estruturas para prédios

Existem diferentes tipos de edificações que são construídas para que a população tenha onde morar e se abrigar. Vemos principalmente casas e prédios espalhadas pelas ruas das cidades brasileiras, sendo que a diferenças entre elas são bastante claras.

As características dessas duas edificações se diferenciam, normalmente, pela altura em que estão posicionadas, já que os prédios são construções elevadas, com diversos apartamentos por andar.

Por outro lado, as casas costumam ser mais espaçosas que apartamentos, principalmente pela extensão do terreno em que são construídas – proporcionando áreas abertas mais reservadas também.

Além disso, os prédios são coletivos, construídos para que várias famílias se abriguem; diferentemente das casas, que são mais particulares.

Como as construções prediais são elaboradas para que existam diversos apartamentos, ou seja, para possibilitar que muitas famílias morem nessa mesma construção.

Assim, é necessário que essas obras sejam administradas por empresas específicas, para que os espaços comuns e privados, bem como os serviços de limpeza, manutenção e segurança sejam aplicados adequadamente.

Por esse motivo, o foco do nosso texto será abordar as construções prediais, apontando como as empresas construtivas devem projetar e administrar esses espaços, fazendo com que o prédio seja atrativo para que mais moradores tenham interesse em morar nos apartamentos.

Vale destacar que os cuidados dessas empresas devem levar em conta os espaços comuns do condomínio e, principalmente, a estruturação dos apartamentos.

Áreas compartilhadas

Primeiramente, falaremos das composições e espaços comuns, que são fundamentais para a funcionalidade, segurança, conforto e lazer dentro do condomínio.

De um modo geral, as áreas comuns de um prédio dependem muito do tamanho da construção.

Para se ter uma ideia, existem prédios que possuem em seu interior diversas opções de lazer e comodidade e que, por questões financeiras e de espaço, outros não possuem.

Do mesmo modo, é preciso considerar os objetivos da estrutura, como necessidade e desejo de estruturar ambientes que facilitam o acesso dos moradores, como um bairro planejado.

Já outros, possuem diversos serviços dispostos de forma próxima, no mesmo bairro, não demandando a construção de tais serviços, exceto que a facilidade também seja o objetivo do empreendimento.

Dentre os espaços que variam nessas construções, estão:

  • Salões de festas;

  • Salão de jogos;

  • Quadra Poliesportiva;

  • Piscinas;

  • Área de churrasqueira.

Itens primordiais

Já em relação aos espaço essenciais, que encontramos nos condomínios e que são imprescindíveis são: hall de entrada, escadas e elevadores para acesso aos andares, bem como os interfones e garagens, que serão os itens de destaque da nossa discussão a seguir.

Os interfones, por exemplo, são aparatos fundamentais para a comunicação das pessoas residentes nos prédios e também para a comunicação com visitas, porteiros e síndicos.

Esse objeto é instalado em todos os apartamentos e nas áreas de entrada e elevadores, para que os moradores possam se comunicar e sempre que precisarem. Tal ferramenta também permite que o acesso de visitante seja liberado.

Por conta da grande conexão de fios entre os interfones, eles são aparelhos que sofrem com alguns problemas e, por isso, os moradores e os profissionais administrativos da construção devem estar atentas e em dia com a manutenção de interfone, para garantir que o equipamento esteja sempre em funcionamento.

Garagens para prédios

As garagens também são indispensáveis nos prédios.

Como a quantidade de moradores nesses ambientes são maiores que em casas, é preciso construir um local para que eles possam estacionar seus veículos de maneira reservada e segura.

Imagine se os prédios não construíssem garagens e todos os moradores tivessem que deixar seus veículos nas ruas, certamente não haveria espaço para todas as pessoas e, por isso, esses espaços são tão fundamentais.

A forma como uma garagem é construída também depende das possibilidades do condomínio, podendo ser construída em lugares totalmente fechados e cobertos, ou então em áreas abertas.

Mesmo em áreas abertas, é importante que as administradoras disponham de alguma solução para que os veículos sejam protegidos de intempéries, como as chuvas e as altas temperaturas vindas dos raios solares.

Por isso, as administradoras costumam criar algum tipo de cobertura para carros, que pode variar as formas e os materiais utilizados.

Uma solução bastante comum é usar uma cobertura de toldos para carros, que são de fácil instalação, remoção, baixo custo e protegem com a mesma eficácia que outros materiais.

Dicas para a composição dos apartamentos

Em relação aos apartamentos, é importante que essas moradias sejam chamativas, elegantes e confortáveis para atrair cada vez mais moradores a ocuparem todos os imóveis disponíveis.

Uma ideia bastante interessante e que costuma ser bastante eficaz é a construção de varandas e sacadas.

As alturas elevadas fazem com que um espaço como uma varanda ou sacada seja bastante atrativo, já que permite a visualização das ruas pelos moradores.

A aplicação de envidraçamento de sacadas é uma ideia que se torna cada vez mais imprescindível nesses espaços, para que seja reforçada a segurança do local, sem que perca a elegância.

Isso ocorre porque as varandas de vidros não permitem que os moradores, principalmente crianças pequenas e animais de estimação, caiam desses ambientes, além de proteger de chuvas e outros problemas, já que o vidro para sacada bloqueia com eficiência a passagem de objetos e seres.