material

A madeira é um exemplo de material considerado nobre e que nunca sai de moda. Logo, são diversas as opções de revestimento em madeira maciça ou pisos que imitam madeira. Geralmente, elas são muito utilizadas em áreas como salas e quartos.

Por outro lado, a resina epóxi é um material considerado novo e moderno, mas que se mostra cada vez mais popular, devido à aplicabilidade, praticidade e o aspecto brilhante e contínuo da superfície. Trata-se de uma opção para áreas como cozinhas, banheiros e garagens.

Antes de escolher o revestimento para a residência, a principal recomendação é investir bastante tempo em pesquisa. Afinal, a busca de referências ajuda os moradores a descobrir seu gosto pessoal e transpor as ideias para os ambientes.

Piso de madeira

Os revestimentos de madeira têm um aspecto rústico, com propostas mais clássicas ou mais modernas. O material enriquece todos os tipos de ambientes, principalmente quartos e salas, locais em que confere conforto especial.

A instalação de tacos ou assoalho de madeira é bastante comum nas residências brasileiras, principalmente em casas e apartamentos mais antigos.

Neste ponto, cabe mencionar que alguns processos são recomendados para recuperar a vida e a beleza deste item, além de proteger a superfície de madeira de desgastes e pragas e tratar o material.

Os produtos mais empregados com esse fim são resinas ou verniz, que podem ter acabamento brilhante, fosco ou acetinado, além de algumas opções de cores.

Contudo, é preciso que profissionais capacitados realizem a aplicação de sinteco, para garantir a qualidade final do serviço. O processo é composto por raspagem e lixamento do piso, polimento, limpeza, aplicação do produto e respeito ao tempo de secagem.

Uma opção para alcançar as mesmas propriedades, principalmente com relação ao conforto e a aparência, é a aplicação de pisos similares aos de madeira.

Atualmente, há diversas opções disponíveis no mercado e uma grande vantagem é que os preços são mais acessíveis, em comparação aos pisos de madeira maciça. Os mais usados são:

  • Piso laminado, composto por lâminas de madeira processada e derivados;
  • Piso vinílico, fabricado a partir de resinas, petróleo e minerais;
  • Carpetes de madeira, compostos por chapas finas de madeira processada;
  • Porcelanato ou piso de cerâmica texturizado, resistente, durável e prático;
  • Piso cimentício, com texturas e aplicação de produtos para acabamento.

Resina epóxi e seu impacto em um material

Com o apelido de porcelanato líquido, um revestimento que vem ganhando cada vez mais popularidade na decoração é o piso industrial epoxi.

O material é um
plástico termofixo que endurece na presença de um agente catalisador,
chamado de resina epóxi, ou poliepóxido.

Ele surgiu como uma opção
de revestimento para locais com tráfego intenso como fábricas,
hospitais, quadras esportivas e estacionamentos, principalmente devido
às suas propriedades.

As superfícies são bastante finas mas têm grande durabilidade, impermeabilidade e são muito resistentes à abrasão.

Com a aparência lisa e contínua, o piso não apresenta juntas de dilatação, fissuras ou rejuntes e é bastante brilhante. Com relação às cores, são muitas as opções, com possibilidade de criação de desenhos, embora os tons mais claros sejam os mais usados em residências.

A aplicação pode ser feita por cima de concreto, contra piso, cimento queimado, ou até de revestimentos como assoalho de madeira, azulejo, cerâmica e pedras em geral.

A limpeza é simples e pode ser feita apenas com pano úmido e detergente. Para a manutenção, em caso de desgaste, recomenda-se a reaplicação, que deve ser feita sempre por profissionais capacitados.

A aplicação pode ser feita nas residências em ambientes internos, como banheiros, cozinhas ou salas, ou ambientes externos, como garagens. Para os espaços molhados, há a opção de resina com efeito de piso antiderrapante.

Hoje, são infinitas as opções de revestimentos para residências, com grande diversidade de acabamentos e estilos.

A contratação de um profissional da decoração, como um arquiteto ou designer de interiores, pode ser muito benéfica nesta fase, auxiliando as escolhas e apresentando as opções mais modernas e adequadas para cada reforma ou construção.

Além de guiar as decisões de acabamentos, o profissional pode ajudar na aplicação de outros itens de decoração. Alguns exemplos são a persiana horizontal alumínio ou de madeira, móveis, tapetes, almofadas e outros objetos.

O profissional especializado vai fazer um projeto de decoração, levando em conta expectativas dos moradores para os espaços e tendências de decoração.

Embora muitas pessoas pensem que se trata de um gasto extra na reforma ou construção, o investimento se justifica pelo resultado final: ambientes personalizados, especiais para os moradores, modernos e belos!