pisos de madeira

O processo de construção ou reforma nas edificações é uma atividade muito comum na rotina das construtoras e empreiteiras de obras e esses procedimentos vão desde a preparação do canteiro de obras até a aplicação de pisos e dos toques finais.

As pessoas que possuem um terreno e desejam criar um imóvel para residir ou alugar ou desejam reformar a sua edificação, podem pesquisar os nomes de algumas empresas experientes no mercado e com boas avaliações dos clientes.

Falar com o profissional responsável pela elaboração de projetos é muito importante, pois ajuda na compreensão das necessidades e dos desejos do cliente. Nos processos de construção, é possível definir a quantidade de cômodos, andares e espaços que você deseja no seu imóvel.

Processos importantes para a construção de imóveis

Os engenheiros e os arquitetos, depois das conversas com o cliente para entender o que ele quer, começam a elaborar o planejamento de obra, definindo as máquinas, os equipamentos, os materiais, as equipes de trabalho, e outros detalhes que são fundamentais para o sucesso do projeto.

Antes de começar os serviços, o engenheiro divide a equipe em grupos, em que cada um fica responsável por um procedimento, pois, esse método ajuda a agilizar as atividades.

Durante a execução das tarefas, o mestre de obras, profissional que cuida da fiscalização da construção, verifica se os pedreiros, os serventes e os ajudantes estão fazendo o trabalho corretamente.

Os procedimentos fundamentais em uma obra são:

  • Criação da estrutura com as fundações e lajes;
  • Levantamento das paredes para a vedação;
  • Construção de um bom telhado;
  • Instalação de pisos e revestimentos de qualidade;
  • Pinturas na área interna e externa;
  • Instalações elétricas e hidráulicas.

Para um imóvel oferecer qualidade aos moradores e não ter problemas na sua infraestrutura, como um desmoronamento, é fundamental os responsáveis pela obra investirem dinheiro na compra de materiais de alta qualidade.

Instalações de pisos e revestimentos

A montagem do piso nas superfícies da edificação só começa na etapa de acabamento, quando todos os processos de estruturas e criação dos espaços são concluídos.

No momento de escolher o piso para o seu imóvel, considerar o estilo decorativo que você deseja ter nos cômodos é muito importante. Pesquisar o custo dos serviços de um arquiteto ou decorador para lhe ajudar é uma boa opção.

No mercado de materiais de construção, existem muitos modelos de pisos. O piso de madeira preço é um dos mais escolhidos pelas pessoas, devido à elegância, à qualidade e ao conforto que agrega nos ambientes. Os benefícios desse piso são:

  • Conforto térmico;
  • Absorção;
  • Design natural;
  • Versatilidade;
  • Durabilidade.

O carpete de madeira é outro tipo de piso com a composição em madeira, com praticamente os mesmos pontos positivos de um piso de madeira. A grande vantagem é o fato de ser uma opção mais barata.

A composição desse piso é com lâminas finas de madeira, um processo muito semelhante ao de fabricação do piso laminado. Pode ser instalado nos quartos e salas das edificações, deixando os cômodos com muita elegância.

Para a montagem, contratar uma empresa especializada na instalação de pisos é uma forma de conseguir um ótimo efeito, pois, com o trabalho de funcionários capacitados, a montagem ocorre com simplicidade e em questão de minutos.

Um taco de madeira é um piso muito aconchegante e de qualidade. Possui alta durabilidade, versatilidade e pode ser aplicado em diversos ambientes, com exceção dos ambientes úmidos, informação que vale para a instalação de todos os tipos de pisos de madeira.

A manutenção é simples, com produtos específicos para madeira e com o passar do tempo, aplicar um verniz ajuda a manter a qualidade do piso.

Colocar um rodapé de MDF nos ambientes que possuem um piso de madeira é importante para o design e a proteção, já que o rodapé cobre a parte de ligação entre o chão e as paredes, ajudando a evitar desgastes.

Nas lojas de pisos e materiais de construção, é possível encontrar vários modelos de rodapés, com espessuras e design diferentes.

Os tipos de rodapés usados em edificações são: rodapé de gesso, rodapé branco, rodapé de porcelanato, rodapé embutido, rodapé sobreposto, rodapé de granito ou mármore, entre outros modelos.

Para as pessoas que não gostam de piso de madeira, o piso laminado é uma ótima opção, graças ao seu custo acessível, design elegante, conforto termoacústico e, ainda, fácil instalação. Pesquisar os preços em uma loja de piso laminado pode ajudar no momento de escolher.