telhado

Em um projeto de construção civil, o telhado é uma das partes mais importantes do acabamento de uma casa. Por isso, além do tipo de telha, há produtos que não podem faltar na construção e no reforço dessa estrutura.

Para compor a base de encaixe para as telhas, por exemplo, além das ripas, a Estrutura metálica para telhado é um material de construção cada vez mais usado em projetos que exigem maior resistência.

Em lugares que estão muito sujeitos aos impactos das intempéries e tempestades, as estruturas de ferro têm sido cada vez mais utilizadas como um material que reforça a proteção da cobertura e atua também na função de isolante térmico.

Diante disso, muitas pessoas se perguntam sobre quais as vantagens de investir em materiais como uma Barra chata de ferro, ao invés de madeira para a composição de um telhado.

No entanto, essa escolha depende muito do estilo do projeto de construção que a pessoa deseja para o ambiente. Se a ideia do telhado mais tradicional agradar, as ripas de madeira continuam sendo ótimas opções.

Mesmo assim, cabe ressaltar que há diversas vantagens de investir no metal para a composição de uma cobertura. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o artigo e saiba o que muda com o investimento em uma Estrutura metálica para telhado.

Estrutura metálica para telhado: Qual a vantagem?

Todo telhado precisa ser construído com o objetivo de proteger uma edificação, seja uma casa ou um estabelecimento comercial. Por isso, a estrutura de composição deste telhado, deve ter, além do alinhamento estético, uma boa resistência.

Na construção civil, o uso de elementos como ferro e o metal é muito comum e, segundo engenheiros civis, até mais econômico do que as ripas de madeira.

Neste sentido, investir em uma Estrutura metálica para telhado (da base até o acabamento das telhas) pode trazer uma série de vantagens para seu projeto.

Quer saber como? Confira a lista com algumas das possibilidades do uso do metal nesta parte do projeto abaixo:

  • Excelente isolante térmico;

  • Agilidade na hora da montagem;

  • Versatilidade de uso em diferentes projetos;

  • Maior durabilidade (o metal não é corroído por cupins, por exemplo);

  • Maior resistência.

Além de itens como uma Barra chata de ferro, há outras possibilidades que podem ajudar na construção desse tipo de projeto.

As chapas de ferro, por exemplo, são ótimas para compor o forro de uma casa e esse material apresenta boa resistência a situações como um princípio de incêndio.

É certo que existem várias barras e chapas, mas uma chapa de ferro galvanizado é um exemplo de material que se destaca neste meio justamente por ter uma estrutura reforçada por causa do processo de galvanização.

Qual a diferença da estrutura comum e a galvanizada?

Se você acha que todas as estruturas de ferro são iguais e vão impactar o projeto da mesma forma, saiba que isso é um mito. Cada tipo de telhado pode precisar de um estilo de material diferente, conforme suas dimensões e sua inclinação.

No entanto, itens galvanizados como a Chapa de ferro galvanizado se destacam neste contexto por causa de algumas características que a galvanização traz para o produto.

A galvanização é um processo que une as estruturas de ferro ao material composto por zinco, em um processo de altas temperaturas.

Na prática, isso quer dizer que os materiais galvanizados são mais resistentes aos processos de corrosão, incêndio, entre outras condições adversas como o clima da região.

Além da chapa de ferro, é comum encontrar itens como um Tubo de ferro preço que pode ajudar na composição dos telhados ou mesmo na montagem de uma estrutura para a instalação das calhas e rufos, por exemplo.

Diante das diferenças entre as estruturas de metal e ferro, usar elementos de ferro galvanizado na composição de um telhado pode ser vantajoso por alguns motivos:

  • Maior durabilidade da estrutura;

  • Mais resistência à chuvas;

  • Boa isolação térmica;

  • Mais resistência ao ferrugem.

Tipos de telha: Telha metálica sanduíche

Agora que você sabe um pouco mais sobre os materiais básicos para a estrutura de um telhado, é interessante pensar nos tipos de telha que podem ser aplicados neste contexto.

A Telha metálica sanduíche, por exemplo, é um material que proporciona um ótimo aspecto visual para o acabamento de um projeto. Mas, além da parte estética, esse tipo de telha também pode oferecer outras vantagens para o projeto de construção civil como:

  • Variedade de formatos e dimensões;

  • Ótima proteção térmica e acústica;

  • Não absorve água;

  • Dispensa o uso de forro;

  • Fácil de limpar e instalar;

  • Baixa necessidade de manutenção.

Além dessas características, a Telha metálica sanduíche também pode ser encontrada em dois modelos diferentes.

No formato simples, a telha é composta por zinco na parte de cima e por metal ou alumínio na parte de baixo. Além de todas as vantagens já citadas, essa opção costuma ter um custo mais baixo no mercado. Já o formato duplo é feito com chapas metálicas, nas duas partes.

Se você está na dúvida entre optar ou não por essa telha, nós te ajudamos a pensar: A telha sanduíche é um tipo de telha que, geralmente, é instalada em regiões barulhentas e com muito calor, como áreas comerciais, por exemplo. Isso porque entre as chapas de metal é possível inserir forros de poliestireno que contribuem para o isolamento térmico e acústico do ambiente.

No entanto, independente do tipo de telha, investir no Telhado de estrutura metálica proporciona todas as vantagens anteriores ao projeto. Ademais, suas necessidades estéticas ou do projeto que ditarão qual a melhor opção para o seu projeto.

Vale ainda frisar a necessidade de contar com profissionais com reconhecimento na área para tornar sua obra ainda mais segura, eficaz e bonita.