Como sabemos, dentro de um ambiente de construção civil, há inúmeros materiais, um mais diferenciado que o outro e todos eles possuem funções importantes e são usados juntamente em uma obra.

Eles necessitam ser usados de forma conjunta para que assim uma estrutura consiga se erguer de uma forma que ela possua resistência e não corra riscos estruturais, de queda ou outros problemas.

Um desses materiais que são mais usados é o concreto e todas as suas funções e propriedades que pode oferecer para os profissionais da área. Ele é feito basicamente de uma mistura de água, cimento, areias e pedras.

Essa combinação faz com que ele se torne uma pasta resistente, se formando um bloco. Isso possibilita também sua modelagem, que pode ser feita de diversos tamanhos, modelos e formas.

Ou seja, é possível fazer desde viga de concreto até objetos decorativos e coloridos com todas as suas enormes possibilidades. Mas seu uso ainda é principal na estruturação de uma edificação.

Há diversos tipos desse material, mas todos possuem uma enorme propriedade de resistência, porém alguns mais, outros menos, então é necessário saber e entender como funciona seu desenvolvimento e qual deve ser comprado.

Algumas outras vantagens do concreto são:

  • Suporta pressão, esforços e tração;
  • Quanto mais o tempo passa, mais se torna durável;
  • Resistência ao tempo, fogo, choques e vibrações;
  • É moldável;
  • Um dos materiais mais duráveis do mercado;
  • Entre outros.

Ou seja, dificilmente será uma má escolha de quem pretender usá-lo em sua edificação. Ele, além de tudo isso, ainda pode passar por cortes e furos, que são realizados no meio de todo o desenvolvimento de uma obra, se necessário.

E para que você entenda mais sobre o que estamos falando, descreveremos mais algumas funções que podem ser feitas no concreto. Leia o texto e saiba mais.

Cortes no concreto

corte de concreto um serviço comum, mas um dos mais difíceis no mundo da indústria e construção, pois é um momento de muita dureza, complexidade e necessita de uma precisão sem igual para funcionar.

Possui uma alta demanda e pode ser feito por diferentes necessidades. E, cada necessidade dessa possui técnicas e estratégias viáveis e eficientes diferenciando umas das outras. É necessário que equipamentos e mão de obra sejam especializados, pela complexidade.

É possível cortar viga de concreto para que elas possam sustentar edificações, assim como cortar em placas, para que seja usada em parte de fundação de concreto armado e afins. Há diversas possibilidades.

Furo feito em concreto

Além de cortes específicos é possível também, perfurar o concreto para que que ele permita a passagem de fios e tubulações feita por uma broca diamantada.

Essa broca possui pontas e pastilhas diamantadas, elementos essenciais tanto para um corte como para um furo nesse tipo de material em que lidamos.

Hoje, seja qual for o tamanho da edificação, pequeno, médio o grande, essa necessidade sempre aparece, pior essa execução deve ser feita para que todos os elementos possam se encaixar de forma organizada e completa.

Ou seja, o furo em concreto é mais um tipo de serviço muito essencial, que deve ser feito com componente especializados e profissionais técnicos focados exatamente nessa área, pois esse trabalho lida com perigos e necessidades especiais.

Para determinar quais tipos e modelos de brocas e aparelhos de chamado perfuratrizes, é necessário saber tanto o diâmetro quanto a espessura que o furo será feito. Isso é estudado antes, para assim escolher a melhor ferramenta de perfuração.

Assim como o corte, esse tipo de serviço deve ser feito com muito cuidado, para que não haja erros, rachaduras ou até a quebra desse tipo de elemento, dependendo da gravidade do erro. Ou seja, é necessário que somente especialistas mexam com isso.

O concreto por si só já é um ótimo aliado à construção civil, e com todos esses outros detalhes que podem ser acoplados à sua existência, ele pode proporcionar maiores melhorias do que já tem naturalmente.

Quanto mais você utilizar o concreto para a edificações de seus sonhos e sua projeção, mais fácil será a segurança estrutural do local. Quanto mais tempo passa, mais tempo o concreto se torna mais forte.

Enfim, dificilmente haverá algum problema relacionado ao seu corpo em um determinado momento, mas é interessante sempre respeitar seu limite e fazer manutenção quando possível.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>