Os sistemas hidráulicos e de irrigação são, sem dúvida, fundamentais para muitas indústrias, a parte hidráulica está presente em praticamente todas elas, afinal é uma tecnologia que pode ter aplicações variadas, indo de pequenas montagens até grandes processos.

Já a parte de irrigação é essencial, principalmente, para o agronegócio. Nosso país conta com altas variações de temperatura e clima, assim é de extrema importância ter sistemas de irrigação que apresentem qualidade excepcional.

Esse artigo tem como objetivo trazer informações importantes sobre esses sistemas, então leia até o final para se manter informado!

Sistemas hidráulicos

Vamos primeiro entender os detalhes do sistema hidráulico, que conta com uma gama de equipamentos para seus sistemas, como:

  • Refrigeradores;

  • Válvulas;

  • Filtros;

  • Tubulações;

  • Atuadores;

  • Controladores.

Claro que esses sistemas são feitos sob medida. Uma das peças mais importantes é a bomba hidráulica, que tem um papel importante na atuação desses sistemas.

Cada tipo de bomba tem uma atuação e função diferente, sendo assim é necessário entender corretamente a aplicação do sistema antes de realizá-lo, no entanto, o princípio de trabalho de praticamente todas é bem parecido.

De modo geral, seu trabalho consiste em fazer pressão pela transição de fluído. Caso surja interesse, a bomba hidráulica preço é acessível e fácil de encontrar no mercado.

Como já abordado no texto, cada tipo de bomba, válvula ou equipamento que será usado no sistema dependerá da intenção no resultado final.

A criação de sistemas hidráulicos exige precisão quase cirúrgica para que funcione de forma adequada. Antes de montar o projeto é preciso entender a demanda de fluxo, o objetivo, durabilidade e alguns outros pontos referentes a aplicação do sistema para que ele possa ser criado sob medida e respondendo de forma adequada a necessidade do cliente final.

Assim, cada detalhe importa, desde a porca até o parafuso, que são partes fundamentais para manter o sistema funcional até cada cálculo e medidas para passagem dos fluídos.

Tubos e conexões em sistemas hidráulicos

Essa é uma das partes que exigem mais atenção no projeto, afinal os tubos e conexões são a parte que entrará em contato com o principal material de trabalho do sistema.

É necessário estudar de forma adequada esses materiais pois cada sistema exige algum tipo de atenção em especial.

Para se ter uma ideia, existem no mercado tubos com resistência a corrosão, que dependendo do material a se trabalhar se torna uma necessidade.

Da mesma forma existem conexões que possuem estanqueidade maior para uma proteção mais adequada de vazamentos e etc. Esse é um ponto crucial para se atentar nesses sistemas.

Sistemas de irrigação

O Brasil tem despontado com o setor de agronegócio (mercado que mais utiliza esses sistemas) e por conta disso o mercado vem se inovando e trazendo cada vez mais novidades.

Mas, com a diversidade de solo, de temperatura, de chuva e etc, não existe um sistema que consiga suprir a todas as necessidades, então cada projeto deve contar com características sob demanda.

Sendo assim, vamos abordar alguns produtos que necessitam de atenção na hora de executar o seu projeto.

1. Mangueiras

O tipo mais indicado para a maioria dos projetos é a mangueira de pvc, por seu material resistente a intempéries podem suprir a necessidade de uma gama de solos e locais.

Traz benefícios principalmente pelos seguintes fatores:

  • Fácil instalação;

  • Economia de água e de energia;

  • Fácil manutenção;

  • Material maleável e dinâmico.

Mas vale ressaltar que cada projeto tem uma necessidade. Assim, é indicado ter algum profissional – ou uma empresa – para avaliar corretamente e montar um projeto de qualidade, onde irão escolher o melhor tipo de estratégia, mangueira para irrigação, produtos, conectores e etc.

Motor

Um outro ponto crucial é qual motor será utilizado. Vale destacar neste ponto que é um engano comum achar que quanto mais potente, melhor.

Isso porque cada tipo de cultivo necessita de uma circulação de água específica, então o motor deve ser compatível com a necessidade do cultivo.

Esse trabalho de análise pode ser árduo mas irá melhorar muito a eficiência com a escolha de um motor de irrigação mais eficiente.

Em algumas partes é necessário também levar algum tipo de adubagem adequada para o solo por meio do sistema de irrigação.

Nesses casos, esse material a mais pode apresentar uma resistência – e peso – maiores do que a água, sendo necessário uma bomba um pouco mais potente para não se ter gargalos ou entupimentos no sistema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>