O mercado de esquadrias voltado para portas e janelas é um dos que mais cresce dentro do segmento de casa e construção. Por outro lado, ele também é composto de nichos e setores menores, como o de instalação de rede de proteção e telas contra insetos, como mosquitos, aranhas e até baratas.

Embora as redes e mosquiteiros não sejam muito aplicadas em portas, também há soluções voltadas para esse tipo de demanda. Elas têm se popularizado cada vez mais no Brasil, especialmente em regiões que sofrem com a quantidade excessiva de insetos.

A solução e os vários tipos de janela e telas

É no caso das janelas, porém, até por sua variedade, que temos encontrado a solução predileta por esse tipo de telas de proteção. Hoje elas conseguem abranger todos os tipos de janela existentes no mercado, tais como:

  • Janelas de guilhotina;

  • Janelas pantográficas;

  • Janelas projetantes;

  • Janelas venezianas;

  • Janelas de tipo camarão;

  • Janelas pivotantes.

Em todos esses casos, e nos demais, o mosquiteiro se mostra uma solução indispensável não apenas por uma questão de conforto, mas também de saúde, como ficará claro adiante.

Lazer: como melhorar o conforto no ambiente com telas?

A área de construção civil tem vários dispositivos que visam a proteger as casas, salas e cômodos da ação de animais que possam oferecer algum risco, como no caso de transmissão de doenças. Ou mesmo que possam ser inconvenientes para a rotina do local.

Em termos de conforto, por exemplo, a tela contra insetos pode ser uma forte parceira na hora de evitar uma série de situações desagradáveis nos âmbitos domiciliares ou mesmo comerciais.

É o caso, por exemplo, dos momentos de descanso e de sono. Não é raro sofrermos com a presença de insetos tipicamente noturnos, como o pernilongo e o cupim voador.

Em casos mais graves, a presença deles pode prejudicar seriamente o sono e trazer transtornos consideráveis para as pessoas que moram no local. Isso é ainda mais verdadeiro em áreas rurais, mas também em regiões metropolitanas, sobretudo no verão.

Os animais mais preocupantes nesta época do ano são:

  • Mosquitos;

  • Aranhas;

  • Escorpiões;

  • Besouros;

  • Baratas.

Com isso, a tela de proteção pode mudar consideravelmente o dia a dia das pessoas. Outra questão comum é a da ventilação: nem sempre é possível deixar o local todo fechado. Ademais, se alguém está gripado é importante deixar o ar circular, especialmente em local de trabalho.

Além desses casos, temos o das cozinhas. Também é importante instalar as telas nesse cômodo, para evitar que os alimentos e as despensas e áreas de serviço em geral sofram com insetos.

Já esse ponto de prevenção e cuidado se relaciona consideravelmente com o problema da transmissão de doenças, assunto do próximo tópico!

Saúde: proteção e prevenção contra doenças

Além de a transmissão de doenças ocorrer através de moscas e demais insetos entrando em contato com os alimentos, nas últimas décadas várias regiões do país têm sofrido com epidemias.

Elas ocorrem sobretudo em torno do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da Chicungunha, da Dengue e da Zika, entre outras doenças. Mas também há outros insetos perigosos, que transmitem:

  • A filariose;

  • A encefalite japonesa;

  • A febre amarela;

  • A doença do sono;

  • A doença de chagas;

  • A malária.

Nesses casos, a tela contra mosquito pode ser a diferença entre manter o local protegido e submeter-se a doenças que podem trazer uma série de danos à saúde de adultos, idosos e crianças, ou mesmo levar a óbito.

Embora haja diversas soluções no mercado, como os inseticidas, os repelentes de tipo líquido, hidratante ou mesmo elétrico (como os de tomada elétrica), o mosquiteiro é o mais eficiente de todos.

Bebês: como proteger os recém-nascidos?

Em algumas regiões do país, além da rede de proteção instalada nos ambientes da casa, o mosquiteiro adaptado para berços e carrinhos de bebê já se tornou um artigo indispensável no enxoval.

Apesar de isso ser válido para as regiões mais quentes, como norte, nordeste e centro-oeste, não é raro ver tal solução ser aplicada também nas regiões sul e sudeste, especialmente quando os primeiros meses do recém-nascido passam pelas fases mais quentes do ano, como o verão.

Lembrando que, no caso dos bebês, além de doenças mais graves e perigosas para a saúde e para a vida, uma simples picada pode desencadear irritações ou mesmo alergias na pele.

Por serem feitas de renda, essas telas também são bastante fáceis de manusear e de afixar. Bem como facilitam a rotina da limpeza, secando bastante rápido após suas lavagens indispensáveis.