construções

O setor construções e de construção civil cresce continuamente no Brasil. A compra de imóveis está em alta e promete mais crescimento por um longo período de tempo.

Por esse motivo, as empreiteiras têm investido cada vez mais em soluções inteligentes para atrair compradores exigentes e garantir uma qualidade de moradia cada vez maior.

Apesar disso, vale destacar que os procedimentos adotados para as grandes construções como condomínios, por exemplo, exigem alguns cuidados e este post falará sobre alguns deles.

Alguns procedimentos e materiais utilizados na construção de condomínios

É muito comum encontrar obras em andamento pelas cidades. Cada vez mais a busca por imóveis que ofereçam qualidade de vida e segurança tem crescido e se tornou parte fundamental das exigências de compradores e investidores.

Por conta disso, é fundamental que algumas exigências tanto de órgãos fiscalizadores como de compradores sejam atendidas de acordo, para que não ocorram problemas e o investimento seja um sucesso.

Um exemplo de exigência é o laudo de vistoria cautelar.

Algumas vezes, as empreiteiras podem vir a ter problemas com a vizinhança por conta da construção de um condomínio. Muitas vezes, a construtoras podem vir a ser acusadas de diversos problemas, como rachaduras em construções vizinhas, por exemplo, que podem desencadear um processo judicial que, em alguns casos, resulta em embargo da obra.

Nesse contexto, as vistorias cautelares têm como objetivo apurar as situações existentes em um determinado imóvel. Caso o dano causado seja por conta da construção vizinha, o requerente poderá entrar com uma ação judicial.

Para evitar esses problemas, engenheiros experientes são contratados pelas construtoras a fim de realizar essas vistorias antes do início da construção.

Essas vistorias visam estabelecer um relacionamento de confiança entre os vizinhos e a construtora, a fim de evitar problemas futuros.

Um alvara de funcionamento é outra exigência importante que garante a segurança da continuidade das obras. Somente a autorização para início das obras não é o suficiente, pois caso o proprietário decida iniciar a construção sem o alvará, poderá ter a obra interrompida.

Portanto, o alvará de construção é um documento emitido pela prefeitura da cidade onde ocorrerá a obra atestando que o projeto atende a legislação vigente e que existe um profissional técnico responsável por esse obra.

Os alvarás devem permanecer na obra para atestar sua autorização e todos eles possuem:

  • Emissão pela prefeitura;
  • Indicação do proprietário e responsável técnico;
  • Mostram um prazo de validade;
  • Assinados por autoridades do município.

Esses não são os únicos procedimentos importantes a serem adotados. Antes de iniciar a compra de materiais para a obra é importante realizar um projeto estrutural. Este é um projeto complementar ao arquitetônico, no qual o foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais, como vigas, pilares e lajes.

Um pré-lançamento dos pilares feito por arquitetos facilita o trabalho do engenheiro que já pode começar a fase de dimensionamento e detalhamento dos elementos.

Dando início as construções dos projetos

Após isso feito, ou seja, realizada a parte burocrática, o construtor pode começar a comprar os materiais necessários para a obra e dar início a construção.

Um dos materiais essenciais nessa etapa é a forma para mourão, que pode ser fabricada de acordo com as necessidades e exigências do consumidor.

Alguns fatores para essa fabricação são o material com que é produzido, a dimensão e até o formato, tudo de acordo com as especificações do consumidor para que este produto atenda às suas demandas.

Outro tipo de material bastante utilizado nas construções civis de grande porte é o bloco de concreto. Popularmente chamados de blocos de cimento, eles possuem um formato semelhante ao de um paralelepípedo e dois furos grandes, sendo esses blocos muito utilizados na construção de paredes e muros.

Esse tipo de material foi projetado para oferecer mais segurança para as grandes construções e são altamente resistentes.

Ao final da construção, existem outras medidas de segurança que podem ser tomadas pelo proprietário de um imóvel em condomínio fechado, por exemplo.

Uma casa blindada, por exemplo, oferece uma qualidade em segurança superior às outras. No entanto, é importante procurar por profissionais capacitados para o processo de blindagem dos imóveis.

Seja qual for a necessidade da construção, tanto em design, segurança entre outros, é importante que as normas de regularização sejam seguidas à risca e que os materiais utilizados tenham muita qualidade. A partir daí, o empreendimento terá sucesso absoluto e atenderá às expectativas de todos os consumidores.