Gerir um condomínio residencial não é uma tarefa fácil, a pessoa que administra o local precisa ser responsável e dedicada.

É de suma importância manter todos os dados/informações possíveis em uma planilha financeira ou sistema, que seja transparente em cada etapa de compra de qualquer produto ou equipamento como, por exemplo, o Preço asfalto para o reparo da calçada.

Há quatro aspectos que podem ser aderidos para melhorar a gestão de um condomínio:

  • Mantenha a organização de dados;
  • Comunicação eficaz;
  • Controle e planejamento financeiro;
  • Tecnologia a favor da gestão.

É preciso manter a organização de dados ou informações corretas para que o síndico se atualize, isso porque ele precisa conhecer: a situação financeira do condomínio residencial, quem são os moradores com débito, notas fiscais, dentre outras atividades que envolvem a administração.

Além disso, o síndico precisa realizar o registro em carteira dos funcionários do condomínio, manter o pagamento em dia e contribuir com a Previdência Social e o Fundo de Garantia (FGTS).

Uma comunicação eficaz é essencial para evitar problemas posteriores. Utilize as reuniões de condomínio para informar, cobrar e, inclusive, já agendar as próximas conversas. Não esqueça de pegar os contatos (e-mail e telefone) das pessoas para comunicar alguma mudança ou demais informações.

Fazer um controle e planejamento financeiro é imprescindível, pois o condomínio, como qualquer outro edifício, tem contas a pagar ou gastos variados.

Então, é necessário a montagem de uma planilha no qual aponte as dívidas, compras executadas e reparos que foram feitos como, por exemplo, o conserto do asfalto fachada do prédio.

A tecnologia também pode ser usada para gerir o condomínio, pois atualmente há ferramentas que ajudam a checar informações, impressões de boletos e outros. Tem programas que ajudam a monitorar vencimento de equipamento de segurança. Desse modo, garantindo a tranquilidade do síndico e o bem-estar e segurança de todos.

Portanto, é extremamente necessário manter uma organização do prédio, pois se realizada com zelo pode evitar conflitos e problemas.

A importância da brigada de incêndio para condomínios

Formação de brigada para condomínio residenciais é fundamental para que todos os funcionários possam receber um curso capacitado de brigadista.

Esse treinamento é efetuado apenas em um dia cerca de 3 a 4 horas e o ideal é que todos, não somente os funcionários, mas síndicos e moradores, participem

O cronograma das atividades se dividem em: testes simulados, casos de explosões, vazamento de gás, manuseio de extintores, mangueiras de incêndios e outras situações no intuito de evitar tragédias. O curso é ministrado pela brigada de incendio.

Um detalhe interessante é que o extintor de incêndio tem vários modelos e tem indicação para determinadas ocorrências. Invista nesse tipo de treinamento para o condomínio, pois é essencial planejar a segurança de todos que convivem em um mesmo espaço.

O que é convenção de condomínio?

A convenção de condomínio é um documento que normatiza/ padroniza as normas condominiais para serem seguidas por moradores. É um documento rico em informações e detalhes.

Para validá-la, precisa ser aprovada por uma assembleia com, pelo menos, dois terços dos titulares das frações ideais e registrada em cartório para ser validada em frente a terceiro. O mesmo procedimento é adotado em caso de alteração no documento.

O síndico precisa colocar uma cópia desse documento em um lugar comum, onde todos tenham acesso, para que os moradores saibam das normas. Nele constam algumas especificações. Confira abaixo.

A descrição do edifício, ou seja, a convenção mostra a descrição e individualização de cada parte do imóvel como, por exemplo, de áreas exclusivas e comum, dando a fração de cada unidade. Define a como será a administração do condomínio, especificando os direitos, deveres e funções do síndico.

Lembrando que ele é o responsável por verificar o Alambrado belgo preço, dentre outros tipos de materiais necessários, contas, todo processo administrativo e, também, é o responsável legal do condomínio. É o documento que estipula o valor da taxa condominial e a forma de pagamento.

As assembleias de condomínio também devem estar bem explicadas na convenção com todas suas especificações, desde eleição de síndico a previsão orçamentária, entre outros aspectos.

As sanções aos condôminos ou inquilinos são advertências de algum descumprimento das regras prediais e, também, precisa estar no documento ou estão sujeitas a multas.

O último aspecto da convenção é o regimento interno, que consiste na grade com as regras do cotidiano do condomínio para a boa convivência entre todos, mantendo a organização interna.