paisagismo

O paisagismo é bastante associado à estética de elementos voltados à jardinagem, sendo relacionado também como processos de decoração de espaços considerados públicos.

No entanto, essas técnicas vão além dessa simples definição, agregando valor ao imóvel, assim como qualidade de vida e bem-estar aos moradores.

Ele diz respeito à criação de ambientes decorados, mas também, harmônico, tornando o local mais agradável, ventilado, iluminado e confortável aos moradores. Isso porque, as técnicas de paisagismo podem ser utilizadas tanto em espaços públicos, como também em residências e imóveis comerciais.

A função do paisagista, neste aspecto, com o auxílio de um arquiteto é recompor e criar novos espaços botânicos, valorizando a ecologia do local, assim como a arquitetura do imóvel ou infraestrutura local.

Com isso, é possível otimizar os espaços, ter um local esteticamente mais bonito e agradável e ainda, uma melhora do seu uso. Ainda, apostar nessas técnicas, além de trazer um bem-estar para quem mora no local, aumentam o relaxamento e até mesmo melhoram a qualidade atmosférica do local.

Por conta da versatilidade das técnicas de jardinagem e paisagismo é possível apostar em diversas técnicas, em locais diferenciados. A exemplo de:

  • Jardins externos;
  • Jardins suspensos;
  • Paisagismo na área da piscina;
  • Paisagismo em áreas de lazer, como um parque;
  • Jardinagem na varanda ou fachada residencial.

Sendo assim, existem vários locais da aplicação dessas técnicas, com o objetivo de tornar o local ainda mais agradável e harmônico. Porém, é importante ressaltar que para cada tipo de instalação existem cuidados necessários.

Por exemplo, no caso da instalação de jardins externos é necessário estar atento ao tipo de solo, tipo de planta, instalação ou não de pedras e outros aspectos que são importantes para que o jardim dê certo.

No caso do jardim suspenso, ele é mais recomendado para ambientes menores, como apartamentos. Na área da piscina ou de lazer, é possível integrar essas técnicas com a inserção de um deck de madeira, por exemplo, uma cobertura diferenciada no local, dentre outras técnicas com o uso de vasos e plantas menores.

Para obter e contratar o melhor serviço, recomenda-se buscar por uma empresa que seja especializada nesse setor. Além das técnicas de paisagismo mais gerais, trouxemos mais dicas para o ambiente residencial.

A instalação de uma piscina

A instalação de uma piscina, além de valorizar o seu imóvel pode proporcionar um momento para realização de atividades físicas, assim como para o lazer e o relaxamento entre amigos e familiares.

Existe uma dúvida grande de qual modelo escolher, o que depende do orçamento disponível pelo cliente, o espaço necessário e um gosto pessoal.

Nesse artigo, recomendamos o uso da piscina de fibra que é bastante resistente, durável, versátil e mais prática de instalar, se comparada com a de alvenaria.

Instalando sua piscina, não esqueça da iluminação para piscina de fibra, assim como da inserção de acessórios que são importantes como escada, barra e até mesmo uma cascata para piscina de fibra.

Acima, estávamos falando sobre a importância do paisagismo em diversos locais na residência, porém, é importante lembrar que essas técnicas podem estar presentes na piscina.

No paisagismo para piscina muitas pessoas instalam decks de madeira, uma área ao lado para o descanso, vasos e plantas para tornar o ambiente ainda mais harmônico e sofisticado.

Outros elementos decorativos

Agora que você já sabe sobre as técnicas de paisagismo e jardinagem para o ambiente residencial, assim como a importância da instalação de uma piscina, vale a pena falarmos sobre alguns elementos decorativos que podem proporcionar o bem-estar e qualidade de vida.

Um deles diz respeito à instalação de cortinas. Existem vários modelos de cortinas disponíveis no mercado, desde a persiana, até as de tecido ou blackout.

Nesse caso, é importante verificar a quantidade de iluminação no local e o quanto o cliente deseja ter privacidade ou restringir a luminosidade do local. Para aumentar a sofisticação do ambiente, recomendamos o uso da cortina de linho cinza.

Esse tipo de tecido é muito confortável, agradável e bonita esteticamente. A cortina linho, portanto, é uma excelente recomendação para quem deseja inserir um material de qualidade em seu lar.

A cor cinza é uma tendência nos dias atuais, por ser considerado uma cor neutra e que combina com outros tipos de decoração, pinturas, texturas e até mesmo, papéis de parede.

Inclusive, outra dica diz respeito ao uso do papel de parede, que pode ser aplicado no lugar da tinta, servindo como um elemento decorativo, mas, também de proteção à parede.

Como existem vários modelos no mercado, vale a pena buscar pelo papel de parede masculino ou feminino, assim como com uma pegada mais infantil ou para casal.