obra

Uma obra só consegue ser realizada de forma bem planejada quando todos os insumos estiverem disponíveis para os trabalhadores, desde materiais como concreto leve, tijolos, estruturas metálicas até equipamentos como betoneiras, retroescavadeiras e muitos outros.

Além do planejamento operacional, ou seja, de como serão feitas as etapas, é preciso que a residência ou qualquer outro empreendimento esteja com um projeto arquitetônico e estrutural bem adequado, para que a construção não seja comprometida.

Esses projetos a serem feitos são variados e vão desde o projeto de rede coletora de esgoto sanitário até projetos elétricos. Isto garante que todos os componentes sejam bem feitos e bem elaborados, além de torná-los altamente seguros.

Neste artigo abordaremos alguns componentes que são encontrados durante uma construção, seja os projetos elétricos e de esgoto, ou a locação de máquinas e ferramentas.

A locação de máquinas e ferramentas

Uma obra eficiente é uma obra que consegue unir qualidade, rapidez, execução, segurança e diminuição de custos. Assim, muitas ações são tomadas como um maior investimento em segurança, tanto de manutenção como na entrega dos equipamentos de proteção individual e coletiva.

Fazendo com que os investimentos em segurança, eficiência e qualidade aumentem. No entanto, além disso, é necessário gastar menos em máquinas e ferramentas, principalmente, porque estas possuem alto custo de manutenção.

Uma forma de escapar disso é investindo na locação de máquinas e equipamentos, como a betoneira 400 litros preço e as máquinas de grande porte, como retroescavadeiras e rolos compressores. A locação de ferramentas e máquinas se destaca pelo:

  • Preço acessível;
  • Variedade de máquinas;
  • Oferecimento de suporte;
  • Garantia de equipamentos em perfeito estado.

Com isto a obra ganha agilidade, dinamismo e eficiência, fazendo com que os resultados sejam maiores e mais importantes para os empresários.

O projeto de rede coletora de esgoto

O projeto rede coletora de esgoto é um dos principais quando tratamos de empreendimentos residenciais. Para ser feito é preciso que haja um estudo que leve em consideração os mais variados aspectos, como as características do local, as declividades das vidas, a distância entre os Poços de Visita (PV) e os tipos de tubulações que serão empregados.

É necessário também verificar as condições dos estabelecimentos. Se for um loteamento, é necessário identificar as declividades das quadras e lotes para saber onde ocorrerá as faixas de vielas sanitárias laterais e a profundidade das redes.

Já se for um residencial vertical, como os prédios, o projeto sobre saneamento básico, como é conhecido também preciso saber o posicionamento das caixas de coletas e passagem das torres, o caminhamento das redes, verificação da coleta de esgoto tanto das áreas comuns como das portarias e outros lugares.

O projeto de rede coletora de esgoto precisa sempre ser dimensionado e compatibilizado com outras redes e com profissionais de qualidade, como os topógrafos que fazem o Levantamento Planialtimétrico Cadastral, que registra todas as redes existentes nas obras.

Projetos elétricos em uma obra

O projeto de instalações elétricas consiste na previsão detalhada e escrita de todas as instalações que serão realizadas nas residências.

Os detalhes são: localização dos pontos de utilização da rede elétrico, o trajeto dos fios condutores, a divisão dos circuitos, as cargas que serão presentes no sistema, a carga total e muitos outros.

Podemos falar que esse projeto se divide em quatro partes.

  • Memória;
  • Conjunto de plantas;
  • Especificações;
  • Lista de materiais.

Na memória, o engenheiro elétrico projetista descreve a solução para o empreendimento. No conjunto de plantas são desenhados todos os esquemas e detalhes que serão precisos para que o projeto seja bem executado na obra.

Nas especificações, são descritos todos os materiais que serão usados e as normas para a aplicação deste, e, por fim, a lista de materiais consiste na descrição dos materiais que se farão necessários e a quantidade para colocar o sistema em prática.

Esse projeto além de trazer qualidade, traz à sua obra: economia na aquisição de materiais e de instalações, segurança, dimensionamento personalizado de acordo com as demandas, previsão de consumo entre outros. Assim, todo o sistema é otimizado para que a residência tenha um consumo qualificado da rede de energia elétrica.

Uma obra consiste então na junção de muitos projetos e o uso de equipamentos para otimizar os processos, e tornar a obra mais segura e eficiente.