Apesar do crescimento enorme que o setor de engenharia e construção civil apresentou nas últimas décadas, também houve alguns anos e fases de retração desse mercado.

Com a falta de progresso, isso tende a aumentar e aquecer outros setores. É o caso, por exemplo, do nicho das reformas em geral, bem como da decoração e da arquitetura.

A reforma abrange desde a ampliação de uma casa e construção de um cômodo a mais ou modificação de uma área livre, até serviços menores ligados às paredes, telhados e parte elétrica ou hidráulica. Conforme ficará claro adiante.

Como funciona o setor de paredes e telhados?

No caso da reforma de paredes, o serviço pode abranger uma simples pintura residencial ou predial, como também o fortalecimento de superfícies através da aplicação de produtos e materiais que evitam infiltração de água, proliferação de germes e mofos em geral. No caso dos telhados, diz respeito à ampliação de espaços, ou à modernização de edificações.

Os casos mais comuns de modernização dizem respeito à troca de telhas mais antigas por coberturas novas dotadas de tecnologias mais recentes. É o caso, por exemplo, da telha sanduiche, que é uma solução termoacústica.

Como ela é especializada em aumentar o isolamento acústico do espaço, passou a ser indicada para áreas metropolitanas ou para indústrias que são obrigadas por lei a conter a poluição auditiva gerada; e como também proporciona o isolamento térmico, passou a cumprir um papel importante em algumas regiões do país, ou em indústrias ligadas à produção química.

Outro exemplo popular de reforma em coberturas e telhados se volta para as calhas e rufos, as quais também exigem cuidados técnicos e podem igualmente contribuir para a contenção de infiltrações.

De fato, a destinação da água da chuva é um fator importante no que concerne à manutenção das edificações, e sempre que mal feita pode comprometer a estrutura da construção e a segurança de todos os que utilizam o espaço.

Reformas voltadas para a segurança dos moradores

Outro exemplo de aplicação do setor de reformas no que diz respeito à segurança é o da blindagem residencial. Neste caso, a segurança não é voltada apenas para a edificação, mas especialmente para as pessoas que frequentam e habitam o local.

Dado o lamentável crescimento da violência urbana, tem sido cada vez mais comum buscar esse tipo de solução.

A blindagem arquitetônica, como é conhecida, proporciona um reforço típico que vai desde a fortificação da edificação, passando pela proteção contra invasões, até a proteção balística propriamente dita, que é aquela que defende o local contra tiros de armas de calibre médio ou mesmo grande.

Ao contrário do que se pode imaginar, a blindagem não é aplicada apenas em vidros, janelas e portas em geral, mas à própria alvenaria da edificação. Tal como ocorre no caso dos carros, em que as portas também costumam ser blindadas, sob risco de quando o custo do investimento tiver que cumprir seu papel a proteção ficar abaixo da expectativa. O que, nesse setor, pode ser trágico e significar risco de vida.

De fato, a blindagem é um processo tão sério que exige, não apenas que o cliente busque por empresas renomadas, o que é evidente e comum a outros negócios, mas o próprio Ministério da Defesa tem suas regulações e fiscaliza e controla a qualidade dos produtos e serviços da área através da ABNT, a Associação Brasileira de Normas e Técnicas.

Indicada para várias edificações, seguem abaixo as demandas mais comuns da blindagem:

  • As residências de alto valor agregado;
  • Os edifícios e prédios considerados de luxo;
  • As indústrias que lidam com bens de valor elevado;
  • As salas comerciais voltadas para transações monetárias;
  • Os próprios bancos e instituições financeiras.

Vários tipos de prestações de serviço na construção civil

Outras frentes do setor de construção e reformas dizem respeito à arquitetura enquanto design e decoração dos ambientes internos ou externos de uma construção.

O serviço mais comum nesse setor é o da aplicação de pinturas, texturas e gessos. Atualmente há uma infinidade de soluções nessa área, as mais comuns dizem respeito às pinturas em epóxi, à textura projetada travertino, aos gessos, molduras e sancas aplicados nas recepções comerciais ou na sala de estar residencial.

Todos esse elementos, quando colocados juntos, trazem para o ambiente um ar sofisticado e diferente, sendo assim, uma grande pedida para quem quer renovar o ambiente.

Em todos os casos há uma demanda enorme por serviços mais básicos, como é o caso da locação de maquinário e ferramental típicos, bem como do aluguel de caçamba lixo, sem os quais não seria possível iniciar e concluir as obras e reformas com o mínimo de eficiência e agilidade.