indicadas pelos benefícios e vantagens que apresenta.

Afinal, esse tipo de lâmpada traz muitos benefícios em seu uso, como:

  • É difícil de queimar, tendo uma longa vida útil;
  • Proporciona economia de energia;
  • Reduz o valor da conta de luz;
  • É econômica;
  • Não possui mercúrio internamente;
  • É sustentável;
  • É de fácil decomposição no meio ambiente;
  • Não esquenta e não transmite calor;
  • Possui diversos modelos;
  • Funcionam com baixa voltagem.

Ou seja, diante de tantos benefícios, vale a pena apostar no uso de lâmpadas LED.

Além disso, é possível também apostar em um conceito diferenciado, no aspecto decorativo do local.

Isso pode acontecer por meio da Instalação elétrica aparente residencial, que deixa algumas tubulações a mostra.

Esse tipo de decoração é considerado bastante moderno, com tijolos em exibição, trazendo um design sofisticado para o seu lar.

Ainda é possível ser bastante criativo e permitir criar novos modelos decorativos. Um profissional que pode ajudar nesse redesenho decorativo é o design de interiores, em parceria com arquitetos e engenheiros civis.

Outro material que pode ser bastante interessante, principalmente em prédios com grande número de moradores, apesar de não se tratar de um aspecto decorativo, é realizar a instalação de um gerador de energia.

Esse equipamento é utilizado, principalmente, em locais que demandam o uso de energia elétrica 24 horas, como é o caso de hospitais, indústria e frigoríficos.

O gerador funciona por meio da conversão da energia mecânica em elétrica, sendo ativado no caso de uma possível pane na rede de distribuição de energia.

Com isso, os moradores do local não são afetados com a queda na distribuição energética, evitando acidentes.

O uso do gerador traz muitos benefícios mas o equipamento também requer manutenção.

O Conserto de gerador de energia pode ser feito de forma preventiva, por meio de analises das instalações, visando evitar falhas e panes em seu funcionamento.

Vale ressaltar, porém, que ao realizar qualquer tipo de procedimento elétrico, é fundamental contar com o apoio de um técnico especialista, provavelmente um eletricista, que possui os equipamentos e ferramentas necessárias para a realização do serviço com segurança!