O tratamento de águas e efluentes é fundamental para a geração de uma série de benefícios não só para a população como também para a natureza e o meio ambiente. Sendo assim, é um procedimento muito usual e importante que funciona por meio de diferentes métodos.

Para saber um pouco mais sobre esse tema, entender alguma etapas essenciais desse tipo de tratamento e conhecer normas importantes com relação à segurança e à qualidade de trabalho dentro da construção civil, continue acompanhando o artigo a seguir. Confira:

  • O que é tratamento de efluentes;
  • Como é feito;
  • Tipos;
  • Emissão de avcb.

O que é o tratamento de águas e efluentes?

As águas e os efluentes liberados pelas residências, empresas e indústrias todos os dias devem ser devidamente tratadas, pois contém uma série de microrganismos, dejetos, resíduos e itens contaminantes.

Dessa forma, é importante que cada material seja destinado ao seu uso posterior ou à sua completa eliminação de forma segura e prática, algo que esse tipo de tratamento consegue fornecer.

Como é feito o tratamento?

As Empresas de Tratamento de Efluentes podem contar com diversos métodos de separação de resíduos e de filtragem para que as partículas e os objetos ou materiais contaminantes presentes em um determinado efluente sejam devidamente eliminados, evitando uma série de transtornos e problemas de saúde à população.

Para que isso seja feito de forma eficaz e cuidados, porém, é necessária a realização prévia do estudo preciso de uma amostra coletada.

Isso porque os procedimentos a serem executados podem variar de acordo com o nível de contaminação, a matéria presente, a carga orgânica, a carga tóxica, etc.

A partir de uma avaliação de amostragem, portanto, é possível obter todas essas informações e permitir que o tratamento realizado seja totalmente eficiente para cumprir aquela determinada demanda de desinfecção ou de filtragem.

Seja no uso de filtros ou demais componentes, é necessário conhecer o material a ponto de saber indicar qual será o processo que conseguirá, de fato, eliminar a sujeira, as impurezas, os dejetos e todas as matérias contaminantes que podem prejudicar a saúde e o solo, orgânicos ou não.

Tipos de tratamentos

Existem três tipos de procedimentos que podem ser conduzidos por meio do tratamento de afluentes para garantir os resultados mais otimizados e eficazes de acordo com o tipo de substância presente e também conforme as condições de cada efluente.

Os processos físicos são aqueles que realizam a separação de forma física, segmentando os materiais.

É o exemplo da flotação, que apresenta um desempenho extremamente eficaz na hora de garantir a segmentação completa de contaminantes.

No geral, os procedimentos físicos removem sólidos suspensos, flutuantes e realizam a separação por meio de gradeamento, peneiramentos e sedimentações.

Além de remover matéria orgânica e inorgânica em suspensão, eles também podem realizar a desinfecção e a filtragem.

Flotação por ar dissolvido separa os flocos formados durante a floculação da água, ou a clarificação, o que pode ser feito tanto por meio de elementos que interagem com a matéria inorgânica presente no efluente quanto por meio de elementos que, por sua vez, interagem com a matéria orgânica. Além disso, pode ser considerado um pré-tratamento e um polimento de efluentes.

Esse processo acontece por meio de microbolhas de ar que conseguem capturar as partículas de impurezas e levá-las para fora do efluente, garantindo a separação de partículas ou agregados pela adesão às microbolhas incorporadas nos flocos.

AVCB

Muitas empresas se perguntam o que é AVCB e como obtê-lo. Você sabe qual a extrema importância desse documento para uma edificação?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a sigla significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e quer dizer que é necessária a realização de uma visita técnica dos profissionais da agência em questão para que os componentes sejam verificados.

O principal objetivo de uma visita para emissão de avcb é que é possível determinar, pela análise estrutural e pela presença de indicativos de emergência corretos, bem como de equipamentos de combate a incêndios, que a edificação se encontra em condições ideais para uso, habitação e atividade em geral.

Por isso, a Renovação avcb sp não deve ser deixada para trás, pois representa mais segurança à todos e garante que o projeto não será interditado ou penalizado com o pagamento de multas.

Outra dica relacionada com a otimização dos trabalhos na construção civil é realizar o tratamento de efluentes de forma especializada e com o uso de todos os aparatos necessários para resultados mais eficazes e seguros.