A decoração de um ambiente vai além de simplesmente fazer um armário planejado para a cozinha, é pensar também em revestimentos, entre outros.

Decoração é praticamente uma obra de arte, é necessário saber os materiais, os tipos de sistemas de construção e todo o processo que pode dar asas a sua imaginação.

E é pensando nisso que esse texto surge, para falar de alguns tipos de materiais que vem se tornando preferidos quando o quesito é decoração, que são os revestimentos de madeira e os vinílicos e a construção de parede de drywall em casas e escritórios.

Revestimentos de madeira

A madeira é um elemento que mexe com a imaginação do homem. Foi por meio dela que se levantaram as primeiras casas, e foi com um punhado de madeira que o homem criou o fogo.

Justamente por trazer esse elemento primitivista, que a madeira se torna um chamativo para a decoração de residências.

A madeira é um material extremamente nobre, e traz sofisticação e rusticidade, porém, atrai aconchego e conforto, por isso que a colocação de piso de madeira vem ganhando destaque ao redor do mundo.

Há vários tipos de pisos de madeira como, por exemplo:

  • Os tacos;
  • O parquet;
  • O assoalho;
  • O piso laminado.

Os três primeiros pisos são feitos com madeira maciça, podendo ser lixados e envernizados diversas vezes, dando sempre uma cara de novo ao revestimento. São muito encontrados em casas e apartamentos antigos.

Já o piso laminado é uma opção contemporânea, pois sua aplicação é mais facilitada que os de madeira maciça, e não precisa fazer a utilização do verniz ou da cera.

Os laminados possuem um sistema de encaixe e são aplicados em cima de uma manta termo acústica feita de polietileno, que torna o piso mais isoladamente acústico.

Revestimentos de vinílico

O revestimento vinílico ou mais conhecido como pisos vinílicos são revestimentos feitos com um tipo de plástico chamado vinil. Eles possuem uma textura agradável e também tem uma capacidade térmica boa.

Além disso, o revestimento vinílico tem diversas cores e desenhos, podendo imitar madeira ou pedra, ou seja, é um piso bem versátil.

Há diversos tipos de piso vinílico, cada um adequado a um tipo de utilização. São eles:

Piso vinílico em manta

Esse piso vinílico se assemelha em grande medida com um papel de parede. Por ser colocado como um manta, sua textura é macia, fazendo com que ele seja menos resistente a furos e a cortes.

Porém, dado a sua estrutura macia, é perfeito para ser instalado em quartos infantis e também em brinquedotecas. O acabamento para esse tipo de piso é liso, e quase sempre seu desenho imita outros tipos de materiais, como a madeira.

Piso vinílico em placas

Esse piso é a versão rígida do piso em manta. Por ter uma textura sólida, consegue ser mais resistente a cortes e furos. Tem acabamento liso e simples, e não possui texturas.

Se for mal instalado pode se tornar quebradiço, não sendo resistente a impactos físicos.

Piso vinílico em réguas flexíveis

São ideais para combinar com móveis planejados para escritório pequeno, isso porque possuem a característica tanto da manta como da placa, é um material firme e seguro. Seu formato é em réguas, podendo ser instalado facilmente em qualquer lugar.

Drywall

O drywall é um material que vem ganhando destaque dentro do mundo da decoração dado a sua versatilidade no levantamento de paredes e de divisórias dentro de casas e apartamentos, sem o uso de água.

A estrutura de um drywall é simples: consiste em placas com miolo de gesso, revestido por uma face de papel-cartão afixadas em uma estrutura de aço.

Essa estrutura faz com que ele seja bastante moldável, possibilitando a criação de formatos variados, utilizando tanto painéis simples, tal como duplos.

Existem três tipos de drywall disponíveis, que são indicados pelo tom de cor do papel cartão:

Cor verde (RU): O papel é revestido com silicone e também com fungicidas misturados ao gesso, dessa forma, permite a colocação em lugares úmidos como em banheiros, permitindo-se assim o revestimento decorado para banheiro aplicado ao drywall, cozinhas e lavanderias.

Cor rosa (RF): São resistentes ao fogo, sendo aplicado ao redor de lareiras.

Cor branca (ST): Sendo a cor mais comum, utilizada em forros e paredes de ambientes secos.

Dessa forma, tanto os revestimentos de madeira, bem como os vinílicos e por último as estruturas de drywall são ótimas escolhas para quem quer dar um ar arrojado e moderno a sua residência ou escritório.