automação

As descobertas e avanços da tecnologia possibilitaram o desenvolvimento de diversas máquinas, equipamentos, acessórios e estruturas que tornaram as atividades cotidianas mais simples e fáceis de serem realizadas, por meio da automação. Todas as mudanças refletiram em alterações de comportamentos e prioridades.

Um das principais transformações foi o controle e acesso à informações. Atualmente, a indústria de tecnologia desenvolve processos e recursos que tornam os processos mais automatizados, ou seja, algumas ações podem ser realizadas automaticamente.

Logo que foi desenvolvida a automação é utilizada somente em ambientes empresariais, atualmente, já é possível aplicar às residencias, tornando diversos processo mais simples de serem controlados, programados e realizados.

Compreender os benefícios da automação, contribui para uma casa mais moderna e segura a todos.

Automação residencial, o que é?

Automação residencial consiste na aplicação de todas as tecnologias existentes dentro da casa para facilitar tarefas que dependem apenas dos moradores, como abrir e fechar as cortinas ou acender e apagar as lâmpadas.

A automação faz com que cada vez mais as casas sejam modernas e inteligentes.

Para facilitar a programação e controle o aplicativo permite o acesso de todos os sistema de automação residencial pelo celular, programando-os de acordo com os hábitos, rotinas e necessidades dos moradores. Promovendo casas mais seguras, modernas e com comodidade.

As principais vantagens da automação residencial são:

  • Segurança da informação;
  • Praticidade;
  • Economia;
  • Conforto.

Com isso os moradores tem as atividades cotidianas realizadas rapidamente de acordo com as principais rotinas. Além disso, a automação permite que algumas configurações fiquem pré definidas, facilitando em dias que tem eventos especiais.

Onde aplicar essa tecnologia?

Por unificar os sistemas de tecnologia dentro de uma casa, mesmo sem perceber há muito locais que permitem que o processo de automação aconteça desde os mais simples aos mais complexos.

Uma casa inteligente pode ter vários sistemas automatizados, sendo eles:

  • Iluminação;
  • Irrigação;
  • Janelas e cortinas;
  • Segurança;
  • Temperatura;
  • Sonorização.

A iluminação consiste no controle de todas as luzes da casas, desde a luminária de teto até as luzes externas e adicionais.

A automação permite ainda configurações diferentes para casa parte da casa, assim para os dias de festa ou cinema é possível ter uma programação pré definida diferenciada.

A irrigação é o processo de hidratação e nutrição das plantas, servindo para deixá-las saudáveis o ano todo. O sistema de irrigação pode ser automatizado e programado para irrigar a quantidade de vezes necessárias ao dia de acordo com o clima e com as características das estações do ano.

As janelas e cortinas persianas para quarto e demais cômodos da casa também podem ser programadas para aproveitarem ao máximo a luz solar e economizar energia ao mesmo tempo.

Com isso, assim como a iluminação é possível definir tipos de abertura e fechamento para dias mais frios, quentes, festivos ou de cinema.

A segurança é ocorre por dois processo, um deles é o monitoramento das câmeras de segurança que permitem o controle remoto e o segundo processo consiste no sistema de biometria para o travamento das portas e janelas.

Com isso apenas os moradores conseguem acessar o interior da casa, ou programá-la para ser aberta alguns segundos ou minutos antes da sua chegada.

A temperatura e ventilação é controlada com a abertura de janelas e até mesmo controle do ar condicionado split deixando o ambiente mais fresco antes mesmo da chegada na casa, pois o sistema é controlado via aplicativo em celulares ou tablets.

Por fim a sonorização, controlando sistemas de vídeo e som em toda a casa, deixando programações definidas para serem acessadas facilmente.

Para que a automação funcione corretamente é preciso ter um bom sistema elétrico, com uma rede estruturada de cabeamento para que todos os fios tenham acesso aos pontos necessários e que seja mais fácil manusear e organizar esse sistema.

Além disso, quanto mais organizado menores são as chances de acidentes como curto-circuito.

Outro detalhe importante que interfere diretamente na automação da iluminação é o teto com sanca de gesso, pois os fios ficam protegidos e são rapidamente acessados sempre que for necessário quaisquer processos de reparo e manutenção.

Desse modo, além das casas terem estrutura que permitam a sua inteligencia, elas também são confortáveis, modernas e com design e decoração sofisticadas.

A fim de alcançar uma boa automação residencial a contratação de empresas que desenvolvem todo o projeto até a sua instalação é primordial, evitando danos e problemas no futuro.