arduino

O Arduino é uma das plataformas de prototipagem mais famosas do mundo, e com justiça, pois ela disponibiliza uma variedade de funções necessárias para a criação de vários projetos de eletrônica. 

 Um dos ramos de projetos em maior ascensão no mercado é o da Automação Residencial, área voltada para a automatização de diversos elementos domésticos, facilitando assim sua utilização e interconectando vários dispositivos do lar.

Por conta disso, este post focará em discorrer sobre este componente eletrônico tão fascinante que é o Arduino, assim como as diversas possibilidades de projetos de Automação Residencial para o nosso leitor realizar em sua casa. E aí, bora lá?

O que é Arduino?

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica, constituída de elementos de hardware e software. A placa foi elaborada por um grupo de desenvolvedores da Itália em 2015. Ela é composta por um microcontrolador (principal item do hardware) e componentes voltados à manipulação de sinais de entrada e saída.

 Sua licença é livre, o que garante que outros desenvolvedores criem e comercializem suas próprias placas Arduino. A plataforma também conta com um software chamado IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), no qual programadores escrevem os códigos de seus projetos.

Quais são as funcionalidades do Arduino

O Arduino possui diversas funcionalidades. Por exemplo, ele é uma excelente ferramenta introdutória para estudantes de eletrônica, pois, além de ser de baixo custo, é simples e possui diversos tutoriais online para aprender sobre sua utilização. 

Outro bom exemplo seria a possibilidade do desenvolvimento de uma vasta gama de projetos, já que essa plataforma disponibiliza numerosos componentes capazes de exercer diversas funções.

 Tendo isso em vista, uma área em ascensão no mercado de eletrônicos são lojas virtuais que comercializam tais componentes juntamente com uma variedade de placas Arduino a preços populares, vale a pena o leitor conferir.

Projetos de Automação Residencial com Arduino

A seguir, serão listados algumas possibilidades de projetos voltados a Automação Residencial para que o leitor se familiarize com esse ramo tão prestigioso.

  1. Iluminação Inteligente com Arduino

A utilização do Arduino em Automação Residencial permite que ambientes iluminados possam ser controlados de maneira automática e inteligente. Uma possibilidade bastante comum é a dimerização das luzes, ou seja, o controle de sua intensidade. 

Outra ideia seria o controle da luz por sensoriamento de presença, ou até por som, como o bater de palmas ou o comando por voz.

  1. Porta Automática

Outro interessante projeto direcionado a Automação Residencial utilizando Arduino é o de portas automáticas, as quais podem ser desenvolvidas através de sensores ópticos de impressão digital, componentes largamente utilizados na proteção de cofres ou bens valiosos.

  1. Sistema de Alarme de Segurança

A segurança domiciliar também pode ser garantida através de projetos Arduino, como, por exemplo, utilizando um sensor de presença em casa para identificar se há a presença de qualquer invasor. Caso haja, uma mensagem seria enviada ao celular do morador alertando do perigo.

  1. Irrigação autônoma

Por fim, outro projeto capaz de facilitar a vida de diversas pessoas é a irrigação autônoma, a qual, através de diversos sensores, detecta quando irriga as plantas de seu jardim, garantindo seu crescimento adequado sem preocupações.

Considerações Finais

Esse post mostra ao leitor que na hora de construir a sua casa a automação pode inovar, surpreender e até mesmo entreter suas visitas. A automação residencial pode ajudar a economizar seu tempo e mudar sua vida! Não esqueça de comentar abaixo se gostou!