sistemas

Existem diferentes detalhes que envolvem uma construção, seja ela residencial ou comercial. A escolha dos equipamentos construtivos, dos materiais de construção, de como será instalado os sistemas, a disposição dos espaços, escolha dos móveis.

Tudo isso e muito mais faz parte de procedimentos construtivos e são fundamentais para que a obra seja eficaz e qualificada.

Quando falamos na construção de um prédio, por exemplo, tanto residencial como comercial, a obra fica ainda mais complexa, visto que um prédio é uma edificação muito maior que uma casa, e que deve ocupar ao mesmo tempo uma grande quantidade de pessoas, espalhados pelos apartamentos.

Dessa forma, uma construção predial precisa ser bem planejada e a construção tem de ser bem executada, até por uma questão de segurança das pessoas que ocuparão esses espaços.

Aqui nesse artigo, abordaremos diversos aspectos de uma construção predial, desde a parte estrutural, até o interior dos apartamentos ou salas comerciais, abordando como elas são montadas, a separação dos cômodos, os sistemas e muito mais.

Estruturação e controle do acesso

Sendo assim, podemos colocar que construções prediais comerciais e residenciais também são bastante diferentes.

Como cada tipo de construção é designado para uma função, nesse caso os prédios residenciais atuam como moradia para as pessoas, e os comerciais são espaços para as pessoas poderem abrir suas próprias salas comerciais, consultórios, centros de atendimento, entre outros.

Portanto, os elementos que compõem essas construções têm que ser diferentes. Todo prédio, por exemplo, possui uma garagem, para que as pessoas possam estacionar seus veículos com segurança.

Em um prédio comercial, a entrada da garagem é diferente da entrada de um prédio residencial, principalmente, porque é necessário realizar o controle das pessoas que entrarão no prédio.

Em residências, os moradores costumam ter os controles de acesso. Já em comércios, é preciso que seja montado um sistema de cancelas de estacionamento, que só liberam o acesso com a devida identificação de quem está entrando no espaço.

Equipamentos digitais de acesso permitem que só as pessoas com digitais autorizadas pelo sistema possam entrar no prédio ou por meio da utilização de “tags”, que são como chaves eletrônicas.

Outra maneira de realizar o controle de acesso, tanto nas garagens, como nos portões principais de entrada dos prédios, é por meio da montagem de um sistema de controle de acesso digital.

Esse tipo de sistema garante algumas vantagens para o edifício, tais como:

  • Maior segurança;
  • Otimização na comunicação;
  • Controle do acesso;
  • Praticidade.

Existem outros diversos aspectos que as empresas construtoras devem estar atentas para a montagem dos prédios, principalmente, em relação a estruturação do espaço e a instalação dos sistemas de distribuição de energia e água, que são elementos fundamentais no nosso dia a dia.

Nas paredes e tetos do prédio, a montagem de perfilado para forro de PVC é uma excelente escolha, visto que forros de materiais como o PVC garantem maior fixação para as intersecções entre os tetos e as paredes e também as paredes e os pisos.

Além disso, esse tipo de material pode ser utilizado para a fixação de fios em sistemas de eletricidade, que falaremos a seguir.

Sistemas de distribuição

Como se sabe, é praticamente inviável vivermos sem eletricidade hoje em dia, é impossível sobreviver sem o consumo de água.

Por isso, a montagem de sistemas que façam com que esses elementos: água e eletricidade, cheguem até os corredores, espaços comuns e também os apartamentos, é indispensável.

O sistema elétrico é responsável pela distribuição de eletricidade. Nele são instalados alguns itens, como fios e cabos, que realizam o transporte das correntes elétricas até os terminais adequados, como as tomadas.

Para uma instalação de qualidade, a contratação de empresas de instalações elétricas prediais é indispensável, já que essas empresas dispõem de profissionais qualificados e os materiais adequados para a instalação do sistema.

A energia é muito utilizada no cotidiano dos moradores nas residências, para iluminação e também para ligar equipamentos que dependem de eletricidade para funcionar, como um pressurizador residencial silencioso.

Esse item precisa receber energia, e também é dependente do sistema hidráulico, visto que a sua funcionalidade é a base do uso d’água.

Os sistemas hidráulicos são os responsáveis pela distribuição de água encanada para os apartamentos e demais espaços prediais.

Um chuveiro eletronico com pressurizador precisa que o sistema hidráulico possua um pressurizador residencial silencioso, pois são esses equipamentos que realizam o controle da pressão da água enquanto o chuveiro está ligado.

Além de elementos de controle, os canos e tubos são as principais estruturas de distribuição do sistema hidráulico.