manutenção-predial

As estruturas imobiliárias são formadas por materiais resistentes, que suportam variações climáticas, raios solares constantes e chuvas torrenciais, dependendo da região onde são construídas. Mas ainda assim, precisam de manutenção predial periodicamente.

Os fios e cabos elétricos também são resistentes, assim como os encanamentos que fazem parte do sistema hidráulico. A durabilidade pode ser muito longa, desde que todos os cuidados de prevenção sejam colocados em prática.

Isso significa que muitos elementos estruturais e equipamentos presentes em um imóvel precisam ser observados periodicamente.

A manutenção predial serve para que qualquer estrutura imobiliária, seja uma casa ou um apartamento, uma sala comercial ou um galpão industrial.

Serviço profissional garante segurança estrutural

Os serviços prestados por uma empresa de manutenção predial podem ser contratados esporadicamente, para que pequenos problemas possam ser resolvidos a tempo, evitando problemas maiores que podem ocasionar mais custos no futuro, como um acidente, queda de energia ou inundação.

Assim como muitos objetos presentes na vida da sociedade, os materiais utilizados em uma edificação possuem um tempo de validade, que pode ser prolongado com a aplicação de diferentes processos.

A partir de uma combinação variada de diferentes materiais, as características únicas se unem e fortalecem a proteção. Ainda assim, os proprietários ou responsáveis diretos devem estar atentos a algumas situações que envolve:

  • Estrutura da alvenaria;
  • Situação do telhado e forro;
  • Instalações hidráulicas, elétricas e de gás;
  • Portas, portões e fechaduras.

Quando se trata de um edifício comercial ou residencial, todos esses pontos precisam ser apresentados pelo síndico, a partir de observações de profissionais capacitados. A estrutura eletrica predial é essencial para a mobilidade de moradores e usuários, assim como para a segurança de todos.

Sem energia elétrica suficiente, equipamentos podem parar de funcionar, como portas automáticas, elevadores, iluminação de áreas comuns e mesmo das salas comerciais ou apartamentos.

Equipamentos precisam de manutenção predial

A prevenção é uma forma de garantir que a manutenção predial esteja em dia. Muitas vezes, uma simples substituição de peças específicas pode fazer toda a diferença na movimentação de um portão ou na iluminação da área externa.

A segurança de moradores e usuários é fundamental em qualquer situação, por isso as pessoas responsáveis devem estar atentas quanto à manutenção predial.

No caso de prédios com vários andares, a atenção com o elevador hidráulico residencial é imprescindível, para evitar paradas não programadas, impedindo a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida ou usuária de cadeira de rodas.

Para esse tipo de equipamento, o mercado tem à disposição empresas especializadas que verificam toda a estrutura, desde as condições da caixa em si, até os cabos de sustentação e o painel de identificação de andares no interior dos elevadores.

Se o prédio conta com um projeto de sistema de segurança residencial integrado, as câmeras internas dos elevadores também são verificadas, para garantir que as imagens captadas sejam encaminhadas para uma central de monitoramento adequada.

A segurança patrimonial faz parte da manutenção predial, com verificação de outros itens que fazem parte da estrutura desse setor, como:

  • Câmeras de vigilância;
  • Alarmes sonoros;
  • Redes de proteção;
  • Cercas elétricas.

Todos esses serviços devem ser realizados por profissionais capacitados, que entendem a necessidade de funcionamento durante 24 horas ininterruptamente, para que os moradores tenham a sensação de segurança elevada, em todos os sentidos.

Monitoramento de acesso de moradores e visitantes

O acesso de pessoas no interior de um condomínio pode ser controlado por equipamentos modernos, com processos que incluem uma catraca biometrica dedicada apenas aos moradores, e outra que permite a passagem de visitantes e prestadores de serviço.

Esse tipo de monitoramento é um facilitador para identificar as pessoas que passam para a área interna do condomínio. As casas e sobrados não precisam de uma catraca, pois esse tipo de equipamento é necessário apenas onde o fluxo de pessoas é muito grande.

Ainda assim, a automação residencial permite a instalação de um controle de acesso biometrico com fechaduras elétricas que podem ser instaladas nas portas de entrada de uma casa. Isso livra os moradores das chaves e permite a entrada apenas daqueles que possuem uma senha pessoal.

A manutenção predial periódica evita diversos problemas e evita gastos elevados, levando em consideração que muitas vezes basta a substituição de peças desgastadas para um equipamento voltar a funcionar de forma adequada.

A equipe responsável por esse setor, no caso de condomínios comerciais e residenciais, ou o proprietário de um imóvel, pode fazer um histórico sobre as alterações e correções realizadas através do tempo.

Isso permite uma gestão inteligente sobre os materiais utilizados, as reformas que precisaram ser realizadas, e as alterações empregadas para a melhoria de conforto e segurança dos moradores e demais usuários.