obra

Conhecer o espaço ou terreno em que a obra será construída, verificar técnicas de limpeza e pintura para a obra, assim como identificar os materiais necessários em uma construção são elementos fundamentais para quem deseja ter um bom imóvel.

Sendo assim, alguns pontos a respeito desse assunto foram levantados e serão explicados com maus detalhes abaixo.

Saiba mais sobre os levantamentos topográficos

O levantamento topográfico é uma ação necessária na construção civil e basicamente serve para o mapeamento e identificação do terreno.

Seu uso é importante para apresentar com precisão as características do solo, assim como conhecer melhor o tipo de terreno em que o imóvel será construído, pois isso afeta o tipo de fundação utilizada.

A ideia é identificar também se o espaço conta com elementos naturais, como as rochas, árvores, como é o local ao redor onde o terreno está localizado, dentre outros.

Esse “mapa topográfico” é utilizado também por entidades governamentais que desejam conhecer melhor qual é aquele espaço, qual orçamento será aplicado em uma construção, dentre outros detalhes.

Ter um levantamento topográfico do local é fundamental no caso de reformas em rodovias, abertura de barragens, reformas em calçadas ou pistas, dentre outros.

Portanto, por meio desse levantamento, os engenheiros responsáveis pela obra conseguem realizar suas elaborações com maior precisão.

Para realizar esse levantamento, o GPS pode ser utilizado para o mapeamento, assim como a aplicação de contornos no local, por meio de envio de equipe a campo, dentre outros.

Neste caso, falando especificamente a respeito do levantamento planialtimétrico, é importante entender que ele é um dos tipos de levantamentos que podem ser aplicados e consiste em um documento que descreve como é o terreno que a obra será realizada.

Neste processo de descrição, alguns pontos são apresentados, como:

  • Medidas;
  • Angulação;
  • Níveis de inclinação;
  • Diferenças do nivelamento do terreno.

Com isso, fica muito mais fácil e prático realizar a elaboração de um projeto que atenda as necessidades do cliente e que possa ser preciso, no que se refere à infraestrutura que será necessário para aquele local.

Outro detalhe importante é que esse levantamento é versátil e pode ser aplicado em vários locais, desde as barragens, construção de prédios, reformas, extração de recursos naturais, dentre outros.

Por meio do levantamento é possível realizar um ortofoto civil 3D, que se refere a mudanças realizadas na planta do imóvel, permitindo uma impressão em 3D, para trazer um aspecto de maior realidade.

Você já ouviu falar em hidrojateamento?

Agora que você já sabe sobre os tipos de levantamento e sua importância, é fundamental falarmos sobre a limpeza com hidrojateamento. Esse tipo de limpeza consiste em um processo fundamental para vários segmentos, incluindo as empresas.

Isso porque, o hidrojateamento consiste em uma ação de liberar água em alta pressão para limpar ou atingir um determinado local. Como a pressão é intensa, o local fica limpo e ainda, ocorre uma desobstrução de espaços.

Esse procedimento funciona de forma bastante simples e prática, já que a água é despejada em elevada velocidade e pressão.

Com isso, esse procedimento se torna fundamental para empresas, assim como para indústrias, tanto por otimizar o tempo de limpeza investido em uma área, assim como desobstruir espaços e locais, tornando mais fluido o deslocamento de líquidos.

Diante disso, para resolver cada tipo de problema, existe uma pressão e vazão dessa água que são aplicados de forma diferente.

Para obter o serviço de hidrojateamento é fundamental contar com empresas que sejam especializadas nesse segmento, assim como que sejam especialistas em tubulações.

Muitas vezes, uma empresa está com problemas de tubulações entupidas com certa frequência, exatamente porque existem áreas e superfícies que estão sobrecarregadas e precisam ser limpas.

Por isso, buscar conversar com uma equipe técnica é fundamental para identificar a causa do problema.

Vale ressaltar também que esse é um procedimento que não oferece riscos ou danos aos equipamentos, muito menos aos funcionários de sua empresa, podendo ser uma técnica eficiente para desentupir espaços.

O hidrojateamento pode ser também de baixa pressão, quando é utilizado para limpeza canos e espaços mais frágeis, compactos e com materiais com menor resistência.

Na construção civil, é possível integrar o hidrojateamento e pintura, para tornar o procedimento de pintura muito mais rápido e preciso.

Ainda, existem aplicações que utilizam uma pressão superior e que são mais indicados para ambientes industriais, como as metalúrgicas, por exemplo.

Uso de andaimes tubulares em sua obra

Durante um processo de construção ou reforma é fundamental falar a respeito do andaime tubular 1×1 e do uso de equipamentos para tornar sua obra mais versátil.

No caso dos andaimes, eles são fundamentais para elevar funcionários a pontos específicos, deslocar equipamentos e ainda, trazer mais segurança para obras em alta. Por isso, não deixe de contar com o uso do andaime 1×1 ou outros modelos em sua obra.