forro

Em todo processo de reforma e construção é comum surgirem muitas dúvidas e questionamentos a cerca dos produtos, materiais e projetos que precisam ser desenvolvidos.

Por isso, é importante possuir um bom planejamento, bem como uma equipe de profissionais qualificados para auxiliar no desenvolvimento do projeto e as melhores escolhas e opções para sua execução e resultado final.

Dentro da obra, há alguns processos que são padrões e essenciais e para sua execução não há muito segredo. Entretanto, nos processos de acabamento e decoração as variedades de produtos apresentam uma infinidade de possibilidades e ao mesmo tempo dúvidas sobre qual o melhor caminho a seguir.

Pensando nisso, é importante além de bons profissionais uma pesquisa para determinar quais são as melhores escolhas.

No universo do acabamento, um item necessário, principalmente em obras residenciais é o forro que desenvolve diversas funções que são importantes ao projeto. Dentre elas há:

  • Funções termoacustica;
  • Acesso facilitado às instalações;
  • Retarda a propagação de incêndio;
  • Embeleza;
  • Organiza o ambiente.

Tipos de forro

Apresentando uma gama de modelos variados esse produto pode ser classificado quanto a forma e quanto ao material.

Em relação a forma podemos classifica-los em três modelos. Sendo: o forro liso cobre todo o ambiente e funciona melhor quando há uma boa altura, entretanto quando o espaço é pequeno. Dessa forma torna o espaço mais aconchegante e esteticamente agradável.

O forro rebaixado sendo utilizado para destacar imóveis ou delimitar os ambiente, semelhante a função da divisoria de PVC e demais materiais como o gesso. E por fim o forro recortado que serve estrategicamente para destacar partes do ambientes.

No que se refere aos materiais há uma variedade de modelos que complemente as suas formas. Assim há:

Forro de Madeira

A principal vantagem desse material além de sua beleza e durabilidade é o conforto térmico e acústico oferecido por ele. Além disso, é um material versátil que pode ser utilizado em sua cor natural ou pode ser pintado.

Tudo isso vai depender da ideia e características do ambiente. Uma de suas desvantagens é o valor e manutenção que acabam sendo mais caros que o comum.

Gesso

O forro de gesso é o modelo mais comuns entre os projetos de arquitetura e design no país, uma das características desse material que contribui para essa grande usabilidade é sua versatilidade.

Pode ser placas menores e revestidas de argamassa que apresentam um aspecto único ou o gesso acartonado que são placas maiores e mais finas.

Por desse último modelo é possível fazer o forro rebaixado, além disso, são mais resistentes com um acabamento melhor e ainda produz menos resíduos em seu processo de instalação.

Forro de PVC

Sendo um dos modelos mais práticos o forro de PVC liso tem grande usabilidade e aplicação tanto em projetos residenciais quanto em empreendimentos comerciais.

Esse modelo é resistente a umidade o que permite que seja aplicado em qualquer ambiente. Diferentemente da madeira não sofre com ataque de insetos e cupins, não recebe pintura e apresenta um preço bem acessível no mercado.

Assim esse modelo ainda está disponível, imitando diversas texturas, dentre elas o forro de PVC imitando madeira, que tem um aspecto bem parecido só que com as vantagens do plástico.

Entretanto ele não é um dos modelos mais aconchegantes, assim a sua capacidade termoacustica é inferior aos demais modelos. Nesse cenário essa escolha é indicada para economizar e ter praticidade.

Envidraçamento

Outro tipo de acabamento que atualmente vem ganhando destaque é o envidraçamento que pode ser aplicado em varandas, sacadas e demais áreas externas.

Um das principais vantagens desse processo é a limpeza e praticidade que ele oferece aos ambientes. O vidro permite que a luz continue no ambiente deixando iluminado e arejado e ao mesmo tempo evita que poeira, chuva, vento e insetos adentrem ao espaço.

Assim a varanda de vidro continua sendo um espaço mais fresco e aberto, pois o envidraçamento permite que seja aberto ou fechado sempre que o morador desejar, além disso, a limpeza é simples e fácil de ser realizada, basta aplicar os produtos corretos.

Nesse caso é importante dizer que para esse processo é preciso contratar um empresa especializada, pois não pode ser qualquer vidro é necessário ser o de segurança como o vidro temperado, blindado ou laminado.

Isso porque esses modelos são mais resistentes aos impactos e ao serem atingidos não estouram, evitando dessa forma acidentes e danos às pessoas.