construções

Atualmente, o mercado das construções civis enfrenta um desafio bastante particular: a falta de terrenos para a elaboração de novos projetos, principalmente nas grandes cidades.

Por conta disso, as incorporadoras têm investido pesadamente na verticalização – ou, em outras palavras, em edifícios de muitos andares. É uma maneira de aproveitar melhor a área, tornando o projeto mais rentável.

Se isso, por um lado, tende a gerar um retorno financeiro maior para a empresa, por outro, exigem cuidados muito específicos, típicos de grandes construções.

Afinal, tudo é mais complexo: desde a elaboração do projeto até as medidas de segurança que têm que ser adotadas pelos trabalhadores por conta do trabalho em altura.

De modo a amenizar as dificuldades e reduzir os contratempos, as construtoras têm investido em uma série de serviços prestados por outras empresas: como eles ficam nas mãos de especialistas, os resultados são melhores, o que se traduz em um ganho de eficiência.

Se você quer aprender mais sobre isso, continue lendo e confira alguns dos serviços frequentemente usados em grandes construções:

  1. Topografia

Independentemente do tipo de projeto, os serviços de topografia costumam ser de primeira necessidade na construção civil.

O motivo por trás disso é que engenheiros e arquitetos não levam apenas as preferências do cliente em consideração na hora de desenvolver o projeto: também é preciso avaliar as características do terreno. Algumas das informações levantadas durante esse procedimento são:

  • Área total;

  • Imperfeições;

  • Declives;

  • Perímetro.

Deste modo, os profissionais podem avaliar a necessidade de se realizar intervenções como aterros, o uso de um tipo específico de fundação ou até mesmo a procura por outra área, caso o terreno em questão seja absolutamente incompatível com o projeto que se tem em mente.

  1. Análise de solo

Por mais que a análise das características do terreno seja importante para a realização de uma obra, ela não é a única variável importante: a analise de solo também deve ser levada em conta.

Como o próprio nome diz, trata-se de um procedimento durante o qual especialistas avaliam as características do chão do terreno, levando em consideração traços como o pH (acidez), a presença de determinados compostos químicos, a quantidade de matéria orgânica, etc.

Antes de se realizar este processo, é preciso ter em mente que há diversos métodos para realizá-lo, cabendo aos profissionais envolvidos analisá-los e decidir qual é o melhor.

No caso da sondagem a percussão, por exemplo, trata-se de uma das técnicas mais simples nessa área: com a ajuda de equipamentos específicos para tal, é feito um orifício no local a ser analisado.

Por meio desse procedimento, é possível coletar amostras e levantar informações como os tipos de solo presentes no terreno, se há lençol freático e em qual profundidade ele está, qual é a capacidade do solo, como ele se comporta ao ser pressionado por uma carga pesada, etc.

Como ela é baseada na perfuração de solo, a técnica também é conhecida como de simples perfuração, e é uma das maneiras mais baratas de se analisar um terreno.

Vale ressaltar que, por mais que a obtenção de amostras do local seja fundamental, ela não é o único fator necessário para se chegar a tais conclusões: também é preciso que elas sejam levadas a um laboratório, onde profissionais a combinarão com certos reagentes e observarão o seu comportamento. Depois de alguns dias os clientes recebem um relatório a respeito das conclusões.

  1. Consultoria ambiental para construções

Atualmente, não basta que uma construção seja rentável e segura: ela também tem que ser sustentável.

Isso pois a questão ambiental tem se tornado uma preocupação crescente entre a população, fazendo com que, quando ela está em posição de consumidor, tenha preferência por produtos e serviços que não agridam a natureza.

Por conta disso, a figura do consultor ambiental é cada vez mais comum em obras de grande porte. Seu papel é analisar o impacto gerado por cada decisão tomada (a opção por telhas galvanizadas ou por modelos cerâmicos, por exemplo) e sugerir alternativas para que ele seja minimizado.

Vale ressaltar que, em alguns casos, a redução do prejuízo ambiental trazido pela construção implica na realização de gastos maiores que o previsto.

Isso, contudo deve ser visto como um investimento: empreendimentos notados como ecológicos tendem a ser mais atraentes para o público em geral.

Assim, por mais que a telha galvalume preço esteja atraente, vale a pena contar com um material de valor maior, caso o consultor responsável assim o recomendar.