reforma

Uma obra, seja um projeto de fachada, seja uma casa completa ou a reforma de um apartamento, envolve muitas etapas até chegar na finalização. Sem o entendimento dessas etapas e planejamentos, as obras não conseguem se desenvolver de forma fluida e orgânica, podendo causar problemas e atrasos no término.

Ao longo desse artigo, abordaremos alguns elementos indispensáveis para que a reforma de casa possa ser feita com atenção aos mínimos detalhes, para que a entrega seja feita com eficiência e beleza.

Todos os assunto tratados aqui podem ser aplicados em múltiplas obras, garantindo a execução de um bom projeto.

As etapas da obra e o planejamento da reforma

As obras, em geral, possuem diversas fases, tendo quatro grandes etapas, sendo elas:

  • Estrutura;
  • Alvenaria
  • Cobertura;
  • Acabamento.

Cada um desses estágios não podem ser realizados sem que antes seja feito um projeto de arquitetura. Esse planejamento é o responsável pelo sucesso da execução de obras como fachada de sobrado, casas térreas e reforma de apartamento.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre o projeto de arquitetura e as quatro fases principais de uma obra.

Entendendo o projeto de arquitetura de reforma

Antes de iniciar qualquer obra, é preciso desenvolver um planejamento, que é contemplado pelo projeto de arquitetura. É por meio deste projeto que outros setores da obra se desenvolverão, como o programação das etapas, o orçamento e o que será necessário para a construção.

Este projeto é elaborado em uma mão dupla, em que as preferências do cliente e a agilidade do profissional contribuem para que o espaço seja altamente agradável e bonito.

Um projeto de arquitetura possui diversos elementos, como uma planta baixa, uma planta humanizada, imagens 3D e ambientes internos.

Lembre-se, todo esse projeto de obra é compreendido com o código de obras do município, para que os laudos e alvarás de funcionamento não impeçam a obra de chegar até o seu fim, ou que atrasem de alguma maneira. Se for construir em áreas de proteção ambiental, procure saber quais as licenças serão necessárias emitir.

Também é contemplado nesse projeto a logística de retirada de entulho durante a obra, o que assegura a limpeza e a eficiência da construção até que seja finalizada.

As etapas de uma obra

As obras são compostas por quatro grandes etapas que estão detalhadas dentro do projeto de arquitetura. Esses passos permitem que todo o plano seja executado.

A seguir, falaremos com mais detalhes sobre essas quatro etapas tão fundamentais para a construção.

1. As estruturas

Toda a construção só fica de pé se esta tem sustentação e estabilidade, e as responsáveis por isso são as estruturas, que são variados elementos combinados que conseguem suportar o peso da obra, as pessoas que ocuparão o espaço e as sobrecargas.

A estrutura de concreto é formada por fundação, pilares, vigas e lajes. A fundação transmite as forças de cargas ao solo, os pilares transmitem as cargas das vigas e lajes para as fundações. As vigas transferem o peso da laje para os pilares, dando estabilidade a obra, e a laje é o teto da construção.

2. A alvenaria

A segunda grande etapa da construção é a alvenaria, que pode ser tanto estrutural como convencional. A alvenaria convencional é feita com concreto armado, cujo objetivo primordial é a vedação das paredes, que ajudarão na separação dos ambientes e fechamento de vãos de vigas e pilares.

Já a alvenaria estrutural transforma a própria obra na estrutura, não usando armações de ferro e aço.

3. A cobertura

A cobertura consiste na colocação do telhado, que é o tipo de cobertura mais usado em casas, apesar da laje de concreto também ser uma das preferidas. A cobertura traz conforto termo acústico e permite que o espaço fique limpo, assim como ocorre após a limpeza de fachada de vidro.

4. O acabamento original antes da reforma

Por fim, temos o acabamento, onde são realizados serviços diversos como o revestimento de pisos e paredes, passagem e instalação da fiação elétrica, tubulações hidráulicas, colocação de louças e metais, além de caixilhos e esquadrias. É uma fase em que o projeto ganha a forma final, mas ainda existem muitos detalhes a serem inseridos.

Feito isto, é hora de ligar para o disk entulho, retirar toda a sujeira, máquinas e ferramentas e a obra estará pronta.

Assim, vimos que uma construção tem muitas etapas e é de fundamental importância a atenção neste detalhes, para que a execução seja segura e fluida.