A janela de uma casa é um dos itens mais importantes para escolhas inteligentes, mesmo que nas reformas e construções não se dê tanta atenção pra esse item.

Janelas e portas podem compor cerca de 12% do gasto total, na construção de uma residência.

Todavia, ao construir ou reformar, não se deve apenas ter atenção ao gasto necessário, mas sim às suas necessidades, pois uma janela perfeita pode, e será, a solução para diversos desconfortos.

Os diversos modelos de janelas existentes no mercado, trazem a possibilidade de o projeto de construção da casa trazer toda a comodidade que se busca.

O primeiro ponto, é saber quais as comodidades oferecidas por cada tipo de janela

Comumente usado por sua beleza natural, janelas de madeira são comuns no Brasil.

Seu acabamento proporciona à casa uma beleza singular que, em conjunto com um bom projeto de construção, pode trazer à sua casa a beleza tão sonhada.

Entretanto, há desafios na utilização de tal material, pois sua manutenção deve ser feita periodicamente.

A madeira é um material rústico, porém, com rápida degradação em ambientes externos, principalmente. A chuva pode e será, um grande mal para a conservação de sua janela.

Para áreas de grande umidade no ar, ou até mesmo chuvas e garoas frequentes, a madeira se transforma em material de difícil conservação. Para evitar isso, se pode recorrer ao uso de janelas de pvc.

Criada no período pós-guerra, a ideia surgiu na Alemanha, com o material eficiente, mais barato e de fácil manutenção.

O policloreto de vinila, o PVC, foi na época uma novidade de reconhecimento mundial, principalmente na Europa, de onde se advém a ideia de utilizá-lo na confecção de janelas.

Seu material, faz com que suas janelas e portas não se desgastem e não fiquem amareladas.

Além disso, não empenam, são resistentes ao fogo e à maresia, o que faz com que sua durabilidade aumente muito. Janelas de PVC podem ter um tempo de vida longo, além de ter vantagem no isolamento térmico, em relação à janela de alumínio, que além de possuir baixa força material, não possui propriedades térmicas próprias, fazendo com que tanto o calor como o frio, passem indiferentes no material.

Por que utilizar janelas de vidro?

Para se reduzir outros problemas possíveis, investir em janelas de vidro é uma boa opção. Seu uso em conjunto com as esquadrias de PVC, pode trazer uma comodidade. Veja as vantagens do vidro:

  • A janela de vidro para sala pode aumentar o poder do isolamento térmico do PVC, deixando o ambiente mais agradável;
  • Possui poder de isolamento acústico, podendo ser aumentado conforme a necessidade do local;
  • Traz um conceito de modernidade ao local de instalação;
  • Não enferruja e não pega umidade, nem tem problemas com o Sol, portanto é uma alternativa bem interessante e um material de durabilidade muito alta;
  • Mesmo que exija cuidado pela fragilidade do vidro, tal fato pode ser ajustado para sua necessidade com o uso de vidros temperados;
  • Em paredes mais altas e largas, a janela de vidro para sala é ideal para criar um modelo personalizado sob medida, para aproveitar ao máximo o potencial da parede e criar uma fachada de acordo com o espaço disponível, podendo inclusive, transformar sua janela em um “quadro de arte”, se voltada para seu ambiente externo.

O uso de janela de vidro pode lhe trazer ainda um grande benefício, principalmente se você mora em um local com muito ruído externo, ou até mesmo se você é quem emite os sons e não deseja incomodar os vizinhos.

Com o uso da janela anti ruído, se consegue um isolamento acústico ótimo para quaisquer necessidades. Para quem mora em metrópoles ou próximo a avenidas, aeroportos, ou qualquer outro lugar que tenha demasiado ruído.

Os efeitos do ruído sobre o corpo humano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, são devastadores, com consequências fisiológicas e patológicas, que vão desde a hipertensão até transtornos psíquicos e sexuais, passando por desordem do sono, perda de audição, úlceras gástricas e estresse crônico.

Mesmo pessoas que se dizem acostumadas com o ruído, não percebem que, na verdade, essa convivência pacífica com o problema é determinada por uma gradual perda auditiva.

Para evitar esse e demais transtornos, recorrer a uma janela anti ruído pode ser uma ótima solução. Indique as suas necessidades durante a formulação do projeto de construção, afinal, um bom projeto é aquele que cumpre todos seus desejos e necessidades.