materiais construção

O setor da construção civil é muito diverso. Para se ter uma ideia, há tipos de obras em que empresas desse segmento atuam e que se modificam.

Isso ocorre porque vemos diversos tipos de edificações, como casas, prédios, comércios, praças, estradas, ruas, pontes e etc. Naturalmente, a instrumentalização e os materiais que serão usados devem se adequar para cada tipo de obra, de acordo com o planejamento pré-estipulado.

Do mesmo modo, os profissionais envolvidos atendem áreas especificas, sendo necessário que vários deles atuem nas diferentes etapas de um projeto.

Neste texto faremos apontamentos de materiais que são muito usuais em processos construtivos e que são utilizados em diferentes tipos de obras.

Falaremos sobre os aspectos desses materiais, valores e como e onde eles são utilizados nas diversas construções.

Setores participantes da construção

Primeiramente precisamos abordar os principais setores envolvidos em obras mais comuns.

Nesse contexto, as empresas de construção civil se destacam por serem as principais envolvidas nas construções, já que são elas que dispõe dos profissionais mais adequados para a montagem das estruturas e o trabalho com os materiais que serão utilizados nas obras.

Para que essa etapa da construção ocorra de forma efetiva, é fundamental que diversos outros setores participem do planejamento e demais processos, promovendo a criação de um projeto construtivo multidisciplinar, que deve englobar pontos importantes como:

  • Montagem da planta construtiva;

  • Escolha dos equipamentos e materiais de construção

  • Montagem do isolamento do espaço da obra;

  • Projeto de instalações elétricas;

  • Projeto de instalações hidráulicas.

Aterramento elétrico

Os projetos de instalações elétricas, por exemplo, são uma das principais etapas construtivas, já que as instalações dos sistemas de eletricidade permitem que máquinas movidas a energia sejam utilizadas, bem como a iluminação do ambiente exista durante os processos da obra.

Além disso, são esses sistemas que fazem com que a eletricidade chegue até as pessoas que se movimentam por esses espaços, seja em residências, comércios ou industrias.

Por isso, a instalação desse sistema deve ser feita por empresas especializadas, que dispõem dos melhores profissionais e equipamentos de instalação do mercado.

Entre os componentes que estão presentes no sistemas de eletricidade podemos mencionar os fios e os cabos elétricos, os interruptores de energia, quadros de distribuição e o sistema de aterramento elétrico residencial, que é um esquema que faz com que as tensões das descargas elétricas nunca se excedam.

Para exemplificar melhor como funciona esse sistema de aterramento, imagine que está um dia chuvoso, com diversos raios elétricos caindo a todo momento, e algum desses raios atingem a estrutura das casas.

A descarga desses raios podem prejudicar tanto os aparelhos eletrônicos e derivados, bem como atingir diretamente os moradores.

Dessa forma, o sistema de aterramento serve para que essa descarga vinda dos raios sejam dissipadas, ou seja, descartadas em um local que não prejudique composições e a saúde dos moradores.

Para isso, estruturas devem ser instaladas no telhado das residências e no solo do terreno.

Importância do concreto na construção

Falando efetivamente dos processos construtivos, mencionamos no início do texto que são inúmeros materiais que podem ser utilizados nas obras, cada um funcionando melhor para cada tipo de obra.

Nesse cenário, um dos principais materiais que pode ser usado em basicamente todas as obras da modernidade é o concreto.

A produção do concreto pode ser feita tanto manualmente ou com o uso das betoneiras, que processam o material dentro de um caminhão de concreto.

Para encontrar o melhor item de processamento do concreto, atendendo a demanda da obra, as empresas precisam procurar por caminhão de concreto valor, encontrando assim o veículo com maior qualidade em relação ao seu custo de mercado.

Outra forma de produção do concreto é realizada nas usinas, produzindo o concreto usinado.

Como os processos realizados nas usinas tornam esse material mais qualificado e resistente é natural que o concreto usinado preço seja um pouco mais elevado.

Vale ainda dizer que há mais precisão das quantidades dos componentes utilizados para a produção, garantindo resistência e padronização dos itens.

O cálculo para estipular o valor de mercado desse material é feito a partir da determinação do preço do metro cubico de concreto. Dessa forma, preço do concreto usinado varia de acordo com as quantidades que serão adquiridas pelas empresas de construção.

O procedimento da pintura

Após a finalização da montagem das estruturas, instalação dos principais sistemas e disposição dos espaços, é fundamental que as estruturas sejam pintadas.

Dessa forma, são contratadas empresas especializadas para realizar a pintura do espaço, principalmente nas paredes internas e externas.

Essas empresas devem dispor dos melhores equipamentos possíveis e devem adquirir as tintas que se adequem ao tipo de obra em que trabalharão.

Um tipo de tinta muito usual e bastante eficaz, que vem sendo utilizada cada vez mais por essas empresas, é o esmalte sintético.

Como é uma tinta diferente, é importante que as empresas busquem por galão de esmalte sintético preço, para que a escolha da tinta seja feita com base nos melhores custos-benefício do mercado.

Tal material é usado para conferir mais resistência às estruturas, sejam de concreto, aço ou madeira, além de um brilho que confere mais elegância ao local.