ventilação

Um cômodo abafado e com falta de ventilação não é apenas desconfortável, ele também pode causar uma série de problemas de saúde, desde ataques de asma até alergias. Por conta disso, é muito importante que isso seja considerado na hora de construir ou reformar um imóvel.

A boa notícia é que algumas medidas simples são o suficiente para manter um cômodo sempre arejado, agradável e não prejudicial à saúde de quem o frequenta. Confira algumas delas no artigo a seguir:

  1. Mantenha o ar condicionado limpo

A instalação ar condicionado é uma das estratégias mais adotadas para ventilar um cômodo. Afinal, esse aparato atua captando o ar do ambiente e liberando-o em uma temperatura mais baixa, reduzindo o calor em seu interior e favorecendo a circulação de ar.

Além disso, os modelos quente-frio são versáteis, podendo ser usados tanto no inverno quanto no verão.

Contudo, muitas pessoas se esquecem de que não basta instalar esse equipamento: é fundamental investir na higienização de ar condicionado split e mesmo do modelo tradicional, por mais que ele já não seja tão popular.

O motivo por trás disso é que, à medida que o tempo passa, essa máquina tende a captar a sujeira do ambiente, juntando pó e favorecendo a proliferação de microorganismos.

Deste modo, a higiene do local e a saúde das pessoas que o frequentam ficam comprometidas. Isso porque o acúmulo de sujeira no aparelho pode criar problemas como:

  • Rinite;

  • Sinusite;

  • Bronquite;

  • Pneumonia.

Além disso, a medida que as impurezas se acumulam, elas tendem a obstruir as entradas e saídas do aparelho. Na prática, isso significa que o aparato terá que consumir mais energia para refrescar o ar do ambiente.

A boa notícia é que isso não é difícil de se realizar: empresas que atuam no ramo de instalação e manutenção costumam se encarregar desta tarefa, basta entrar em contato com uma delas.

Ainda assim, é fundamental que o trabalho fique nas mãos de pessoas devidamente qualificadas para tal, de modo a obter melhores resultados.

  1. Conte com um ventilador

Esse aparato, entretanto, também tem uma desvantagem importante: o investimento necessário para cobrir a compra e a instalação de ar condicionado split preço pode ser alto.

Além disso, esse item gera um consumo de energia extra, fazendo com que a conta de eletricidade suba. Tudo isso faz com que ele não caiba no orçamento de muitas pessoas.

A boa notícia é que há uma alternativa mais em conta para manter o ar circulando, para isso basta instalar um ventilador fixo, ou mesmo comprar um portátil.

Como ele move o ar ao seu redor quando move as pás, trata-se de uma excelente opção para manter qualquer cômodo arejado.

  1. Não bloqueie entradas e saídas de ar

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas que se queixam de que sua casa não é ventilada cometem esse erro básico: manter entradas e saídas de ar, como portas e janelas, fechadas ou obstruídas.

Quando isso acontece, a circulação é limitada, causando a sensação de abafamento.

Felizmente, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso prejudicar a privacidade para manter o ambiente ventilado: basta investir em uma veneziana.

Leve e com espaço entre as lâminas de tecido, ela não bloqueia a passagem do ar, permitindo que ele se renove e que o espaço esteja sempre arejado.

No caso de cômodos que não podem, sob hipótese nenhuma, ser atingidos pela radiação solar, também há uma opção: as venezianas industriais.

Apesar de serem fixas, elas também têm vãos entre as lâminas, tornando a circulação de ar possível. Apesar disso, é preciso ter em mente que a veneziana industrial preço pode ser alto, exigindo a realização de um planejamento financeiro para a sua instalação.

  1. Invista na ventilação cruzada

Quando se trata de um imóvel que ainda está na fase de projeto, há ainda mais opções para garantir que ele seja ventilado e arejado.

A principal delas é investir na chamada ventilação cruzada – que nada mais é do que distribuir os cômodos pelo espaço conforme a direção dos ventos da região.

Além disso, o arquiteto pode distribuir as portas e janelas em seu interior de modo a favorecer a circulação do ar ainda mais, mantendo todos os ambientes frescos e arejados.

Vale ressaltar que, por mais que a técnica da ventilação cruzadas seja empregada, ainda é interessante implementar as demais medidas para fazer o ar circular. Desse modo, o conforto ambiental será ainda maior.