Muitas pessoas decidem morar em condomínios de casas ou prédios, a fim de ter maior segurança para si e seus familiares. Isso se deve principalmente à sensação de seguridade que esses espaços trazem, em contraste com a violência e insegurança das ruas.

A família e a casa são um dos bens mais importantes da vida de alguém e, por isso, protegê-los torna-se fundamental. E, um dos aspectos que se refere à proteção, dentro de um condomínio ou edifício, é sua portaria.

Ela precisa ser confiável e monitorar a entrada e saída de pessoas de forma assertiva. Devido à importância desse assunto, este artigo vai tratar sobre inovações tecnológicas nesse ramo, que podem ajudar tanto a reduzir os custos do condomínio assim como aumentar a segurança.

Você já ouviu falar em portaria virtual?

Uma das grandes preocupações das moradias é investir em segurança, mas também cortar gastos, reduzindo o valor do condomínio para os moradores.

Por isso, a proposta é investir em uma portaria eletrônica (ou virtual). O Controle de acesso para condomínios, sem dúvidas, é uma das principais temáticas dessa pauta.

Geralmente, boa parte dos condomínios ainda contam com um porteiro físico. Mas, diante da ação de bandidos, eles podem ser vítimas, sendo rendidos.

Ou seja, ter um porteiro de forma física não necessariamente garante segurança no local. Por isso, a portaria virtual surgiu. Nessa situação, a portaria fica ativa por 24 horas ativos, utilizando como ferramenta de monitoria, a internet.

E como esse serviço de segurança funciona?

Esse tipo de serviço funciona por meio de um software instalado. O controle de entrada e saída dos moradores será realizado por câmeras e agentes que não estarão no espaço físico, mas que estarão em monitoria em uma central de comando.

O morador do edifício terá diversas formas de entrar no local, como por meio da utilização do sistema de tag para condominio.

A tag é um dispositivo como se fosse um chip ou cartão, só que menor e mais versátil, que é lido por um sensor, acionando a abertura ou fechamento das portas de um condomínio.

Parecida com a tag, também existe o Cartão de Proximidade, que pode ser utilizado pelo morador e ativado via sensor ou chip instalado nesse cartão.

Além disso, existem outros tipos de sistema, que são fundamentais para impedir fraudes e o acesso de pessoas não desejadas no local. Por exemplo, é possível investir em:

  • Desbloqueio por meio de senhas;
  • Utilização de QR Code no celular;
  • Leitura da placa dos veículos dos condôminos;
  • Senhas para o desbloqueio das portas;
  • Reconhecimento facial;
  • Ativação via Bluetooth.

Além disso, é possível contratar o serviço de Controle de acesso biométrico, no qual a digital do morador e seus parentes são cadastradas, reforçando ainda mais a segurança no momento de acessar o prédio.

Esse tipo de cadastro tem sido considerado um dos mais seguros, porque é um cadastro único e individual.

A biometria para condominio é um dos mecanismos mais utilizados por empresas de segurança, porque o morador consegue entrar e sair a partir da leitura da sua digital, garantindo praticidade e evitando que outras pessoas entrem no edifício.

O que fazer se a pessoa não for moradora do edifício?

Se um visitante desejar entrar em um condomínio, ele acionará um botão para conversar com um porteiro virtual, que entrará em contato com o morador solicitado.

Somente com a autorização do morador, as portas do edifício de entrada serão desbloqueadas. É possível também identificar a pessoas por meio dos seus documentos. Com isso, a entrada de estranhos é evitada além de proporcionar maior identificação de quem está no local.

Por que investir em uma portaria virtual para maior segurança?

Diante de tantos benefícios, provavelmente você não deve ter dúvidas sobre por que investir nesse tipo de serviço. A resposta é bem simples e vai além do aumento da segurança. Refere-se também a uma redução de custos e, consequentemente, diminuição de riscos e chances de haver problemas no local.

De modo geral, o controle de acesso condominio é uma ferramenta importante, que representa um excelente investimento, já que trabalha com a proteção do seu prédio por menos valor investido.

Para encontrar esse serviço, basta buscar por uma empresa que tenha a especialização necessária e boas referências nesse segmento do mercado.